Setembro é tempo de valorização da vida e aqui no Espro, o Setembro Amarelo do Espro  chegou com o tema “ Conexão com a Vida”, um mês inteirinho dedicado à luta pela prevenção ao suicídio, não só agora mas durante todo o ano.

A OMS estima que, a cada 40 segundos, uma pessoa tenta autoextermínio no mundo e há indicações de que, para cada adulto que morreu por suicídio, pode ter havido mais de outras 20 tentativas. No entanto, é importante salientar que suicídios são evitáveis e você pode ajudar.

Além dos serviços de acolhimento e atendimento psicológicos, cada um de nós também atuamos nesta luta. Uma das maneiras mais simples e também eficiente é o incentivo ao diálogo.  Saiba que esse simples ato, pode salvar vidas e ajudar adolescentes, jovens e adultos a exporem seus sentimentos, que muitas vezes são gatilhos para angústias. Além de estimular uma conversa aberta, ao criarmos uma relação de troca estabelecemos a confiança para também sensibilizar a busca pelo apoio profissional.

A partir de 10 de setembro, data em que comemoramos o Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio, mergulhamos em nossas conexões para incentivar conversas entre colegas, amigos e familiares. Durante todo o mês, propomos tornar a expressão dos sentimentos uma rotina em nossas relações, tanto profissionais quanto pessoais.

Pensando nisso, o Espro preparou uma programação especial para incentivar a Conexão com Vida, confira:

LIVE

No dia 15 de setembro, aconteceu a live Gestão de Estresse e Impactos do Burnout no Trabalho, com a participação da professora, mestre em administração e psicóloga Maria de Lurdes Zamora Damião. O evento, realizado em parceria com a Fecap (Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado), foi gratuito e aberto a todos os públicos. Quer conferir todo conteúdo exclusivo? Clique aqui e assista!

EXPRESSAR é O MELHOR CAMINHO

De 20 a 24 de setembro, aconteceu a programação exclusiva para os Jovens Espro com a transmissão da Semana de Prevenção ao Suicídio: Expressar é o Melhor Caminho. Nos encontros, o time de psicólogas e assistentes sociais do Espro, conduziram um bate-papo sobre os fatores de risco e formas de prevenção.

MURAL ESPRESSE-SE

E para tornar real o propósito de incentivo às conversas, criamos o Mural ESPResse-se, um ambiente online, exclusivo para o time Espro promover a interação em prol da valorização da vida. Nele, foram compartilhadas mensagens de apoio à causa, em diversos formatos como um post escrito, informações da web, desenhos, fotos, gifs, vídeos e áudios.