Escrito por:  Gabriela Alves Freitas Ferreira, Jovem Aprendiz Espro aprovada no Concurso para atuar como efetiva na Sanepar

Prezados leitores,

Venho, por meio desta, para fins de contar minha própria experiência com a Espro, minha inspiração e como me sinto neste momento. Ou seja, contarei a minha história com a empresa profissionalizante.

Em 2022, após a pandemia onde infelizmente perdi meu pai para complicações da COVID-19, me via na necessidade de, assim como meus irmãos maiores de idade, arranjar um emprego para ajudar em casa. Somos uma família e 5 atualmente, e meu irmão caçula não anda nem fala, então a ajuda era urgente.

Em uma manhã, enquanto eu e minha mãe assistíamos ao jornal, passou uma reportagem anunciando que a Sanepar estaria aceitando currículos para um programa de jovens aprendizes. Minha mãe logo me incentivou para ir até a empresa a fim de me candidatar. Após editar e atualizar meu currículo, corri para a Sanepar. Lá, entreguei meu currículo e toda uma expectativa que uma garota de 16 anos poderia ter.

Após esperar para ser convocada, quase perdendo as esperanças, cheguei em casa e meu irmão soltou a novidade: “A moça do RH da Sanepar ligou! Você foi convocada pro teste!”, e eu chorei muito aquele dia, porém de felicidade e esperança.

Assim, após a contratação, um ano e três meses se passaram. Tal tempo que eu me aproximei dos colegas de trabalho, encontrei inspirações, enfrentei desafios, cresci em mente e em profissão com a ajuda e profissionalização da Espro, com o apoio dos instrutores, com as experiências de colegas. Sempre quis me esforçar no meu cargo para mostrar que sim, eu queria estar ali. Era incrível estar em uma empresa tão grande como a Sanepar.

No meio tempo, em novembro de 2024, prestei o concurso da empresa. A angústia para ver os resultados foi enorme, a expectativa era como uma montanha russa. Até que saiu o edital da classificação. Passei em segundo lugar na localidade que escolhi.

Agora, estou pertinho de mudar na carreira, perto de mais experiências, mais aprendizados, provavelmente mais desafios. Mas isso tudo jamais teria acontecido sem, em primeiro lugar, a ajuda de Deus e o apoio vindo da minha melhor companheira: minha mãe. Além de todo o conhecimento social e profissional que a Espro me proporcionou, a convivência com os profissionais na Sanepar, tudo se mistura e faz parte da minha história.

Por isso, cada jovem que se esforça e luta pelo o que quer vai sim encontrar uma resposta. Seja num apoio que quem te ama, seja numa empresa que abre as portas para os que buscam o primeiro emprego, seja um ensino profissionalizante que luta por esses jovens. Cada um é especial e vai encontrar o seu lugar no mercado de trabalho e na vida.

Concursada Sanepar e Jovem Artista Espro

Escrito pelo Espro

Em 2025, a Gabriela participou da Edição Espro que Eu Vejo, um projeto em que os jovens aprendizes das empresas parceiras do Espro, compartilham em forma de arte o que o Espro representa em suas vidas e como a impactou. A partir da entrega, os jovens participam do Concurso Jovens Artistas que seleciona e valoriza jovens talentos trazendo suas artes para ilustrar produtos Espro. Com uma arte que se conecta a carta, Gabriela tornou-se integrante do banco de talentos “Jovens Artistas Espro”.

“Com o Espro, as dificuldades que muitos jovens enfrentam parecem pequenas. Essa obra foi criada para mostrar que, mesmo após várias coisas que passei (principalmente durante a pandemia), eu tive um incentivo e uma luz para seguir em frente. A perda do meu pai, problemas financeiros, aquela voz na cabeça que fala “Onde começar no mercado de trabalho?” foram problemas que, com o Espro, eu tive uma resposta e um apoio. Meu primeiro serviço, que ainda está me profissionalizando com instrutores capazes, me ajudou muito a descobrir o que ainda posso ser! Por isso, só tenho a agradecer o Espro e incentivar outros jovens a mudar sua vida com esse ensino profissionalizante!” Gabriela Alves Freitas Ferreira