Nova modalidade, integrada ao Projeto de Formação para o Mundo do Trabalho (FMT), visa atender 4 mil adolescentes e jovens já no primeiro ano

 

Numa iniciativa inédita no Brasil, o Espro (Ensino Social Profissionalizante) vai oferecer a jovens e adolescentes um curso gratuito de capacitação 100% baseado em aplicativo de mensagens – Telegram, a princípio, mas com possível uso de outra plataforma. A modalidade visa atender 4 mil alunos já neste ano, por meio de sete ciclos a serem realizados entre março e novembro. Informações e o formulário para inscrição podem ser acessados no site do Espro.

O novo curso por aplicativo de mensagens faz parte do Projeto de Formação para o Mundo do Trabalho (FMT), voltado ao público de 14 a 22 anos em situação de vulnerabilidade. Denominado FMT 4.0, ele mantém a essência de desenvolver atitudes e habilidades necessárias à inserção no ambiente corporativo e de promover senso crítico, empreendedorismo, autonomia e responsabilidade na vida comunitária, mas trará ainda aulas sobre indústria 4.0, comunicação 4.0 e noções básicas de tecnologia da informação, entre outras novidades.

“Ficamos muito felizes com o lançamento da nova modalidade, que permitirá a ampliação do alcance do projeto, oferecendo conveniência e falando a língua dos adolescentes e jovens, que não desgrudam dos smartphones, dos apps de mensagens e das redes sociais”, afirma Alessandro Saade, superintendente executivo do Espro. De acordo com os dados mais recentes sobre Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), divulgados pelo IBGE em abril do ano passado, 26,3 milhões de estudantes do país possuem um celular para uso pessoal. Desse total, 98% acessam a internet através do aparelho. 

Curso com tablet e plano de internet

Em 2022, o Projeto de Formação para o Mundo do Trabalho (FMT) seguirá mantendo outro formato, inaugurado em 2020, com proposta inovadora e online e que atingiu excelentes resultados, com a entrega gratuita de tablet e plano de internet aos participantes. Também retomará os cursos presenciais em oito filiais (Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo) e outros polos pelo país. Juntas, essas duas modalidades devem contemplar a capacitação de mais de 4 mil adolescentes e jovens.

Sobre o Espro

Há mais de 40 anos, o Espro (Ensino Social Profissionalizante) trabalha para inserir no mercado de trabalho adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social, por meio da socioaprendizagem. A instituição tem como objetivo auxiliar esses profissionais a serem protagonistas da construção de uma sociedade mais inclusiva, bem como apoiar suas famílias e comunidades, seja por meio de projetos de capacitação ou assistência social .

Em sua trajetória, o Espro encaminhou mais de 430 mil adolescentes e jovens para processos seletivos ou para sua primeira oportunidade no mundo do trabalho. Além disso, realizou 1 milhão de atendimentos sociais,  englobando visitas domiciliares, acompanhamentos psicológicos, visitas técnicas, oficinas de geração de renda, encaminhamentos para a rede de apoio e outras iniciativas para desenvolver e melhorar a jornada dos jovens.

A associação filantrópica está presente em todo o território nacional, com filiais e polos em 16 estados, alcançando 2.202 municípios e capacitando anualmente mais de 20 mil jovens por meio dos Programas Jovem Aprendiz e Formação para o Mundo do Trabalho.

Quem busca o primeiro emprego pode acessar o site do Espro. As empresas interessadas em contratar jovens e contribuir com a missão de construir uma sociedade mais inclusiva encontram mais informações e contatos aqui.


Informações para a imprensa

2PRÓ Comunicação

E-mail: imprensa.espro@espro.org.br
Telefone: (11) 3030-9436