
Por meio da filial São Paulo, o Espro desenvolveu 23 oficinas geração de renda, no primeiro semestre de 2019. As ações voluntárias e sociais, por intermédio do programa “Aprender e Transformar”, foram acompanhadas pelas assistentes sociais de suas unidades e atenderam a 379 pessoas, com objetivo de envolver a comunidade e os familiares das turmas em andamento, e garantir o desenvolvimento integral de adolescentes e jovens.
As oficinas de geração de renda têm a finalidade de contribuir diretamente para melhoria da qualidade de vida da comunidade, assim proporcionando a autonomia e valorização humana. As atividades preparam os participantes a adquirir competências, habilidades e práticas para o exercício de uma profissão. Dessa forma, o Espro estimula a atividade econômica em regiões de alta vulnerabilidade social, fomentando o empreendedorismo.
As oficinas se desenvolveram com apoio de voluntários, participantes e, parceiros que desenvolvem ações por meio de workshops, palestras, cursos nas áreas de artesanato, elétrica, culinária, customização de roupas, manicure, entre outros.
Veja abaixo os temas abordados neste semestre:
Oficina de Ovos de Páscoa
Oficina de Pulseiras de Macramê
Oficina de Trufas
Oficina de Decoração de Festas e eventos
Oficina de Doces de Festas
Oficina de Customização de roupas
Oficina de Salgados Fritos
Oficina de Personal Organizer
Workshop de Esmaltação
Workshop “Pra que Marido?”
Workshop “Muffins & Pirulitos Recheados”
Workshop de Marmita saudável
Workshop de Elétrica
Workshop de Design de Sobrancelhas
O projeto demonstra resultados positivos na complementação da renda das famílias, e consequentemente na ascensão da autoestima, melhoria das condições de vida dos participantes e no engajamento do público. Dessa forma, o Espro consegue, pelas oficinas de geração de renda, refletir os resultados das ações realizadas, como podemos ver nas fotos e depoimentos dos participantes: