Você sabia que há cinco anos o dia 24 de janeiro é o dia Internacional da Educação?

A data foi proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas por acreditar que a educação de qualidade e inclusiva seja a principal ferramenta para tornar realidade a igualdade de gênero e romper a repetição de ciclos de pobreza em muitas famílias.

Anualmente, este dia atrai o foco para inúmeros índices que mostram a precariedade da educação mundial e suas interseções com temas como gênero, racismo e refúgio. A Unesco, Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, lança um tema que norteia palestras, discussões, lançamentos de relatórios, plataformas e diversas ações que podem impactar positivamente o fortalecimento da educação no mundo.

Mas e você, quando pensa em educação, pensa em quê? 

Segundo o Ministério Público do Estado da Bahia (MPEB), segundo a Lei 9.394, art 1º “ a educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais. ” Já na Constituição Federal de 1988 seu conceito pode ser resumido em:

  • A educação é um direito de todos;
  • A educação é dever do Estado;
  • A educação é dever da família;
  • O pleno desenvolvimento da pessoa;
  • O preparo da pessoa para o exercício da cidadania;
  • A qualificação da pessoa para o trabalho;

Com isso, podemos perceber e entender que a educação forma uma pessoa, a capacita para pensar, questionar e alcançar seus objetivos. A educação vai além ciclo escolar que vivenciamos desde a primeira infância, da graduação, ela também está presente em programas de capacitação profissional que contribui na mudança da perspectiva de vida de muitos adolescente, família e comunidades em vulnerabilidade social; na igualdade gênero, no rompimento de ciclos e padrões familiares negativos; etc.

Como está a Educação dos jovens Espro? 

Você já bateu esse papo com seus colegas da aprendizagem? Já se perguntou como está a educação da juventude? Para contribuir com o avanço da educação das juventudes brasileiras e dos jovens que estão em nossos programas, nós realizamos algumas pesquisas anualmente para embasar cada melhoria e gerar impacto positivo na vida de vocês.

Conheça aqui todas as pesquisas do Espro.

No último ano, as edições mais recentes das nossas pesquisas revelaram que:

Fonte Espro: Pesquisa Empregabilidade 2023
Fonte Externa: Education at a Glance 2023 OECD INDICATORS

Os projetos e programas educacionais do Espro:

Você sabia que o Espro tem uma trilha completa para educação e desenvolvimento?
Nós temos o Formação para o Mundo do Trabalho, Programa de Jovem Aprendiz e o Programa de Estágio, além dos cursos livres disponíveis em nosso site.

Conheça um pouco mais:

Formação para o Mundo do Trabalho: Esse é para aquele irmão, amigo, primo, que quer decolar como você, mas ainda não conseguiu o 1º emprego e quer se preparar para quando a oportunidade chegar. É um curso gratuito, com certificado, para jovens de 14 a 22 anos de todo Brasil, com benefícios e nos formatos presencial, por aplicativo ou online.

Programa de jovem aprendiz: Essa é a oportunidade do 1º emprego real oficial. Quando você se torna jovem aprendiz o desenvolvimento é constante, por quatro dias da semana você aprende com seus colegas de trabalho e o quinto dia de trabalho é no Espro, em treinamento com outros colegas, para que a sua evolução seja completa. Tem sempre vagas abertas com perfil de quem quer crescer, vem! Clique aqui!

Programa de Estágio: Chegou a hora de viver a primeira experiência da profissão que você escolheu, que sonhou e batalhou para iniciar. Nós ajudamos você a se qualificar através de vagas de estágio em grandes parceiros.