No dia 30 de julho, os adolescentes e jovens do polo Fecap Liberdade, em São Paulo, realizaram uma ação social que faz parte do projeto Vivendo e Aprendendo. Nesta primeira ação, os jovens tiveram como parceiros o CCA – Centro Comunitário da Criança e do Adolescente, que auxilia crianças e adolescentes em situação de rua e cortiços na área central de São Paulo. Eles iniciaram a ação no Centro Comunitário, onde realizaram a doação de produtos de limpeza, com o apoio de uma das nossas empresas parceiras, a Parisienne, na qual trabalha uma das jovens que participou da ação, e que doou uma cesta de produtos de higiene. Em seguida, foram para a quadra Municipal de São Paulo, onde realizaram a parte lúdica, com o desenvolvimento de dinâmicas, jogos, música e muita troca de experiências.

O projeto Vivendo e Aprendendo promove experiências significativas para crianças e adolescentes, levando alegria, formando cidadãos e impactando a sociedade de forma positiva. Além de conhecer instituições sociais, o projeto trabalha a valorização da empatia e promove um olhar diferenciado sobre as diversas realidades, unindo a sociedade por um bem maior.

A assistente social, Ana Lúcia dos Reis, deu apoio à turma, fazendo o contato com a instituição, além de participar das atividades realizadas no dia. Segundo a jovem Leticia Siqueira dos Santos, a ação conscientizou os jovens sobre a importância de cuidar e se importar com o próximo. “Foi possível desfrutar de um tempo muito proveitoso com os jovens e as crianças, deixando um aprendizado enorme dentro de cada um que fez parte da ação”, disse.

Para o instrutor William Atemires, que conduziu a turma, foi perceptível o engajamento e empatia dos jovens em cada sorriso registrado nas fotos da ação. Para ele contribuir com o projeto "Vivendo e Aprendendo" foi muito significativo: “nos aproximar e compartilhar experiências com as crianças e adolescentes é um momento único. Cada expressão de alegria e gratidão mostra o quanto o nosso papel de instrutor é importante. Proporcionar que os jovens participem e levantem a bandeira de ajudar o próximo por meio das ações sociais também é uma grande conquista”, enfatizou.

“Eu me senti ótimo participando desta ação, que me fez refletir sobre o lado humano e tratar todos com igualdade, ajudar o próximo, trazer sorrisos e lembrar que um sorriso muda o dia de alguém”, concluiu o jovem Guilherme Henrique Pereira Orati.