Todo dia 02 de abril é lembrado como o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, a data foi definida pela ONU (organização das nações unidas) desde 2007. 

O dia é voltado para a conscientização da sociedade sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). O TEA é um transtorno que se caracteriza, entre outras manifestações, por dificuldade de interação social e presença de comportamentos repetitivos. Apresenta diferentes graus, classificados de leve à grave.

Há alguns anos, falar sobre autismo no mercado de trabalho ainda poderia ser encarado como um tabu. Já que a falta de informação e também o preconceito poderia levar os empregadores a acreditarem que um autista não tem a mesma capacidade de realizar tarefas sob pressão, ou então, que seria impossível para eles criarem relacionamentos favoráveis às atividades das empresas.

Mas, assim como a tecnologia evoluiu, as formas de organização dentro das corporações fizeram surgir novas possibilidades. 

Uma ótima forma de entender mais sobre a realidade de pessoas autistas é se colocando em seu lugar e vendo como eles enfrentam as situações e desafios do dia a dia. 

Por isso, separamos uma lista com 05 séries e filmes sobre autismo para você assistir.

  1. Farol das Orcas (2017)

Na paisagem da Península de Valdés, na Patagônia, Agustin é levado pela sua mãe para conhecer as orcas. Sua esperança é de que os animais ajudem o seu filho a encontrar suas emoções e melhorar um quadro severo de autismo. 

Farol das Orcas é baseado em uma história real do biólogo argentino Roberto Bubas, que escreveu o livro “Agustin corazon abierto”. Inclusive, Agustin hoje tem 25 anos e trabalha como artista plástico. 

  1. Em um mundo interior (2018)

Este documentário é o primeiro longa-metragem brasileiro que fala estritamente sobre o autismo. Ele foi criado para desconstruir estereótipos sobre as nossas expectativas do que é ser autista. 

A principal questão abordada é “eu queria que meu filho que”, ou seja, como os pais vivem um luto sobre o que idealizaram para como seus filhos seriam. O filme conta a história de sete famílias com crianças e adolescentes entre 3 a 18 anos. 

Cada família vem de diferentes classes sociais e regiões do país. Assim, conseguimos ter uma forte perspectiva da inclusão e entender que cada pessoa com autismo é diferente da outra. 

  1. Temple Grandin (2010)

Nos filmes sobre autismo, este foi premiado no Emmy e Globo de Ouro e conta a história de uma cientista norte-americana interpretada por Claire Danes. Baseada em uma história real, ela supera diversos desafios em uma época em que o TEA ainda não era muito conhecido. 

Além de estudar na faculdade, Temple Grandin fez um doutorado e revolucionou o manuseio do gado com técnicas que tiveram um grande impacto na indústria pecuária dos Estados Unidos. 

  1. Tão forte e tão perto (2012)

Indicado ao Oscar de melhor filme, esta é uma ótima opção para quem gosta de se emocionar. Estrelado por Tom Hanks e Sandra Bullock, conta a história de um menino de 9 anos chamado Oskar que perdeu o pai no ataque às Torres Gêmeas em 11 de setembro de 2001. 

O garoto tem sintomas de autismo leve e encontra uma chave misteriosa, acreditando que seu pai deixou uma mensagem. Assim, começa uma grande aventura para nunca mais esquecer. 

  1. Atypical (2019)

Para encerrar a lista, escolhemos uma série da plataforma de streaming Netflix que conquistou o público. Com três temporadas, ela mostra as peculiaridades de viver com autismo de uma forma leve e com humor. 

Ela acompanha a vida de Sam, um jovem autista que está em busca de uma namorada, sua mãe superprotetora e uma família que passa por vários conflitos. É a escolha ideal para aproveitar o fim de semana!

Fonte das indicações dos filmes jornada.Edu