Adolescentes e jovens da unidade do Espro em Vitória (ES) se formaram no curso da FMT (Formação para o Mundo do Trabalho), neste mês. A conclusão do programa contou com a presença de familiares e amigos dos beneficiados, a fim de participar desse momento tão especial para quem agora está preparado na busca pelo primeiro emprego.

A FMT é um preparo inicial para adolescentes e jovens antes do primeiro emprego, com materiais didáticos próprios focado nos desafios do meio profissional. “O curso me ajudou na leitura. Eu sempre tive vergonha de ler em público e a forma de me comportar nos ambientes. Mas passei a gostar mais da escola e entender a importância da educação”, disse o jovem Matheus Paulino.

O programa também conta com atividades práticas, que ajudam o adolescente e jovem a se desinibir, a fim de explorar todo o potencial do participante. “Sou muito ansioso e acho que tudo tem que acontecer na mesma hora. Mas a FMT me mostrou que não pode ser assim e que, para conseguir algo, é preciso esforço e coragem. Aprendi a ter maior responsabilidade com horário e disposição para aprender” contou o participante Lucas Benedito.

 

 

Em setembro, uma nova turma de FMT iniciará as atividades na unidade do Espro em Vitória, o que gera grande expectativas entre os colaboradores. “Desde o início, pude observar a ingenuidade e vontade de crescer desses jovens. No fim, depois de tantas adversidades e convivendo com eles, posso garantir que aprendi muito. São jovens guerreiros e com grande diferencial para o crescimento. Só falta oportunidade”, relatou a instrutora Rosilene Bernardo.