Segundo dados do novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), do Ministério do Trabalho e Previdência, o Brasil registrou em 2021 um crescimento de 62% em admissões em relação ao primeiro ano da pandemia. Pouco mais de 2,7 milhões de empregos com carteira assinada foram criados no país no ano passado. A maioria das vagas – 57%, ou 1,56 milhão – foi preenchida por jovens entre 18 e 24 anos de idade e com ensino médio completo.

O Espro (Ensino Social Profissionalizante), que há mais de 40 anos educa, transforma e promove a inclusão de adolescentes e jovens no mundo do trabalho, viu em 2021 um crescimento de 74% na admissão dos aprendizes que fizeram parte de projetos da organização.

“Houve uma retomada nas admissões e o mercado voltou ao mesmo patamar de 2019. As empresas, após o impacto negativo inicial da pandemia, desenvolveram novas formas de trabalho, acelerando a transformação digital. Para este ano, a expectativa é de que as oportunidades para aprendizes cresçam de maneira acelerada, nos ajudando a impactar ainda mais os jovens por meio de uma solução completa para a sua inserção no mundo do trabalho”, afirma Alessandro Saade, superintendente executivo do Espro.

Estudos

Quase 94% dos jovens entre 15 e 17 anos que participam dos programas do Espro frequentam o ensino médio regularmente e somente 0,4% estão fora da escola e não concluíram o ensino médio. Enquanto isso, nos índices nacionais, 70% dos jovens nesta faixa etária estão no ensino médio e 4,4% estão fora da escola e não concluíram o ensino médio, segundo estudo técnico realizado pela organização Todos Pela Educação com dados da PNAD Contínua/IBGE do segundo semestre de 2021.

Sobre o Espro

Há mais de 40 anos o Espro (Ensino Social Profissionalizante) se dedica a formar talentos e tem uma história focada na transformação social. Durante esse período foram mais de 340 mil encaminhamentos e 852 mil atendimentos sociais, desempenhando um papel estratégico na formação de adolescentes e jovens em busca do primeiro emprego e, sobretudo, no desenvolvimento de cidadãos conscientes e protagonistas para a construção de uma sociedade mais inclusiva.

A instituição está presente em todo o território nacional, com filiais e polos em 16 estados, alcança 2.202 municípios e capacita anualmente mais de 20 mil jovens, em situação de vulnerabilidade, por meio dos Programas Jovem Aprendiz e Formação para o Mundo do Trabalho.

Além disso, o Espro oferece também diversos projetos e ações sociais que alcançam também as famílias e comunidades dos aprendizes. Os jovens podem se inscrever pelo site do Espro.

Informações para a imprensa

2PRÓ Comunicação

E-mail: imprensa.espro@espro.org.br
Telefone: (11) 3030-9436