O mês de novembro é mundialmente conhecido pelo movimento do novembro azul e o dia 17 é a data do mês em que está marcado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. Esse é um mês importante para falarmos de conscientização e prevenção, assim como desmistificar ideias e fake news sobre o tema.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer – INCA, o Câncer de próstata é o segundo câncer mais diagnosticado no Brasil em pessoas em que foi atribuído o gênero masculino ao nascer e o mais frequente a partir de 55 anos, já no mundo ocupa a sexta posição de mais diagnosticado e representa cerca de 10% do total de cânceres.

Mas para entendermos o que é o câncer de próstata, suas causas e possíveis prevenções, vamos quebrar o primeiro tabu esclarecendo o que é a próstata. A próstata é uma glândula presente em pessoas em pessoas em que foi atribuído o gênero masculino ao nascer, localizada na frente do reto, abaixo da bexiga, envolvendo a parte superior da uretra (canal por onde passa a urina). A função da é produzir um líquido que compõe parte do sêmen, que nutre e protege os espermatozoides, o aumento descontrolado da produção de suas células é o responsável pela formação de tumores que podem ser benignos ou malignos.

O exame médico regular, um tabu entre muitos, é uma das maneiras de autocuidado e principalmente de prevenção ao câncer de próstata, pois a identificação de um câncer de próstata em fase inicial traz a chance de um tratamento e chances de melhores resultados, entretanto, é recomendável que sempre haja a conversa com seu médico para que ele te oriente enquanto ao exame e a decisão mais adequada para você, afinal somos indivíduos únicos.

O câncer de próstata tem como risco para o surgimento histórico familiar assim como o estilo de vida, que pode ocasionar sobrepeso e obesidade, mas pode ser prevenido através de práticas saudáveis que diminuem o risco dessa e de muitas outras doenças, como: praticar atividade física, ter uma alimentação saudável, não fumar, evitar o uso de bebidas alcoólicas, entre outras.

É importante estar atento ao seu corpo e ao que sente e, a qualquer sinal de mudança procurar seu médico para investigar. Veja abaixo alguns dos sintomas de atenção:

  • Dificuldade de urinar;
  • Demora em começar e terminar de urinar;
  • Sangue na urina; diminuição do jato de urina;
  • Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.

Para completar seu ciclo de informação e conhecimento, veja quais são os mitos e verdades do câncer de próstata segundo o Ministério da Saúde, acesse!

Clique aqui e tenha acesso a cartilha completa do o Instituto Nacional do Câncer – INCA para se informar e compartilhar informação com responsabilidade. Essa é uma atitude de quem ama a vida!