A FMT Diversidade em Campinas (SP), com vagas afirmativas para pessoas negras, aconteceu entre os dias 17/02 e 10/04. Como não poderia ser diferente, é claro que foi um sucesso e proporcionou muito aprendizado e experiências maravilhosas aos jovens Espro, que estão se preparando para conquistar o primeiro emprego!

Além das 100 horas de Formação para o Mundo do Trabalho, outras 40 horas foram dedicadas aos temas da diversidade e da inclusão. E, pensando nisso, as atividades propostas fortaleceram laços culturais e promoveram a valorização da identidade afro-brasileira.

Projeto “Feijoada e Identidade”

Uma oficina sobre feijoada, cujas raízes estão na culinária dos povos escravizados e se tornou um símbolo de resistência e identidade, foi comandada pelo chef Marcelo Reis. Os jovens botaram a mão na massa e prepararam deliciosos bolinhos à base do prato típico, enquanto mergulhavam em uma imersão cheia de história e significado de cada ingrediente. 

Já a oficina de bonecas Abayomi e turbantes, comandada por Cristiane Djumbo, além de contemplar todo o universo de ancestralidade e expressão pessoal, ainda contribuiu para a integração comunitária a partir de um gesto lindo de amor e solidariedade: a doação dos itens ao Hospital Oncológico CAISM. 

“Proporcionar momentos como esses, que ampliam o conhecimento e estimulam a valorização das nossas raízes, é o que faz todo o sentido para nós. É gratificante transformar a vida dos jovens!”, diz Carolina Gonçalves, mulher negra e Articuladora Social do Espro.

A realização das oficinas reforça a importância de iniciativas que coloquem a cultura negra no centro das discussões e das ações sociais, reconhecendo sua riqueza e contribuição fundamental para a formação da identidade brasileira. 

Conheça também as formações com foco em AudiovisualEducação AmbientalMúsica e para Refugiados e Migrantes.