A pesquisa, disponibilizada entre os dias 14 e 30 de abril, reuniu amostras de 3.842 adolescentes e jovens ativos nos programas Espro revelou que quase a totalidade dos aprendizes considera estar bem informado sobre o novo coronavírus e acredita que a doença é muita contagiosa e pode ser letal. Assim, 57% se mostram muito preocupados com uma possível contaminação pessoal, número que sobe para 70% quando considerado que o problema pode afetar o pai ou a mãe.

Cuidados básicos – Em relação aos cuidados necessários, os jovens demonstram estar seguindo à risca as recomendações que são passadas pelos profissionais da saúde. Tanto que 95% garantem que estão lavando as mãos com frequência, 92% estão utilizando álcool em gel, 68% alegam sair de casa apenas para coisas essenciais, 66% não estão recebendo visita em casa e 62% dizem usar máscaras.

De acordo com a pesquisa, 5% dos jovens apresentaram sintomas relativos a Covid-19 e 3% responderam que tiveram confirmação da doença. Quando se referem aos familiares, 7% sentiram sintomas e 3% contraíram o vírus.

Trabalho – Além de estarem afastados das atividades teóricas presenciais no Espro, nesse período, 51% dos aprendizes foram orientados, por decisão da empresa a permanecerem em casa até a normalização. Outros 15% dizem estar de férias, 12% estão trabalhando em casa (por decisão da empresa) e 11% continuam indo fisicamente.

Renda familiar – Apenas 3% declararam renda familiar acima de R$ 5 mil. A maioria (29%) afirmou ter renda entre 1 a 2 salários mínimos.  Do total, 12% dos aprendizes alegaram ter recebido o auxílio do Governo, número que vai para 63% quando questionados sobre alguém da família. Ainda no cenário econômico, 45% dos jovens relataram que um dos membros da sua casa teve perda na renda.

Comportamento – Outra constatação importante está no aspecto comportamental, entre as opções de entretenimento mais procuradas pelos jovens está a distração com séries e filmes (88%), a aprendizagem de algo novo (50%) , acompanhar lives de artistas e músicos (46%), cozinhar (46%), fazer vídeo chamada com amigos e familiares (44%), ler e escrever (43%), prática de atividade física (36%), jogar vídeo game (34%) e trabalhos manuais (16%).

Clique aqui e confira os dados completos da pesquisa.