Jovens do programa de Socioaprendizagem do Espro, em Belo Horizonte (MG), participaram do Festival de Talentos 2019, entre 08 e 12 de julho. O evento serviu pelo caráter educativo, além de estimular o interesse e o entusiasmo pelas artes por parte dos aprendizes. Os jovens artistas se apresentaram em três modalidades: teatro, dança e música. O amadorismo ficou apenas nos bastidores, visto que as apresentações foram verdadeiros espetáculos.

Segundo os jovens Filipe de Melo Ildefonso e Vitória Luiza Martins de Abreu, participar do festival foi um momento único e experiência muito gratificante. Para ambos, os grupos estavam se dedicando muito para uma boa apresentação e por mais que estivessem nervosos ou tímidos, foram firmes e grandiosos em suas performances. Em seguida, sobrou a expectativa para que mais oportunidades similares surjam no futuro.

A divulgação dos ganhadores está marcada para 16 de agosto e o primeiro colocado em cada modalidade disputará o Festival de Talentos Fectipa-MG (Fórum de Erradicação e Combate ao Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente de Minas Gerais), entre os dias 17 e 18 setembro de 2019, no Teatro Sesc Palladium. 

No último dia do Festival Fectipa, haverá a premiação dos vencedores, nos seguintes quesitos: melhor ator, melhor cantor, melhor dançarino e melhor peça artística. Os artistas premiados receberão bolsas de estudos profissionalizantes nas categorias teatro, dança e canto.