Campinas, a eterna princesinha do Oeste, é a cidade natal da Sandy, tem o parque do Taquaral, abriga o Vale do Silício e agora tem também um novo escritório da filial do Espro.

Inaugurado em 12 de setembro, o novo prédio, localizado na rua Rua Izarias de Melo, 432,  no Bairro Taquaral,  tem 8 salas de aula, um laboratório de informática moderno e um espaço de convivência para que os aprendizes interajam entre si fora da sala de aula. O novo prédio também tem uma sala exclusiva para atendimento psicossocial, vestiários masculino e feminino e banheiros exclusivos PCD. Nesse novo endereço, a expectativa é elevar o número de atendimentos mensais de pouco mais de 700 para 1.400 adolescentes e jovens 

Ser e Conviver

Além do Programa de Aprendizagem Profissional e do Projeto de Formação para o Mundo do Trabalho (FMT), a filial Campinas realiza, em parceria com o Centro de Integração da Cidadania (CIC) de Campinas, o projeto Ser e Conviver, uma iniciativa voltada para adolescentes de 14 a 17 anos em situação de vulnerabilidade social

O objetivo do Ser e Conviver é estimular a troca de experiências entre os adolescentes e prepará-los para o mundo do trabalho realizando cursos profissionalizantes, inclusão digital, planejamento, gestão e simulação de entrevistas. A comunidade onde os adolescentes moram também é inserida no programa por meio de oficinas de geração de renda.

Sobre o Espro

Há mais de 40 anos, o Espro (Ensino Social Profissionalizante) trabalha para inserir no mercado de trabalho adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social, por meio da socioaprendizagem. A instituição tem como objetivo auxiliar esses profissionais a serem protagonistas da construção de uma sociedade mais inclusiva, bem como apoiar suas famílias e comunidades, seja por meio de projetos de capacitação ou assistência social.

Em sua trajetória, o Espro encaminhou mais de 430 mil adolescentes e jovens para processos seletivos ou para sua primeira oportunidade no mundo do trabalho. Além disso, realizou 1 milhão de atendimentos sociais, englobando visitas domiciliares, acompanhamentos psicológicos, visitas técnicas, oficinas de geração de renda, encaminhamentos para a rede de apoio e outras iniciativas para desenvolver e melhorar a jornada dos jovens.

A associação filantrópica está presente em todo o território nacional, com filiais e polos em 16 estados, alcançando mais de 900 municípios e capacitando anualmente mais de 20 mil jovens por meio do Programa de Aprendizagem Profissional e Formação para o Mundo do Trabalho.

Adolescentes e jovens em busca do primeiro emprego podem acessar o site do Espro. As empresas interessadas em contratar jovens e contribuir com a missão de construir uma sociedade mais inclusiva encontram mais informações e contatos aqui.