FMT 4.0 vai difundir competências exigidas pelo mercado de trabalho entre moradores de região de alta vulnerabilidade social na capital capixaba

 

A partir de julho, o Espro (Ensino Social Profissionalizante) passa a oferecer gratuitamente a adolescentes e jovens da Comunidade São Pedro, em Vitória, o FMT 4.0, mais nova modalidade do seu Projeto de Formação para o Mundo do Trabalho (FMT). Trata-se de um curso de capacitação 100% baseado em aplicativo de mensagens instantâneas, lançado este ano com pioneirismo no cenário brasileiro para ingresso no mercado de trabalho. 

O FMT 4.0 é gratuito e voltado ao público na faixa de 18 a 22 anos de idade, proporcionando aulas sobre indústria 4.0, comunicação 4.0 e noções básicas de tecnologia da informação, entre outros tópicos cada vez mais requisitados e valorizados no mercado de trabalho. 

“Além disso, o curso procura promover o desenvolvimento de competências e valores como senso crítico, empreendedorismo, autonomia e responsabilidade na vida comunitária. E o que é fundamental: falando a língua dos jovens nativos digitais, que não desgrudam dos smartphones, dos apps de mensagens e das redes sociais”, afirma Alessandro Saade, superintendente executivo do Espro.

 

Possibilidades ampliadas

A Comunidade São Pedro já foi chamada de “Lugar de toda pobreza”, por ter abrigado no passado um lixão que recebia diariamente mais de 300 toneladas de lixo domiciliar e hospitalar. Hoje, esse território inclui 10 bairros e mais de 30 mil moradores, muitos deles em situação de vulnerabilidade social.

A seleção de participantes para o FMT 4.0 é feita pelo polo do Espro na capital capixaba, em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), órgão da Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social do Governo do Espírito Santo. 

“Os jovens da Comunidade São Pedro demonstram um interesse crescente pelas nossas iniciativas. Durante a pandemia, disponibilizamos tablets com plano de internet para que eles pudessem prosseguir no FMT por meio de uma plataforma online. Agora, o novo curso por aplicativo de mensagem, aliado à retomada do curso presencial, amplia ainda mais as nossas condições de atendimento”, comenta Flávio Leite, gerente regional do Espro responsável pelos estados do Espírito Santo e Rio de Janeiro. 

 

Sobre o Espro

Há mais de 40 anos, o Espro (Ensino Social Profissionalizante) trabalha para inserir no mercado de trabalho adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social, por meio da socioaprendizagem. A instituição tem como objetivo auxiliar esses profissionais a serem protagonistas da construção de uma sociedade mais inclusiva, bem como apoiar suas famílias e comunidades, seja por meio de projetos de capacitação ou assistência social.

Em sua trajetória, o Espro encaminhou mais de 430 mil adolescentes e jovens para processos seletivos ou para sua primeira oportunidade no mundo do trabalho. Além disso, realizou 1 milhão de atendimentos sociais, englobando visitas domiciliares, acompanhamentos psicológicos, visitas técnicas, oficinas de geração de renda, encaminhamentos para a rede de apoio e outras iniciativas para desenvolver e melhorar a jornada dos jovens.

A associação filantrópica está presente em todo o território nacional, com filiais e polos em 16 estados, alcançando 2.202 municípios e capacitando anualmente mais de 20 mil jovens por meio dos Programas Jovem Aprendiz e Formação para o Mundo do Trabalho.

Quem busca o primeiro emprego pode acessar o site do Espro. As empresas interessadas em contratar jovens e contribuir com a missão de construir uma sociedade mais inclusiva encontram mais informações e contatos aqui.

Informações para a imprensa:

2PRÓ Comunicação

Carolina Mendes – carolina.mendes@2pro.com.br

Isaac Toledo – isaac.toledo@2pro.com.br

Telefone: (11) 9-8360-7748