Uma parceria inédita começa a mudar a vida de 40 jovens de Osasco, Região Metropolitana de São Paulo, por meio de uma ação conjunta do Espro com a Unilever-Mãe Terra, que agora patrocina uma turma da FMT (Formação para o Mundo do Trabalho). De acordo com a empresa de alimentos naturais e orgânicos, a expectativa é que a turma seja futuramente designada ao programa de Socioaprendizagem.

A aula inaugural ocorreu na unidade do Espro em Osasco, no dia 18/07, com as presenças de representantes da instituição e da Unilever-Mãe Terra. Cada participante da FMT recebeu uma mochila, livro, caderno, duas camisetas, caneta, lápis, borracha e apontador. Nesta primeira etapa, os alunos receberão orientações sobre como se comportar em uma entrevista, postura no ambiente profissional, noções de informática e outras instruções.

A cada folhear nos livros em mãos, os participantes da FMT sanavam a curiosidade e a alimentavam a perspectiva sobre essa nova etapa da vida. Alguns não perderam tempo e logo vestiram a camiseta do curso. “Espero muito sucesso e que tenha um bom desempenho no curso. Desde o início, adorei tudo e eles (Espro e Unilever-Mãe Terra) estão dando uma ótima oportunidade para nós jovens”, descreve Karolina Oliveira de Souza, 17 anos, debutante na FMT.

Segundo o analista de Recursos Humanos da Unilever, Thomas Ishi, a multinacional tem a convicção de capacitar adolescentes e jovens é assumir um papel de responsabilidade social. “É muito importante a gente sempre estar investindo, tanto no ensino como em capacitação profissional, a gente sabe que o retorno sobre esse investimento é gigantesco para a gente como empresa, mas também trabalhar como marca empregadora”, diz.

Coordenadora do polo sul da filial São Paulo, Maísa Rigoli destaca o impacto da parceria na FMT para Osasco. “Sem dúvida é uma mudança de vida para esses jovens, tanto na parte educacional e na formação, como na parte de inclusão no mercado de trabalho. É a nossa meta, nossa forma de atuar e o que a gente tem trabalhador para fazer a diferença na vida desse jovem”, avalia.

A formatura dos participantes da FMT está prevista para 5 de setembro, após uma grade de 140 horas. Após essa etapa, os adolescentes e jovens serão encaminhados para inserção nas vagas da Socioaprendizagem. “Estou aqui disposta a aprender tudo que vier. E qualquer oportunidade que venha na nossa vida, é importante para a gente crescer e sempre evoluir mais”, garante Vitória Stephanie Brandi, 16 anos, participante do curso.

Aprendizes

Atualmente, a Univeler tem 211 aprendizes do Espro em seu quadro funcional, com perspectivas de ampliá-lo. A multinacional comprou a empresa brasileira Mãe Terra há quase dois anos, uma das líderes comerciais no segmento de alimentos naturais e orgânicos no Brasil.