Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de colo do útero.

De acordo com esta temática foram realizadas palestras dentro de uma metodologia participativa envolvendo os adolescentes e jovens a compreenderem a importância de realizar o autoexame, comparecer a médico, analisar e pesquisar a existência e propensão na família com casos de câncer de mama independentemente da idade. Recebemos profissionais de várias áreas de saúde, entre eles: nutricionista, biomédica e psicóloga.

Dentre as palestrantes recebemos Amanda Almeida profissional de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA de Jaboatão dos Guararapes) e idealizadora de um projeto social com pessoas que enfrentam o câncer; ela compartilhou sua história de vida, onde enfrentou um câncer de mama aos 27 anos de idade, poucos anos após a morte de sua mãe que veio a óbito por conta também de um câncer de mama. Em seu depoimento explica que enfrentou tudo isso de maneira positiva e com muita fé. Percebeu que não adiantaria ficar chorando lamentando tudo de ruim que estava passando, mas superar todos os obstáculos e enfrenta-los de frente, o que a ajudou muito em sua recuperação.

Amanda fez a retirada de um dos seios e parte de sua axila para “extrair” o tumor, precisou também fazer sessões de quimioterapia e conseguiu ficar curada.

Atualmente é idealizadora de trabalhos sociais nos hospitais de referência no tratamento de câncer do estado, IMIP e HCP. Em seu projeto social chamado AASC, foi homenageada como uma das mulheres notáveis de PE que superou desafios como este que passou.

 

Os aprendizes desenvolveram uma ação social levando cartas de incentivo aos pacientes do Hospital de Câncer de Pernambuco, além de conseguir arrecadar materiais de higiene pessoal para serem distribuídos através da ação solidária.

Nas atividades realizadas em sala de aula os jovens tiveram orientação de como realizar o autoexame, e a importância do mesmo para o diagnóstico precoce.

Tivemos também orientações sobre alimentação através de nutricionistas recomendando a importância de mantermos hábitos saudáveis e uma alimentação equilibrada como parceira da saúde e do bom funcionamento do organismo promovendo qualidade de vida.

Para a aprendiz Suellenita Lima, fica a reflexão em sermos mais atentos aos sinais do nosso corpo, e as coisas que nos acontecem diariamente. Recebemos muitas informações essenciais para uma boa qualidade de vida, e que ajuda no combate do câncer.