destaque-blog-espro_novembro-azul

Destacando a conscientização sobre a preservação da saúde masculina, especialmente a respeito do diagnóstico precoce do câncer de próstata, o Espro alerta sobre o Novembro Azul. Todos os homens devem dar atenção aos cuidados com a saúde, buscando estilo de vida saudável e realizando exames periódicos. Assim será possível reduzir esse dado alarmante da ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar: 42 homens morrem diariamente em decorrência do câncer de próstata.

É preciso ficar atento, pois esse é o tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros, ficando atrás apenas do câncer de pele. Geralmente acomete homens mais velhos, de acordo com informações da ANS, “cerca de 6 em cada 10 casos são diagnosticados em pacientes com mais de 65 anos”.

Nesta campanha, pedimos seu apoio para repassar a informação aos seus amigos e familiares. A doença pode não apresentar sintomas evidentes em sua fase inicial!

Em alguns casos, os sinais são parecidos com os do crescimento benigno da próstata (dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite). Na fase mais avançada, o paciente pode ter dores nos ossos, sintomas urinários ou, nos casos mais graves, infecção generalizada ou insuficiência renal.

Como prevenir?

Adotar hábitos saudáveis diminui o risco de várias doenças, inclusive o câncer. Segundo a Fundação do Câncer é recomendado:

  • Manter uma alimentação saudável e equilibrada;
  • Não fumar;
  • Identificar e tratar adequadamente a pressão alta, diabetes e problemas de colesterol;
  • Manter um peso saudável;
  • Praticar atividades físicas regularmente;
  • Realize exames periódicos e sempre consulte um médico de confiança.

Ao longo do mês disponibilizaremos informações para conscientizar nossos aprendizes, colaboradores, parceiros e público em geral. Acompanhe nossas mídias sociais para não perder e nos ajude a dar força à campanha, participando e compartilhando o conteúdo com quem precisa. Afinal, se cuidar também é coisa de homem!

Mais informações:

  • Seja homem, se cuide: Novembro Azul
  • Mês de conscientização sobre a saúde do homem: ANS