Por meio do Projeto Formação para o Mundo do Trabalho (FMT 4.0) do Espro, a Prefeitura de Salvador, em parceria com o UNICEF, pretende capacitar até mil adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade para o mercado de trabalho

A partir de setembro, adolescentes e jovens soteropolitanos em situação de vulnerabilidade social, entre 16 e 22 anos, serão incentivados a desenvolver habilidades e competências necessárias para o ingresso no mercado de trabalho, por meio do Programa de Formação para o Mundo do Trabalho (FMT 4.0) do Espro, em parceria com a Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude, a iniciativa 1MiO, liderada pelo UNICEF, no âmbito da #AgendaCidadeUNICEF Salvador para cada criança e adolescente. A expectativa é atender mil adolescentes e jovens até novembro de 2022. As inscrições estão abertas.

Para atingir esse objetivo, será implementado o Projeto FMT 4.0 do Espro, um curso gratuito de capacitação 100% baseado em aplicativo de mensagens instantâneas. Serão dois ciclos de aulas. O primeiro acontece de 1º de setembro até 5 de outubro e o segundo de 10 de outubro a 14 de novembro.

Cada ciclo terá 24 dias, totalizando 130 horas de aulas e atividades interativas e gamificadas, com o apoio de um(a) instrutor(a) para mediar o processo de ensino e aprendizagem dos participantes.

O cronograma prevê conhecimentos e práticas de mercado inovadoras com foco em tecnologia: Evolução Tecnológica, Indústria 4.0 no Brasil, Tecnologias Disruptivas, Impactos da economia 4.0, Habilidades sociais, Diversidade no trabalho, Empreendedorismo digital e Educação empreendedora.

A parceria entre a iniciativa 1MiO, o UNICEF e a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude visa garantir a infraestrutura e conectividade para que os adolescentes e jovens consigam participar e acessar os conteúdos, além da oferta de oportunidades de formação profissional.

“De acordo com o IBGE, a taxa de desocupação na Bahia, no 1º trimestre de 2022, foi de 17,6%, a maior taxa entre os estados brasileiros. Nossa parceria visa potencializar o alcance e impacto da responsabilidade e função social que o Espro, a UNICEF e a prefeitura de Salvador têm perante a sociedade”, afirma Alessandro Saade, superintendente do Espro.

“Essa parceria com o UNICEF e a Espro é muito positiva, através dela vamos ampliar os esforços da Prefeitura de melhoria da educação profissionalizante dos jovens do nosso município, através de conhecimentos inovadores, como empreendedorismo digital e tecnologias disruptivas. Será um grande diferencial para esses jovens, principalmente para os que estão em situação de vulnerabilidade”, declara a Secretária da SPMJ, Fernanda Lordêlo.

Para o 1MiO, criar oportunidades de educação profissional de qualidade é um dos pilares da iniciativa. “A transição positiva dos ambientes educacionais para o mundo do trabalho é um dos grandes desafios para a maior geração de jovens da história, por isso, construir um projeto para orientar a juventude nesta fase de mudança em uma idade tão sensível é de grande orgulho para nós”, conta Felipe Gonzalez, oficial do UNICEF para a iniciativa 1MiO.