Adolescentes e jovens espalham conhecimento pela Web Rádio Espro Aprendiz

Adolescentes e jovens espalham conhecimento pela Web Rádio Espro Aprendiz

Pouco adianta adquirir conhecimento sobre diversas curiosidades, sem poder compartilhá-lo a outras pessoas. Por meio da Web Rádio Espro Aprendiz, adolescentes e jovens da unidade Fecap Largo São Francisco, em São Paulo, iniciaram projeto em formato de podcast para diversos públicos, a fim de transmitir informações, desenvolver a autonomia, protagonismo, liderança, trabalho em equipe, inteligência emocional e gestão de tempo.

Grupo Cavaquinho Abstrato. Fotos: Bruno Coelho

Ao todo, são aproximadamente 70 aprendizes divididos em cinco grupos envolvidos no projeto, que tem como objetivo auxiliar outros adolescentes e jovens que buscam conhecimento de forma descontraída e com uma linguagem jovial. Os podcasts terão de 1 minuto e 30 segundos a 5 minutos, em episódios semanais.

Concurso – A proposta já foi implementada no fim de 2017, com entrevistas de gestores e convidados, além de informes e acontecimentos em sala de treinamento. A diferença desta vez, porém, é o projeto piloto, que inicialmente será fragmentado por temporadas e contará com um concurso de podcast, cujos critérios são visualizações, comentários, desenvolvimento de comunicação, gestão de tempo, interação e relacionamento interpessoal.

Grupo Cavaquinho Abstrato. Fotos: Bruno Coelho

Para esta temporada, os adolescentes e jovens se organizaram em cinco grupos denominados Cavaquinho Abstrato, Censurados, ContraPonto, Tô Perdido e AbertaMente. Assim, os podcasts serão gravados sempre de segunda e sexta-feira, na unidade Fecap. As inscrições ocorreram entre 13 de março e 31 de maio. Em seguida, o Espro ofereceu os workshops Produção e Apresentação de Programas Radiofônicos, e Inteligência Emocional aos aprendizes participantes da proposta.

“‘Abstrato’ é por sermos de salas diferentes e com ideias diferentes, porque cada um tinha seu ponto de vista. Em seguida, tivemos ideia do cavaquinho, e juntamos ‘Cavaquinho Abstrato’, porque queremos falar de cultura, e querendo ou não, o nome chama a atenção. Somos diferentes um dos outros, porém, não deixamos de fugir de nossas culturas”, explicou a aprendiz Rebeca Souza dos Reis, 19 anos.

Grupo Censurados. Fotos: Silvana Cavalheiro

Oportunidade – Para alguns aprendizes, a web rádio vai além de um papel social e desenvolvimento pessoal, como também é uma oportunidade de se aperfeiçoar ainda mais em seus sonhos profissionais. Responsável pela edição de som do Cavaquinho Abstrato, Ítalo Rosemberg Araújo Farias, 19 anos, cogita se aperfeiçoar como sonoplasta: “Eu já me dou bem com computador, até já fiz curso de marketing e nessa parte de edição também”.

Para escolha do grupo vencedor, a banca julgadora será composta pelos instrutores da unidade Fecap e o anúncio está previsto para 18 de setembro. Por outro lado, o objetivo da web rádio é que todos aprendam e sejam vitoriosos. “O projeto é mais um espaço do Espro para o adolescente e jovem desenvolver competências comportamentais, fundamentais para o seu crescimento pessoal e profissional, além de essenciais para o profissional do século XXI”, disse a instrutora da Socioaprendizagem Débora Ferreira de Oliveira.

Onde ouvir?

Grupo ContraPonto. Fotos: Bruno Coelho

Os podcasts produzidos pelos grupos de adolescentes e jovens são hospedados em uma plataforma digital que distribui os episódios automaticamente para as mais diversas ferramentas de reprodução. Sendo assim, a Web Rádio Espro Aprendiz poderá ser acompanhada diretamente no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Castbox, entre outros. O primeiro episódio já está disponível no Spotify, que recebe o conteúdo mais rapidamente, e pode ser conferido abaixo.

Vale lembrar que o projeto piloto está iniciando na capital paulista, mas como se trata de uma ferramenta importante que auxilia no desenvolvimento dos adolescentes e jovens, a intenção é ampliá-lo futuramente para todas as unidades do Espro. Divulgaremos mais informações quando houver novidades!

Compartilhe:
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments