Parece mentira, mas ainda hoje o tema menstruação é um tabu, pouco ou quase nada falado. Por isso, desde 2021, o Projeto Novo Ciclo vem atuando para romper o ciclo da desinformação sobre menstruação e agir no combate à pobreza menstrual.

O projeto, realizado em parceria com a Inciclo, marca de coletores menstruais, já atendeu mais de 20 mil adolescentes e jovens participantes do programa de sociaprendizagem do Espro com oficinas sobre higiene íntima, desigualdade, pobreza menstrual, sustentabilidade e inclusão de outras identidades de gênero e distribuição gratuita de cerca de 600 coletores menstruais aos jovens que menstruam e participaram do projeto.

Mas, o Novo Ciclo não para por aí. Por ser um projeto de impacto direto no combate e prevenção à pobreza menstrual, a iniciativa ultrapassou os limites das salas da aprendizagem profissional e, a partir de uma nova parceria entre a Editora MOL e Libbs Farmacêutica, irá beneficiar cerca de 360 pessoas, moradoras da região da Brasilândia.

União que transforma

A Editora MOL e Libbs Farmacêutica se uniram para a realização de 50 mil exemplares do livro “Meu Corpo Sem Tabu”, um guia com informações sobre saúde íntima, sexualidade e contracepção. Nesta iniciativa, parte da renda foi doada ao Espro e destinada a realização de 12 oficinas do Projeto Novo Ciclo, visando contemplar familiares dos jovens atendidos na localidade e moradores da região da Brasilândia.

Quebrando tabus

Com a programação iniciada no final de outubro, as oficinas ocorrem no Polo Jd. Peri com a participação de 30 pessoas por oficina. A proposta é atuar na conscientização sobre sexualidade e pobreza menstrual, despertando o autocuidado e reflexões sobre dignidade menstrual. Além da trilha de formação, a ação visa também contribuir com a melhoria da qualidade de vida dos participantes com a entrega gratuita de coletores menstruais às pessoas que menstruam.

Inscrições 

Totalmente gratuita, as oficinas ocorrem até dezembro nos períodos manhã e tarde. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser realizadas pessoalmente no Polo Jd. Peri, Av. Arquiteto Roberto Aflalo, 31. Jardim Peri. Mais informações pelo telefone:(11) 3984-9543.

Sobre a Editora MOL

Fundada em 2007, a Editora MOL ultrapassou em julho de 2022 a marca de R$ 50 milhões doados para mais de 170 organizações sociais a partir da venda de livros, revistas, calendários, álbuns e outras publicações de conteúdo positivo e acessível. Todos os produtos da MOL são desenvolvidos em parceria com grandes redes varejistas e têm parte dos lucros revertidos para causas. Os cofundadores da empresa, Roberta Faria e Rodrigo Pipponzi, são empreendedores sociais reconhecidos nacionalmente pelo Prêmio Empreendedor Social da Folha de São Paulo e internacionalmente pela Fundação Schwab, braço social do Fórum Econômico Mundial. Saiba mais em www.editoramol.com.br.