O Espro Recife realizou a campanha “Janeiro Branco” em janeiro, promovendo cuidados e a importância da atenção com a saúde mental. Ao longo do mês, foram desenvolvidas ações que despertam o cuidado com as emoções.

Para os jovens, as oficinas de convivência conduziram a disseminação de conteúdos que demonstram caminhos possíveis para adquirir autoconhecimento, reflexão de atitudes e o trabalho de despertar emoções positivas que impulsionem o alcance de uma boa qualidade de vida efetiva. Também foram promovidas atividades elaboradas com o intuito de propagar mensagens positivas, chamando a atenção para que o assunto seja tratado sem preconceito, para quebrar paradigmas no que diz respeito ao assunto, além dos serviços profissionais de psicólogos.

Jonatas Ferreira de Lima, aprendiz, comentou que “a atividade realizada contribuiu com a interação e debate sobre o tema, o assunto me fez começar a tomar cuidado com as decisões diárias e construção da minha própria personalidade.”

Já para os colaboradores da unidade de Recife, o compartilhamento sobre o tema foi realizado por mensagens diárias que inspiravam a reflexão sobre as emoções, tomadas de decisões e atitudes impulsionadas através de uma boa saúde mental. No fechamento do mês, a psicóloga social Roberta Silva desenvolveu uma dinâmica com a valorização da construção dos sonhos, planos e perspectivas de futuro, reforçando a importância do equilíbrio entre a pessoa que somos hoje, com a que queremos ser no amanhã.

O compartilhamento das experiências entre os colaboradores visou o desenvolvimento pessoal e profissional de cada indivíduo, através do olhar interior por intermédio do reconhecimento de sentimentos e sensações que acompanham o cotidiano. Erick Silva, analista de Planejamento, disse que "a campanha trouxe o exercício de refletir sobre as emoções como aliada no desenvolvimento pessoal, profissional e social. Muitas vezes, este assunto é deixado em segundo plano devido às diversas atividades do dia a dia, então este momento foi importante para proporcionar autoconhecimento."