Ei, me conta, quantos planos você fez para o seu primeiro salário como jovem aprendiz?

E a lista de metas que você criou para conquistar objetivos que surgiram a partir do 1º emprego?

Essa oportunidade de transformar o presente e caminhar para um futuro brilhante chegou para o Luiz Gustavo Silva Igersk, um dos 16 participantes do programa de Formação para o Mundo do Trabalho do Espro (FMT), Juventude Conectada no Movimento 4.0, com foco em robótica. A capacitação para jovens de 14 a 22 teve vagas afirmativas para adolescentes e jovens da comunidade LGBTQIAP+ e aconteceu de agosto a outubro, em Curitiba.

O Luiz foi o primeiro contratado da turma, hoje trabalha na área da saúde, no Hospital Pequeno Príncipe, voltado somente para a pediatria e segundo a revista Norte Americana Newsweek, eleito um dos melhores hospitais pediátricos do mundo. Dividindo com o time Espro a sua jornada no FMT, Luiz contou que não tinha confiança que poderia desenvolver algo tão complexo, mas que a adquiriu e seguiu seu caminho com o Espro, fazendo escolhas que o tornaram mais maduro, “Em todo o curso me concentrei e  segui os conselhos dos instrutores, sempre estudando vagas de jovem aprendiz na TAQE e persistindo naquilo que eu queria. Hoje no final do curso tenho a honra de colher os primeiros frutos que o FMT 4.0 me proporcionou e agora sou aprendiz do Pequeno Príncipe.

Durante os dois meses de aula são desenvolvidas competências técnicas e comportamentais, como letramento digital, ferramentas de trabalho, gestão do tempo, comunicação e postura profissional. Além disso, uma imersão na área de tecnologia, com aulas de robótica em laboratório, contando com uso de elementos do Arduino, uma plataforma de prototipagem open source, para que os jovens consigam aplicar de forma prática os conteúdos trabalhados ao longo de toda a formação.

Jovem Luiz Gustavo Silva Igersk, aprendiz no Hospital Pequeno Príncipe