Mulher branca com óculos de grau, usando jeans e camenta branca. stá sorridndo a apontado o dedo para o leitor. Destaque com a legenda Projeto Articula

Quando queremos transformar a realidade de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social, precisamos nos unir, afinal, uma andorinha só não faz verão.

E é justamente esse o propósito do projeto Articula, uma iniciativa criada em 2021 pelo Espro, que tem por objetivo fortalecer e ampliar a rede de atuação entre as instituições, movimentos sociais e órgãos governamentais em defesa dos direitos das juventudes.

Neste cenário, o projeto Articula realiza encontros periódicos com os principais atores de atuação viabilizando diálogo e acesso às políticas públicas. A cada encontro, são discutidos temas, projetos e soluções que buscam garantir os direitos e ampliar o acesso das juventudes às políticas públicas por meio dos dos serviços da rede pública ou projetos e programas de organizações sociais.

5ª Edição

No mês de maio, o Articula realizou sua quinta edição, com encontros presenciais em nossas 8 filiais que contaram com a participação de representantes da rede socioassistencial, dos Conselhos Municipais da Criança e do Adolescente, dos Colegiados dos Centros de Referência de Assistência Social, Conselhos Tutelares e dos Conselhos Municipais de Assistência Social.

Sensibilização

Na pauta de discussão foi abordado o tema Maio Laranja, com a proposta de sensibilizar a dar visibilidade para o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Nos encontros foram apresentadas as formas de atuação da rede de proteção, o fluxo do atendimento e os órgãos responsáveis pelos acompanhamentos de casos envolvendo situações de violência.