Em 2024, após mais de 600 inscrições na iniciativa Jovens Embaixadores e diversas etapas de seleção, 40 jovens aprendizes foram escolhidos para vivenciar uma experiência de desenvolvimento profissional e pessoal com o nosso time e convidados, em São Paulo. Desses, 5 conquistaram uma vaga para um processo de mentoria com a Fundação Dom Cabral, inclusive a Alice Gomes, que vocês já conhecem desde que compartilhamos aqui sua participação no HMUN, a simulação das Nações Unidas que reúne estudantes do mundo todo para debater questões globais e praticar habilidades diplomáticas, realizada em Boston, na Universidade Harvard.

Com o ciclo de mentoria e aceleração concluído, convidamos a Alice para contar para gente como foi essa experiência, não só de formação, mas também de implementação do projeto social apresentado por ela na iniciativa Jovens Embaixadores Espro 2024, que contribuiu diretamente para sua evolução e para a construção do seu momento atual.

Escrito por Alice Gomes, ex-jovem aprendiz e Embaixadora Espro mentorada pela FDC

“Quando me tornei Jovem Embaixadora do ESPRO, ouvi uma das melhores definições para esse título. Afinal, não há melhor maneira de descrever o que somos, e o que nos aproxima, do que nas palavras do Alessandro Saade: “somos curiosos inquietos e incansáveis transformadores da sociedade.” De fato, isso traduz exatamente a nossa atitude diante da vida e do mundo, e foi com essa mentalidade que embarquei em uma jornada ainda mais especial: a Jornada de Aceleração e Desenvolvimento com a Fundação Dom Cabral.

Durante seis meses, vivemos como verdadeiros protagonistas e transformadores sociais. Foi ali, com a orientação certa, encontros com profissionais extremamente qualificados e um excelente suporte, que encontrei as ferramentas para transformar uma ideia em um projeto real. Em cada sessão de mentoria, tive uma escuta atenta e o ponto de vista crítico e profissional que precisava, sendo muitas vezes surpreendida pela quantidade de conhecimento a disposição para me orientar. Aproveitei ao máximo, claro!

Um dos momentos mais marcantes foi o nosso Encontro de Conexões, no qual conhecemos Alumni da FDC e fomos inundados de conhecimento vindo de profissionais que trilharam trajetórias inspiradoras e estavam dispostos a compartilhar experiências e aprendizados. Foram trocas tão ricas que papel, caneta e atenção total não pareciam suficientes para absorver cada conselho valioso compartilhado. Assim também foram as mentorias coletivas, que abordaram temas como inteligência emocional e protagonismo no empreender, inteligência artificial e empreendedorismo, negócios e geração de recursos. Não posso deixar de destacar o quão importante foi aprofundarmos nossos conhecimentos sobre inteligência emocional e seu papel no empreender, onde compreendi como transformar ações em resultados está diretamente conectado ao nosso propósito, que precisa estar bem definido.

A Jornada de Aceleração significou a orientação, o suporte e o conhecimento que faltavam para lançar o maior projeto que já idealizei até hoje, sendo essencial para que eu tirasse um sonho do papel e o transformasse não só em ação, mas em impacto real. Depois da mentoria, sou uma profissional mais direcionada e certa dos meus objetivos, com clareza do meu propósito e visão estratégica. Agora, tenho as ferramentas certas para colocar em prática o que nasceu de uma inquietação, se tornou plano de ação e hoje é impacto social.

Sem dúvidas, essa foi a oportunidade que mudou a trajetória e entregou valor à minha iniciativa social, desenvolvendo e impulsionando tanto a mim quanto ao meu projeto. O resultado disso é o OpenEdu, meu projeto socioeducacional que já impactou dezenas de famílias brasileiras. Através de uma trilha gamificada com oficinas, dinâmicas e simulação da ONU, o projeto desenvolve competências comportamentais em jovens de baixa renda, preparando-os para oportunidades acadêmicas e profissionais. Nossa turma piloto aconteceu entre os dias 28 e 30 de maio, e foi apenas o começo. Seguiremos trilhando uma educação que transforma e tornando futuros possíveis.

Contamos com uma rede de voluntários de todo o país, que compartilham conosco esse propósito e contribuem diariamente para a mudança. Para conhecer mais sobre o OpenEdu, estamos no LinkedIn e no Instagram (@openedu.br).

Ah, e se você se interessar, por que não se juntar a nós? Experiências como o Jovens Embaixadores e a Jornada de Aceleração foram portas abertas na minha vida, e hoje, o OpenEdu existe para ser essa mesma porta para outros jovens que sonham alto, assim como eu.”

Como participar da Iniciativa Jovens Embaixadores e mentoria coma Fundação Dom Cabral

A primeira coisa que você precisa saber é que essa é uma iniciativa exclusiva do Espro para seus jovens aprendizes de todo o Brasil, ah, e ela não é obrigatória ou prevista na lei da aprendizagem. Mas acontece só aqui no Espro para ampliar a formação e acesso, além de valorizar o protagonismo das juventudes. Então, a primeira coisa é estar no Programa de Socioaprendizagem Espro ou se inscrever.

Iniciando a jornada de jovem aprendiz você precisa estar atento ao período de inscrição e critérios de participação, elaborar o projeto de impacto social e inscrevê-lo conforme edital.

A partir daí, você investe no storytelling e outras técnicas de apresentação, enquanto se prepara para viver uma das experiências mais marcantes da sua vida e conquistar a sua vaga para mentoria.

As inscrições da edição 2025 já estão abertas e se você é aprendiz Espro está na hora de viver uma jornada tão transformadora quanto a que a Alice vivenciou com a gente. Seja um Embaixador!