Curso Arte, Educação e Trabalho visa complementar o conteúdo de aprendizagem oferecido pelo Espro.

 

O Espro (Ensino Social Profissionalizante) criou o curso Arte, Educação e Trabalho (AET). São aulas complementares ao Programa de Aprendizagem e ao Projeto de Formação para o Mundo do Trabalho (FMT), que buscam apresentar conteúdos culturais que agregam valor à vida pessoal dos jovens. A turma piloto do AET foi implementada na filial de São Paulo do Espro, na FECAP no Largo São Francisco, e conta com 20 aprendizes. As aulas acontecem uma vez por semana e vão até novembro.

Nessa turma piloto, o projeto oferece curso de música com foco na aprendizagem de violão, mas também com introdução à leitura de partituras e cifras, além de teoria musical e aspectos sobre o mercado de trabalho na área da música. Os participantes frequentam os treinamentos 1 vez por semana, com carga horária de 2 horas.

A ideia de oferecer aulas extracurriculares surgiu da análise da Pesquisa Jovem Covid-19, maior levantamento do país sobre o impacto da pandemia na vida profissional, acadêmica, pessoal e emocional dos jovens brasileiros entre 15 e 24 anos.

Devido ao cenário de isolamento social, o estudo quis saber como eles procuravam relaxar e se divertir. Na primeira onda, em abril de 2020, 50% dos jovens falaram que estavam aprendendo algo novo. Na nona, dois anos depois, mesmo com a retomada das atividades presenciais e o avanço da vacinação, 61% continuaram buscando novos conhecimentos. Uma destas novas atividades foi aprender a tocar instrumentos musicais.

“Mais do que nunca, devemos olhar para o lado emocional e pessoal dos nossos jovens. Precisamos ensiná-los e prepará-los para conquistar seu primeiro emprego e também devemos estimular sua vontade de aprender constantemente, sejam conteúdos profissionalizantes ou culturais que, eventualmente, também agregam valor profissional”, afirma Alessandro Saade, superintendente executivo do Espro.

Sobre o Espro

Há mais de 40 anos, o Espro (Ensino Social Profissionalizante) trabalha para inserir no mercado de trabalho adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social, por meio da socioaprendizagem. A instituição tem como objetivo auxiliar esses profissionais a serem protagonistas da construção de uma sociedade mais inclusiva, bem como apoiar suas famílias e comunidades, seja por meio de projetos de capacitação ou assistência social.

Em sua trajetória, o Espro encaminhou mais de 430 mil adolescentes e jovens para processos seletivos ou para sua primeira oportunidade no mundo do trabalho. Além disso, realizou 1 milhão de atendimentos sociais, englobando visitas domiciliares, acompanhamentos psicológicos, visitas técnicas, oficinas de geração de renda, encaminhamentos para a rede de apoio e outras iniciativas para desenvolver e melhorar a jornada dos jovens.

A associação filantrópica está presente em todo o território nacional, com filiais e polos em 16 estados, alcançando 2.202 municípios e capacitando anualmente mais de 20 mil jovens por meio do Programa de Aprendizagem Profissional e Formação para o Mundo do Trabalho.

Quem busca o primeiro emprego pode acessar o site do Espro. As empresas interessadas em contratar jovens e contribuir com a missão de construir uma sociedade mais inclusiva encontram mais informações e contatos aqui.

Informações para a imprensa:

2PRÓ Comunicação

Carolina Mendes – carolina.mendes@2pro.com.br

Isaac Toledo – isaac.toledo@2pro.com.br

Telefone: (11) 9-8360-7748