Hoje dia 28 de junho é O Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ ou simplesmente o Dia do Orgulho Gay, essa data é comemorada anualmente e mundialmente, com o principal objetivo de conscientizar a população sobre a importância do combate à homofobia/LGBTFobia para a construção de uma sociedade livre de preconceitos e igualitária, independente da orientação sexual.

O Dia do Orgulho LGBTQIA+ foi criado em homenagem a um dos episódios mais marcantes na luta da comunidade gay pelos seus direitos: a Rebelião de Stonewall Inn.

Em 1969, esta data marcou a revolta da comunidade LGBTQIA+ contra uma série de invasões da polícia de Nova York aos bares que eram frequentados por homossexuais, que eram presos e sofriam represálias por parte das autoridades.

A partir deste acontecimento foram organizados vários protestos em favor dos direitos dos homossexuais por várias cidades norte-americanas.

A 1ª Parada do Orgulho Gay foi organizada no ano seguinte (1970), para lembrar e fortalecer o movimento de luta contra o preconceito.

A Revolta de Stonewall Inn é tida como o “marco zero” do movimento de igualdade civil dos homossexuais no século XX.

Desde 2019, a homofobia/LGBTFobia é criminalizada no Brasil. A determinação está atrelada à Lei de Racismo (7716/89).