Nos meses de maio e junho, a PETRONAS Lubrificantes Brasil, marca referência em lubrificantes e fluidos para motores, realizou uma ação especial com 19 aprendizes da nossa Unidade de Santo Amaro nos dias de imprensa do Festival Interlagos 2025. A iniciativa teve como objetivo expandir os conhecimentos e experiências dos estudantes para apoiá-los na escolha de suas trajetórias profissionais.

Durante a oportunidade, os jovens puderam conhecer a estrutura da marca na feira, participando de todas as ativações. E, também, vivenciaram a cobertura do evento, destacando as novidades das principais montadoras de motocicletas e carros do Brasil. Para fechar o dia, os participantes gravaram um podcast no estúdio da PETRONAS, localizado no estande da empresa, destacando todas as novidades, experiências e informações colhidas.

“Eu acredito que essa oportunidade me fez ver de forma diferente a área da comunicação. O convite feito pela PETRONAS me ajudou a enxergar todas as etapas e fatos sobre o DNA da marca. Para mim, o Festival Interlagos ajudou a entender como funciona o trabalho de marketing de uma empresa dentro de um grande evento”, relata Lucas Barreto, jovem aprendiz do Espro. “Além disso, me demonstrou como adentrar na área mesmo com uma formação diferente. Nós tivemos a chance não só de conhecer a feira no dia de imprensa, mas também uma experiência profissional, e um aprofundamento no setor de motociclismo”, completa.

Os jovens foram acompanhados pela equipe de orientadores do Espro para evidenciar a visão institucional do projeto. “A nossa experiência no Festival Interlagos, à convite da Petronas, foi gratificante e enriquecedora para todos. Desde os primeiros contatos, passando pela preocupação com o bem-estar dos jovens aprendizes no deslocamento até o autódromo, com alimentação e oportunidades de novas experiências, tudo foi ímpar”, ressalta Lilian Padial, orientadora pedagógica do Espro.

“Os jovens puderam ver e ouvir de pertinho profissionais de Marketing, Comunicação e Eventos, vivenciando e sentindo como é atuar em áreas que podem parecer distantes de suas realidades – uma vez que muitos deles vêm de situações de média ou alta vulnerabilidade social. Houve espaço para o diálogo e abordagem de questões elaboradas pelos participantes”, complementa a orientadora. “A experiência teve um encerramento incrível, com os jovens podendo gravar um podcast contando um pouco sobre seus projetos de vida, a capacitação no Espro e suas expectativas para o futuro. Foi um dia inesquecível não só para os jovens, mas para todo o time Espro participante”.

Desenvolvimento socioeducacional

Com essa ação, a PETRONAS reafirma seu compromisso com o desenvolvimento socioeducacional de jovens que buscam suas primeiras experiências no mercado de trabalho. Anualmente, a companhia disponibiliza programas com o foco de empregar e promover novos talentos dentro das mais diversas áreas de atuação da empresa.

“Estamos muito felizes em ter realizado esta ação com os jovens aprendizes do Espro, instituição que realiza um trabalho excepcional e necessário em todo o Brasil, durante o maior evento de motocicletas da América Latina – o Festival Interlagos. Apoiar o desenvolvimento profissional dos estudantes é um dos compromissos da empresa. Por isso, usamos essa oportunidade para expandir os horizontes dos participantes, mostrando todas as etapas do trabalho de cada equipe da PETRONAS durante um grande evento. Torcemos muito pelo sucesso dos jovens e da instituição”, destaca Rogério Ludorf da PETRONAS Lubrificantes Brasil.

Bastidores, conversas e descobertas: o que os jovens aprenderam com o time Petronas

Mais do que ver o evento acontecer, os jovens puderam conversar com quem faz ele acontecer. Eles participaram de rodas de conversa com profissionais das áreas de marketing, eventos e comunicação da Petronas e da agência Canta. Os papos trouxeram visões inspiradoras sobre carreira, propósito e posicionamento de marca.

No papo com o Gerente responsável pela área de marketing, tiveram perguntas sobre como a Petronas se conecta com públicos jovens, inclusive em segmentos mais tradicionais como o agronegócio. Também trocaram sobre fidelização de clientes, concorrência e entendimento de oportunidades dentro do mercado.

Uma das jovens do grupo, quis saber qual é a proposta de valor da marca. E o time respondeu com paixão: o DNA da Petronas está nas pessoas, na fome por tecnologia e no compromisso com produtos de qualidade. Sustentabilidade também é uma pauta constante, especialmente em parceria com as empresas no destino final dos lubrificantes.

Outra troca marcante foi com uma das profissionais de Eventos, ex -estagiária da área de trade marketing. Ela começou na Petronas, passou por outras empresas e voltou para atuar com eventos. Contou sua trajetória e falou sobre experiências com Stock Car, Fórmula 1 e festivais pelo mundo.
O grupo também conheceu uma ex-trainee da marca que hoje atua com comunicação e digital. Ela trouxe insights sobre como a Petronas valoriza a representatividade, trabalha com influenciadoras e aposta em micro influenciadores para conversar com públicos mais jovens.

Entre os aprendizados mais técnicos, a integrante mais jovem do time Canta, agência de marketing e comunicação parceira da marca Petronas no Brasil, explicou em detalhes como é a produção de um evento, desde o briefing até o pós. Os jovens ouviram sobre orçamento, layout de estandes, ativações, negociações com fornecedores e muito mais.

E pra fechar com chave de ouro, o grupo conheceu o CEO da agência. Ele compartilhou sua trajetória e deixou uma mensagem inspiradora: “Às vezes o medo tenta parar a gente. Mas mesmo que algo não dê certo, você volta de onde saiu com muito mais coragem e aprendizado.”

PETRONAS Lubrificantes Brasil

A PETRONAS Lubrificantes Brasil (PLB) é a divisão de fabricação e comercialização de lubrificantes da PETRONAS Lubricants International, responsável por atender às necessidades dos clientes na América Latina. A PLB tem uma das mais modernas fábricas, localizada em Contagem, Minas Gerais, com capacidade de produção de 220 milhões de litros por ano. Apoiada por uma ampla rede logística e centros de distribuição em Contagem, Curitiba, Recife e São Paulo, a PLB está comprometida em atender as demandas de lubrificantes industriais e automotivos na América Latina.

Veja como foram esses dias de evento: