270-cursos-gratuitos-para-ampliar-seu-conhecimento-durante-a-quarentena

Em tempos de distanciamento social, para conter a disseminação do coronavírus, aproveitar esse período para o aperfeiçoamento pessoal e profissional é uma ótima oportunidade para fugir do ócio, aprender e ampliar conhecimentos e ainda impulsionar o currículo. E existem diversas opções gratuitas disponíveis na internet; para facilitar a busca, listamos 270 cursos gratuitos de diversas áreas do conhecimento.

Muitas intuições de educação e formação abriram suas plataformas de ensino para oferecer cursos online gratuitamente. Há opções de aulas para todos os gostos, idades, áreas de atuação – do iniciante ao avançando – e, o mais importante, sem nenhum custo e algumas delas ainda oferecem certificação.

Na lista incluímos cursos de prestigiadas instituições como FGV – Fundação Getúlio Vargas; USP – Universidade de São Paulo; Unesp – Universidade Estadual Paulista; Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas; Senai – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial; Senac – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial; Fundação Bradesco; Universidade de Cambridge e Universidade de Harvard. Há também opções de cursos artísticos como os oferecidos pela Faber Castell.

Não perca tempo! Esse é momento ideal para ampliar o seu universo de conhecimento. Confira as oportunidades abaixo, acompanhe a descrição de cada disciplina, com as informações tiradas diretamente do site das instituições, e clique no curso para mais informações e inscrições.

Bons estudos!

 

270 cursos gratuitos para começar hoje mesmo

 

FABER CASTELL

001. PLAY NA CRIATIVIDADE

O curso apresenta ferramentas para exercitar a criatividade. Daniel Wu ensina diversas técnicas para criar a partir de um rabisco, a desenhar vilões, heróis e muito mais!

002. LETTERING BÁSICO

A artista especializada em lettering Monique Silva ensina os princípios básicos dos letterings e suas infinitas possibilidades. Entenda as diferenças entre tipografia, caligrafia, lettering, variações de traços, composições de letras e muito mais! 

003. LETTERING AVANÇADO

No módulo avançado do curso de lettering, Monique Silva ensina com mais profundidade variações de pautas, letras, composições e novos alfabetos. E, ao final do curso, você pode apresentar dois projetos com os seus letterings.

004. TRANSFORMANDO RETRATOS EM DESENHOS

Neste curso, Júlio Cesar dá dicas para transformar um retrato real em um desenho cartoon, estilizando o traço

 

FGV – FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS 

005. ANÁLISE INTRODUTÓRIA DE CRÉDITO E RISCO DE CRÉDITO

O curso apresenta a análise do risco de crédito do cliente assim como o conjunto de informações financeiras e não financeiras que subsidiam essa análise.

006. APRESENTAÇÃO DO SISTEMA TRIBUTÁRIO NACIONAL

O curso apresenta a estrutura do sistema tributário e seus principais elementos, bem como as cinco espécies tributárias e os princípios e as limitações do poder de tributar.

007. ASPECTOS MERCADOLÓGICOS NA GESTÃO DE PREÇOS: CONCEITOS FUNDAMENTAIS

O curso apresenta os conceitos financeiros básicos e estuda as principais divisões do mercado a partir da influência de decisões tomadas por fatores internos e externos.

008. BASES CONCEITUAIS DOS MODELOS DE GESTÃO

O curso apresenta os diferentes modos de criar uma empresa e a importância de fazer uma adequada leitura dos cenários com destaque para a evolução dos modelos de gestão na busca pela eficácia organizacional.

009. BSC: INTRODUÇÃO À CRIAÇÃO E EXECUÇÃO DA ESTRATÉGIA

O curso apresenta a criação da estratégia como um caminho para que as organizações conquistem vantagens competitivas. 

010. CÁLCULO FINANCEIRO BÁSICO PARA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

O curso apresenta um dos conceitos mais importantes no que diz respeito a finanças, que é o valor do dinheiro no tempo, e discorre sobre a relação entre uma unidade monetária hoje e uma unidade monetária no futuro.

011. COMO FAZER INVESTIMENTOS 1

O curso apresenta e discute conceitos e métodos que irão ajudá-lo a aplicar seu dinheiro com inteligência e consciência dos riscos.

012. COMO FAZER INVESTIMENTOS 2

O curso apresenta e discute conceitos e métodos que irão ajudá-lo a aplicar seu dinheiro com inteligência e consciência dos riscos.

013. COMO GASTAR CONSCIENTEMENTE

O curso orienta para o consumo consciente de forma a conquistar seus objetivos de vida.

014. COMO ORGANIZAR O ORÇAMENTO FAMILIAR

O curso proporciona o conhecimento necessário para o planejamento da sua vida financeira e organização do seu orçamento.

015. COMO PLANEJAR A APOSENTADORIA

O o orienta para a organização consciente e possa alcançar os objetivos pessoais e/ou familiares nesse período da vida.

016. CONCEITOS BÁSICOS DE MATEMÁTICA FINANCEIRA

O curso apresenta os cálculos matemáticos que permitem analisar valores financeiros – dinheiro – ao longo do tempo, com o objetivo de fazer comparações consistentes entre diferentes alternativas de investimentos.

017. CONTEXTO E IMPORTÂNCIA DOS RECURSOS HUMANOS

O curso apresenta a evolução da gestão estratégica de recursos humanos ao longo do tempo assim como as mudanças no ambiente de negócios. 

018. CONTRATOS: NEGOCIAÇÕES PRELIMINARES

O curso apresenta o estudo do processo de formação de contrato, a partir da análise de situações concretas. 

019. DEFINIÇÕES E OBJETIVOS DA GESTÃO DE PROJETOS

O curso apresenta o histórico e a evolução das metodologias e práticas gerenciais em projetos. Permite a análise das definições, como a inserção dos projetos na dimensão estratégica e seu papel como implementador das mudanças.

020. DIREITO DE FAMÍLIA

O curso apresenta os assuntos contemporâneos acerca do Direito de Família no Brasil, como casamento, família, liberdade familiar e união estável e o impacto dessas transformações nos institutos mais sensíveis.

021. DIREITO E ESPORTE

O curso apresenta as peculiaridades da atividade esportiva e o seu impacto na possibilidade de autorregulação das suas entidades e dos seus eventos, assim como em que medida tais especificidades podem fundamentar um regime jurídico diferenciado para o esporte. 

023. ÉTICA EMPRESARIAL

O curso oferece a análise dos princípios que regem a ética, abordando sua aplicação ao mundo empresarial.

024. FUNDAMENTOS DA GESTÃO DE CUSTOS

O curso destaca as principais diferenças entre a contabilidade gerencial e a financeira, enfocando seus relacionamentos com a contabilidade de custos.

025. FUNDAMENTOS DA GESTÃO DE TI

O curso Fundamentos apresenta e discute o papel da tecnologia nos negócios, proporcionando ampla visão sobre como os processos de TI influenciam nos resultados de uma empresa.

026. FUNDAMENTOS DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS

O curso permite um mergulho nos principais temas referentes à política internacional, assim como desenvolve as principais ferramentas conceituais e analíticas para uma compreensão autônoma dos fenômenos que envolvem as relações internacionais.

027. FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

O curso apresenta o macroambiente em que se desenvolve as finanças corporativas, destacando o sistema financeiro e seus diversos tipos de mercado. Analisa as particularidades das principais atividades desempenhadas pelas empresas e observa o processo de desenvolvimento da função financeira nas empresas, necessário para a compreensão de seu escopo.

028. FUNDAMENTOS DE FINANÇAS

O curso proporciona uma visão básica de finanças, abordando os objetivos e a estruturação da administração financeira bem como são tomadas as decisões financeiras ótimas.

029. FUNDAMENTOS DE MARKETING

O curso apresenta o marketing, importante ferramenta para a divulgação de produtos e serviços que assume uma posição estratégica na empresa, uma vez que contribui para a sua longevidade, agindo de forma diversa.

029. GESTÃO DE VENDAS: NOÇÕES BÁSICA DE CRIAÇÃO DE ESTRATÉGIA

O curso apresenta a ideia da área de vendas e como ela interage com as suas interfaces, abordando sua concepção moderna e relacionando-a com os demais recursos da empresa. 

030. GESTÃO E LIDERANÇA: CONCEITOS BÁSICOS DA FUNÇÃO GERENCIAL

O curso apresenta a evolução da gestão estratégica de recursos humanos ao longo do tempo assim como as mudanças no ambiente de negócios. Reflete também sobre o papel da gestão de recursos humanos na formação de ativos estratégicos para a empresa.

031. IMPACTO DA TI NOS NEGÓCIOS

O curso apresenta os conceitos para compreender de que maneira a tecnologia impacta os modelos tradicionais de competitividade preconizados sob a perspectiva da diferenciação, custo e enfoque, estabelecidos por Michael Porter.

034. INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA

O curso oferece um olhar sobre os conceitos e metodologias para planejar um negócio de forma estratégica.

035. INTRODUÇÃO À COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL

O curso analisa e discute os princípios que regem a comunicação como meio cultural capaz de gerar conhecimento e troca de informações, além de abordá-la como componente de estratégias empresariais

036. INTRODUÇÃO À COMUNICAÇÃO NA ERA DIGITAL

O curso apresenta os principais conceitos e dinâmicas da comunicação de marketing, como o panorama da internet e do consumo de tecnologias da informação e da comunicação como um dos responsáveis pelas mudanças nas práticas sociais e de negócios.

037. INTRODUÇÃO À CONTROLADORIA

O curso apresenta os processos de controle gerencial de uma empresa e estuda os conceitos de contabilidade e controladoria, apresentando suas diferenças. Destaca também a relação entre eficiência e eficácia relacionada às entradas e saídas de uma empresa e apresenta, com detalhes, os seis subsistemas que formam uma organização.

038. INTRODUÇÃO A FINANÇAS: SISTEMA FINANCEIRO E GERAÇÃO DE VALOR

O curso apresenta o significado do tema “finanças” para uma empresa: definição, função e limites da atividade financeira.

039. INTRODUÇÃO À GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

O curso apresenta uma reflexão sobre a gestão estratégica de recursos humanos na organização, permitindo entender como as crenças e os pressupostos existentes na empresa podem alavancar ou depreciar os processos de escolha e mudança.

040. INTRODUÇÃO À GESTÃO DE SERVIÇOS COM FOCO NO ENVELHECIMENTO

O curso oferece conhecimento teórico e prático para atuar na prestação de serviços em um contexto de envelhecimento da população.

041. INTRODUÇÃO À GESTÃO FINANCEIRA INTERNACIONAL 

O curso proporciona o instrumental teórico para entender melhor esse contexto, discutindo tópicos relevantes sobre as finanças internacionais dos países.

042. INTRODUÇÃO À NEGOCIAÇÃO

O curso apresenta uma visão geral sobre que é negociar e os elementos intrínsecos e contextuais das diversas situações de negociação enfrentadas no dia a dia.

043. INTRODUÇÃO A PRECIFICAÇÃO E COMPORTAMENTO DA DEMANDA 

 O curso apresenta os princípios e conceitos da teoria econômica e analisa os aspectos como a teoria da demanda e da oferta.

044. INTRODUÇÃO AO DIREITO IMOBILIÁRIO

O curso apresenta os principais conceitos para você obter conhecimento na área.

045. INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE MERCADO E PRODUTOS

O curso apresenta os conceitos importantes à compreensão de um sistema de informações até chegarmos à definição de pesquisa de mercado, perspectivas de utilização das pesquisas de mercado com ênfase na forma de planejá-las adequadamente.

046. INTRODUÇÃO AO TEMA DA LIDERANÇA

O curso apresenta os conceitos básicos de liderança e a importância do autoconhecimento e da autoliderança.

047. INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM MARKETING

O curso permite um mergulho nos conceitos de escopo dos produtos e dos mercados, além, de trazer a ideia central de troca entre oferta e demanda.

048. INTRODUÇÃO ÀS RELAÇÕES DE CONSUMO E AOS DIREITOS BÁSICOS

O curso apresenta a a análise dos princípios básicos de uma relação justa entre fornecedor e consumidor.

049. LIDERANÇA E GESTÃO PARTICIPATIVA NA ESCOLA

O curso apresenta os fundamentos da negociação e do processo decisório como prática fundamental para a efetividade da gestão escolar.

050. MARKETING DE SERVIÇOS: ECONOMIA, CARACTERÍSTICAS E CLASSIFICAÇÃO

O curso permite o conhecimento da definição de serviços e as características e a classificação do marketing de serviços.

051. MOTIVAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES

O curso e discute desafios recorrentes no mundo corporativo e teorias sobre motivação, frustração e mecanismos de defesa.

052. NORMAS ANTICORRUPÇÃO, ANTISSUBORNO E COMPLIANCE PÚBLICO

O curso apresenta os conceitos básicos do Compliance Público e as leis 12.846/13 e 13.303/16. Também são abordados o acordo de leniência e também o combate à corrupção.

053. PARTICIPAÇÃO E CONCENTRAÇÃO DE MERCADO: ASPECTOS INTRODUTÓRIOS

O curso apresenta as métricas referentes à participação e expansão de mercado e a importância dos indicadores de desempenho mercadológico e de alguns conceitos.

054. PLANEJAMENTO DO GERENCIAMENTO E IDENTIFICAÇÃO DE RISCOS EM PROJETOS

O curso apresenta os fundamentos do plano de Gerenciamento de Riscos (PGR) como componente do Plano do Projeto, formalizando as regras definidas para identificar, analisar, responder e controlar os riscos do projeto.

055. PLANEJAMENTO E ESTRATÉGIA PARA GESTÃO ESCOLAR

O curso apresenta elementos fundamentais para a educação básica, como o Projeto Político-Pedagógico (PPP), políticas e programas de educação, seus elementos de construção, fundamentação e prática educacional.

056. PRODUTO E MERCADO: CONCEITOS E PILARES DO MARKETING

O curso proporciona o entendimento sobre conceitos e pilares do marketing. Apresenta também alguns conceitos complementares e sua importância para os profissionais de marketing.

 

FUNDAÇÃO BRADESCO 

057. ESTRATÉGIA DE NEGÓCIOS

O curso apresenta pontos essenciais a compreensão da estratégia para o mundo dos negócios. 

058. INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO

O curso apresenta os conceitos e teorias da Administração com objetivo de apropriar as técnicas de observação, apuração e experimentação para melhorar os sistemas produtivos.

059. INTRODUÇÃO À GESTÃO DE PROJETOS

O curso apresenta o conjunto de regras e de boas práticas estabelecidas para se realizar projetos da melhor forma possível, independentemente do tamanho e complexidade deles.

060. ANÁLISE DE BALANÇOS

O curso ensina como se deve olhar para o retrato financeiro de uma empresa – o chamado Balanço Patrimonial –, e compreendê-lo.

061. CONTABILIDADE EMPRESARIAL

Com o objetivo de apresentar noções básicas da contabilidade empresarial, curso revela como é feita a contabilidade e porque ela é tão importante para a gestão de uma empresa, independentemente do seu tamanho.

062. MATEMÁTICA FINANCEIRA COM O USO DA HP 12C

O curso ensina as principais funções da calculadora. A partir das operações mais simples até cálculos mais complexos.

063. MICROSOFT EXCEL 2016 – BÁSICO

O curso introdutório aborda temas como formatação de planilhas e de gráficos, classificação de dados e aplicação de fórmulas e funções.

064. MICROSOFT EXCEL 2016 – INTERMEDIÁRIO

O curso Intermediário ensina criar modelos de pastas de trabalho, funções e elementos gráficos nas planilhas eletrônicas.

065. ADMINISTRANDO BANCOS DE DADOS

O curso detalha a administração de banco de dados como uma função ampla e estratégica, que requer o desenvolvimento de uma visão integral dos processos inerentes à função, tais como análise, planejamento e cuidados com monitoramento, manutenção e restauração de dados.

066. IMPLEMENTANDO BANCOS DE DADOS

O curso apresenta os comandos, recursos e funcionalidades do SQL Server, com objetivo de contribuir para o uso prático e efetivo deste importante software.

067. MODELAGEM DE DADOS

O curso realiza uma introdução detalhada sobre o assunto e trata temas fundamentais para a modelagem de dados, como conceitos relacionais, técnicas de análise de dados, conceitos de normalização de um banco de dados, cardinalidade e autorrelacionamento.

068. ÉTICA NO DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

O curso foi elaborado com o objetivo de problematizar conceitos, como moral, valores e ética, de forma a ressaltar a importância da ética profissional, cujo objetivo é orientar a conduta dos profissionais durante a execução de seus trabalhos em prol do bom funcionamento das organizações e do cumprimento de leis nacionais e internacionais.

067. Fundamentos de Lógica de Programação

O curso aborda o conceito de lógica, lógica de programação e o pensamento dedutivo e matemático que embasa a construção de instruções lógicas corretas. Para isso, são apresentados os fundamentos básicos da lógica da programação e as principais técnicas para o desenvolvimento de algoritmos: descrição narrativa, fluxograma e pseudocódigo.

068. INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS (POO)

O curso apresenta os fundamentos deste importante e amplamente utilizado paradigma de programação, por meio de explicações introdutórias e didáticas, exemplos práticos e situações de vida real.

069. LINGUAGEM DE MODELAGEM UNIFICADA (UML)

O curso apresenta a história, os objetivos, os usos e as notações da UML por meio de exemplos práticos e de recursos interativos diversificados. Ao final, terá dado passos importantes rumo à utilização da UML na documentação oficial de um projeto de desenvolvimento de sistemas.

070. LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO C# – AVANÇADO

O curso ensina como elaborar sistemas completos utilizando as linguagens C# e SQL. Para isso, serão abordados temas como programação orientada a objetos, diversidade de bancos de dados, conexão com bancos de dados SQL, modelagem em camadas e criação de sistemas completos.

071. LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO JAVA – AVANÇADO

O curso ensina como o Java pode ser estruturado para a Programação Orientada a Objetos (POO) e conhecer seus elementos, classes e métodos. Aborda também como utilizar técnicas avançadas, tais como abstração e encapsulamento.

072. LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO JAVA – BÁSICO

O curso apresenta os primeiros passos para programar em Java.

073. PROJETOS DE SISTEMAS DE TI

Neste curso, você aprenderá diferentes metodologias por meio das quais é possível projetar sistemas complexos e, também, obterá conhecimentos sobre itens fundamentais para projetar sistemas de TI, tais como o levantamento de requisitos e a construção de diagramas de fluxo de dados (DFD). O curso oferece, ainda, estudos de casos reais de desenvolvimento de sistemas de TI, para que você possa visualizar como aplicar as metodologias apresentadas na prática.

074. DESENVOLVENDO APLICAÇÕES MOBILE COM ANDROID STUDIO

O curso foi desenvolvido para quem deseja dar seus primeiros passos no desenvolvimento de aplicações mobile por meio do Android Studio.

075. FUNDAMENTOS DAS APLICAÇÕES MÓVEIS

O curso apresenta os conhecimentos fundamentais das aplicações móveis, que certamente serão úteis para desenvolver um desenvolvedor de soluções mobile.

076. FUNDAMENTOS DO DESIGN GRÁFICO

O curso apresenta os conceitos fundamentais do Design Gráfico, tais como composição de imagens, produção e tratamento de imagens, teoria das cores e tipografia, além dos conceitos e ferramentas para a edição de imagens.

077. HTML – AVANÇADO

O curso ensina criar e formatar tabelas, frames e formulários, além de documentar páginas. Também apresenta a tag META para a inserção de metadados que servem para descrever as definições da página, incluir palavras-chaves, entre outros dados que não aparecem para o usuário, mas que são utilizados pelos navegadores e sistemas de busca.

078. HTML – BÁSICO

O curso foi desenvolvido para auxiliar na criação de páginas web, por meio do Hyper Text Markup Language – mais conhecido como HTML.

079. HTML E CSS NA PRÁTICA

O curso ensina o que é necessário para produzir um website utilizando as linguagens HTML5 e CSS. Por meio das várias demonstrações disponibilizadas, pode-se ter a compreensão de como codificar um website com layout moderno, agradável e tecnologia responsiva.

080. INOVANDO COM CSS

Dividido em cinco módulos, este conteúdo lhe proporcionará conhecimentos básicos na linguagem de formatação Cascading Style Sheets (CSS). Para isso, apresentamos exemplos de aplicação e exploramos suas principais propriedades e atributos, além de oferecer dicas e curiosidades sobre a evolução HTML/CSS.

081. INTRODUÇÃO AO JAVASCRIPT

O curso ensina as noções básicas da Linguagem JavaScript podendo ser utilizada para esboçar o comportamento de uma página web por meio da ocorrência de um evento.

082. FUNDAMENTOS DE COBIT® 4.1

O curso apresenta os fundamentos da versão 4.1 do COBIT® e s todos os domínios e os processos que a compõe.

083. FUNDAMENTOS DE GOVERNANÇA DE TI

O curso apresenta os fundamentos básicos da Governança de TI, com destaque para conceitos como planejamento estratégico de TI, medição de desempenho, plano de contingência e gerenciamento de riscos de TI.

084. FUNDAMENTOS DE ITIL

Dividido em cinco capítulos, este curso apresenta os conceitos básicos da gestão de serviços da TI e os principais processos descritos na biblioteca ITIL, estrutura de gerenciamento de serviços de TI mais adotada mundialmente na atualidade.

085. FUNDAMENTOS DE TI: HARDWARE E SOFTWARE

O curso apresenta os fundamentos da área da Tecnologia da Informação (TI), a evolução da computação e da informática e permite compreender como ocorre o armazenamento, a representação das informações nos computadores e quais são os principais componentes e dispositivos dos computadores pessoais.

086. INTRODUÇÃO A REDES DE COMPUTADORES

Nos três capítulos deste curso, são abordados os conceitos importantes sobre como as redes funcionam focando temas como tipos de redes, meios e formas de transmissão de dados, cabeamento estruturado, arquitetura de redes, protocolo TCP/IP, entre outros.

087. SEGURANÇA EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

O curso ensina os aspectos fundamentais da segurança em tecnologia da informação e as boas práticas para combater riscos, ameaças e ataques virtuais.

088. MICROSOFT POWERPOINT 2010 – AVANÇADO

O curso apresenta elementos e funções do programa que podem ajudá-lo a fazer apresentações com um visual profissional e dinâmico com abordagem do uso de objetos gráficos, como o SmartArt, além da utilização de vídeos, sons, entre outros. 

089. MICROSOFT POWERPOINT 2010 – BÁSICO

O curso apresenta as principais as melhorias da versão e exemplos práticos para usar as principais funções do aplicativo.

090. MICROSOFT WORD 2010 – BÁSICO

O curso apresenta as dicas básicas que mostram desde como acessar o programa até como inserir conteúdo em um documento.

091. MICROSOFT WORD 2010 – AVANÇADO

O curso aborda diversos temas como o uso de notas de referência, revisão e proteção de um documento e os procedimentos certos para criar uma mala direta e imprimir envelopes e etiquetas personalizados.

092. MICROSOFT WORD 2010 – INTERMEDIÁRIO

O curso se aprofunda em alguns aspectos para a aproveitar o melhor do software, dividido em cinco módulos, aborda temas sobre o uso de imagens, clip-arts e outros elementos gráficos.

093. SISTEMAS OPERACIONAIS – CONCEITOS BÁSICOS

O curso é voltado para usuários iniciantes, o estudante conhecerá desde o contexto do surgimento e evolução dos sistemas operacionais até como fazer o gerenciamento de arquivos e o controle de acesso a grupos de usuários.

094. APRENDENDO NA WEB

O curso apresenta ferramentas e ambientes úteis e oferece dicas sobre como aproveitar a enorme quantidade de informações oferecidas na web. 

095. ATENDIMENTO AO PÚBLICO

O objetivo deste curso é apresentar noções de atendimento, suas diferentes formas e técnicas, e, principalmente, o que é preciso fazer para que uma pessoa se sinta bem atendida. 

096. INTRODUÇÃO À COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

O curso apresenta os principais preceitos para que o processo de comunicação se estabeleça de maneira satisfatória, bem como o papel das pessoas em processos de comunicação para atingir objetivos pessoais e organizacionais.

097. COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

O curso tem como objetivo mostrar a importância de desenvolver a capacidade de se comunicar bem tanto na forma escrita quanto na forma oral, como fator de diferenciação no mercado de trabalho.

098. DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

O curso apresenta temas relacionados à entrada no mercado de trabalho ou à atualização profissional. 

099. FINANÇAS PESSOAIS

O curso apresenta dicas sobre como construir e administrar o orçamento pessoal e/ou familiar, além de mostrar como estabelecer um planejamento financeiro para definir objetivos e conquistá-los.

100. ORGANIZAÇÃO PESSOAL

O curso apresenta informações importantes sobre a organização pessoal, com dicas básicas para administrar melhor o tempo, atividades e até mesmo a gestão financeira. 

101. POSTURA E IMAGEM PROFISSIONAL

O curso tem como objetivo mostrar a importância de uma postura e imagem profissionais apropriadas como fator de diferenciação no mercado de trabalho. São três capítulos que passam por diversos temas, entre eles, a importância da comunicação – seja ela oral, escrita ou não verbal –, competências socioemocionais, além de dicas para falar em público com tranquilidade e desenvoltura. 

102. RESPONSABILIDADE SOCIAL E SUSTENTABILIDADE

O curso tem como objetivo tornar claro o compromisso que, atualmente, pessoas e empresas precisam ter em relação ao meio ambiente.

103. TÉCNICAS DE LAZER E RECREAÇÃO

Dividido em três módulos, o curso aborda assuntos abrangentes que vão desde as definições de lazer, recreação e entretenimento – e como elas se relacionam com questões ligadas ao lúdico e ao tempo livre –, passando pelo perfil e competências do profissional que trabalha na área, os principais locais de atuação, as diferenças entre as faixas etárias, entre muitos outros temas.

104. TÉCNICAS DE REDAÇÃO

O objetivo deste curso é aprimorar conhecimentos sobre a produção escrita. São abordados alguns gêneros, como notícia, carta do leitor (que é um instrumento importante para o exercício dos direitos de cidadão) e a dissertação-argumentativa, bastante exigida em exames vestibulares.

105. COMUNICAÇÃO ESCRITA

O curso propõe a compreensão dos pontos gramaticais essenciais para escrever corretamente, entre eles, pontuação, crase e ortografia.

106. MATEMÁTICA FINANCEIRA COM O USO DA HP 12C

O curso apresenta os conceitos básicos dessa disciplina por meio da calculadora HP 12C. Além das explicações teóricas, há exemplos práticos e exercícios para fixar os conceitos que podem ser aplicados tanto em sua vida pessoal quanto na profissional.

 

SEBRAE – SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

107. MARKETING DIGITAL PARA O EMPREENDEDOR

O curso permite como construir e monitorar uma estratégia de marketing digital para alavancar o seu negócio

108. GESTÃO FINANCEIRA

O curso apresenta métodos de como se posicionar para controlar as finanças em seu negócio.

109. BOAS PRÁTICAS NOS SERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃO

O curso oferece capacitação para quem atua nos processos de manipulação e produção de alimentos de forma segura.

110. APRENDER A EMPREENDER

Conheça as principais características que um empreendedor deve ter e aprenda os conceitos básicos sobre empreendedorismo, marketing e finanças. Se você está querendo abrir um negócio ou se acabou de abrir este curso é para você!

111. GESTÃO DE PESSOAS

O curso apresenta as ferramentas e estratégias que permitem gerenciar com eficácia os processos de recrutamento e seleção, desenvolvendo e retendo profissionais talentosos em sua equipe de trabalho.

112. COMO VENDER PELA INTERNET

O curso apresenta métodos de como a utilizar a internet para aumentar a visibilidade e as vendas do seu negócio como Microempreendedor Individual.

113. LIDERANÇA: COMO DESENVOLVER TIMES DE ALTA PERFORMANCE

O curso apresenta métodos de como se tornar um líder e conheça as ferramentas necessárias para desenvolver e engajar sua equipe.

114. INICIANDO UM PEQUENO GRANDE NEGÓCIO

O curso apresenta os princípios, fundamentos e as práticas de empreendedorismo que auxiliam na preparação para a abertura de negócios.

115. COMO PLANEJAR O SEU NEGÓCIO

O curso apresenta os aspectos do planejamento que servem como pontos norteadores para a atividade empreendedora e permite aplicar as etapas para alcançar objetivos e metas do negócio.

116. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA EMPREENDEDORES

O curso oferece o entendimento para definição e aplicação de estratégias claras para o negócio expandir.

117. ESTRATÉGIA FINANCEIRA PARA O CRESCIMENTO

O curso propõe metodologias para elaborar um plano econômico e como identificar o capital necessário para o crescimento da empresa.

118. OFICINAS DE FUNILARIA SUSTENTÁVEIS

O curso permite a compreensão do que é sustentabilidade e como uma oficina de reparação automotiva pode se tornar sustentável, procurando minimizar os impactos ambientais e sociais causados por sua atividade.

119. INTERNACIONALIZAÇÃO DE STARTUPS

Este curso foi desenvolvido para o empreendedor que quer expandir o seu mercado de atuação, comercializando seus produtos ou serviços em outros países.

120. COMO CRIAR UM MODELO DE NEGÓCIO DE IMPACTO SOCIOAMBIENTAL

O curso apresenta os modelos de negócios de impacto socioambiental com foco na transformação de realidades por meio do empreendedorismo com propósito.

121. COMO EXPANDIR SEU NEGÓCIO

O curso apresenta os direitos e deveres do Microempreendedor Individual e da Microempresa, identificando as diferenças entre o MEI e a ME.

122. EXPANSÃO – A ESTRATÉGIA DE CRESCIMENTO CERTA PARA SEU NEGÓCIO

O curso propõe conhecimento para o entendimento e a definição do melhor modelo para expansão do negócio e crescimento com planejamento.

123. INOVAÇÃO DE IMPACTO PARA STARTUPS

O curso apresenta metodologias para negócios de impacto, tese de impacto, modelo de negócio de impacto, impacto socioambiental, público, mensuração etc.

124. ACESSO A MERCADO PARA STARTUPS

O curso apresenta os conceitos de marketing digital, funil de vendas, conversão, análise de retorno, vendas, metodologia de vendas B2B.

125. MODELAGEM E VALIDAÇÃO DA PROPOSTA DE VALOR PARA STARTUPS

O curso propõe o entendimento sobre as tarefas do cliente e os problemas que ele enfrenta para cumpri-las com as soluções atuais com a utilização do canvas para criar a proposta de valor entre as necessidades do cliente e a sua solução.

126. PROPRIEDADE INTELECTUAL PARA STARTUPS

O curso apresenta conceitos de marcas, patentes e alternativas de apoio na busca de financiamento para projetos de pesquisa e desenvolvimento.

127. MODELAGEM FINANCEIRA PARA STARTUPS

O curso apresenta conceitos de custos, modelos tradicionais e inovadores de precificação, fluxo de caixa, valuation, modelo de negócios etc.

128. ACESSO A CAPITAL PARA STARTUPS

O curso apresenta os tipos de financiamento, instrumentos de fomento, captação de recursos, pitch e estratégias de negócio.

129. FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA

O curso permite o conhecimento para estruturar e analisar os custos da empresa para estipular o preço de venda adequado para os produtos ou serviços.

130. CONTRATO DE TRABALHO

O curso oferece capacitação para o aprendizado das leis trabalhistas e formas de contrato de trabalho.

131. GESTÃO DE PESSOAS

O curso apresenta estratégias que permitem gerenciar com eficácia os processos de recrutamento e seleção, desenvolvendo e retendo profissionais talentosos em sua equipe de trabalho.

132. COMO ADMINISTRAR UM PEQUENO NEGÓCIO

O curso tem como objetivo apresentar os conceitos básicos da administração, como cliente, fornecedor, concorrentes, estabelecimento de metas, controle do dinheiro e análise de resultados.

133. COMO AUMENTAR SUAS VENDAS

O curso oferece capacitação para aumentar as vendas utilizando os principais componentes de marketing: produto/serviço, preço, ponto e promoção.

134. COMO CONTROLAR O FLUXO DE CAIXA

O curso apresenta conceitos e metodologias para a gestão financeira do negócio, prevendo os gastos e as entradas.

135. COMO VENDER MAIS E MELHOR

Aprenda a definir metas e ações para conquistar mais clientes e gerar melhores resultados para o seu negócio.

136. COMO UNIR FORÇAS PARA CRESCER

O curso apresenta a importância de atuar coletivamente para ter sucesso nos negócios, conhecendo as vantagens de empreender em conjunto.

137. COMO COMPRAR BEM E DE BONS FORNECEDORES

O curso ensina estratégias valiosas para comprar bem, adquirir insumos de qualidade e obter preços e prazos favoráveis aos pagamentos, aumentando a lucratividade dos seus negócios.

138. COMO AGIR DE MANEIRA EMPREENDEDORA

O curso apresenta conhecimentos sobre empreendedorismo e quais são as atitudes necessárias para o sucesso do negócio.

139. COMO DEFINIR PREÇO DE VENDA

O curso ensina a calcular gastos, a margem de lucro e o ponto de equilíbrio operacional do seu negócio para a formação de preço do seu produto ou serviço.

140. EMPREENDEDORISMO COMO OPÇÃO DE CARREIRA

Você é empreendedor? Ter uma ideia é diferente de ter uma oportunidade? Veja neste curso que empreender é um comportamento que você pode desenvolver.

141. DESIGN NA EMPRESA

O curso ensina como utilizar os princípios do design na gestão de negócios.

142. CRIATIVIDADE

Criatividade e sucesso nos negócios! O passo-a-passo do pensamento criativo é uma ferramenta para o crescimento e a inovação dos empreendimentos.

143. INOVAÇÃO

O curso apresenta os principais conceitos relacionados à inovação e transforme a sua empresa em um negócio inovador, favorecendo a competitividade e a lucratividade.

144. COMO DIVULGAR SUA EMPRESA

O curso oferece capacitação para uma divulgação adequada da sua empresa e ensina estratégias de comunicação para alavancar as vendas.

145. RECEITA DE SUCESSO – EQUIPE E ATENDIMENTO

Este curso te oferece as informações essenciais para recrutar e contratar colaboradores, treinar, avaliar e gerir a equipe visando o bom atendimento e a fidelização dos clientes.

146. RECEITA DE SUCESSO – CARDÁPIO, COZINHA E ALIMENTOS

Aprenda estratégias e técnicas sobre a elaboração, o planejamento e a atratividade dos cardápios. Neste curso, você também vai aprender sobre o fluxo de trabalho e os controles necessários para o monitoramento da gestão operacional na produção e manipulação de comidas.

147. FLUXO DE CAIXA- MEI

O curso ensina como administrar corretamente as entradas e saídas da empresa.

148. GANHE MERCADO COM O PLANO DE MARKETING

O curso ensina a planejar ações de marketing adequadas para o desenvolvimento de produtos e expansão das vendas, tem por objetivo auxiliar a alcançar o crescimento empresarial e a competitividade no mercado.

149. GESTÃO DE EQUIPES COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO

O curso oferece ferramentas e técnicas de estruturação organizacional, recrutamento e seleção e, também, a importância do gestor para o desenvolvimento de um time de alta performance.

150. ATRATIVOS TURÍSTICOS

Seja capaz de elaborar e implantar um plano de ação para desenvolver ou aprimorar atrativos turísticos gerando oportunidades de negócios.

151. CONTROLE DE GASTOS NO SERVIÇO

Você sabe o valor da hora trabalhada em sua empresa? Quanto custa para ela funcionar? Aprenda neste curso como controlar os gastos e aumentar a lucratividade.

152. RECEITA DE SUCESSO- SEU NEGÓCIO NO CAMINHO CERTO

Entender a documentação necessária que os empresários devem dispor aos órgãos fiscalizadores dos pequenos negócios de alimentação fora do lar.

153. VIABILIDADE DE NEGÓCIOS

O curso ensina a identificar e controlar os custos e despesas de seus serviços, sabendo quando interferir em seus preços, tomar decisões estratégicas sobre a redução de gastos e ampliação de margem de lucro de sua empresa.

154. GESTÃO FINANCEIRA

Muitos problemas de uma empresa podem ser solucionados com uma boa gestão financeira. Veja neste curso como se posicionar para controlar as finanças em seu negócio.

155. CONTROLE DE GASTOS NO COMÉRCIO

Quanto realmente custa o produto do seu comércio? E quanto é gasto em sua empresa? Neste curso você aprende a administrar os custos e as despesas do seu negócio e como tomar decisões para diminuí-los, aumentando o lucro.

156. CONTROLE DE GASTOS NA INDÚSTRIA

Este curso oferece capacitação para o controle de gastos na indústria, visando refinar estratégias, adequar o preço de produtos e aumentar a margem de lucro.

157. APRENDA A PLANEJAR AS ESTRATÉGIAS DO SEU NEGÓCIO

O curso apresenta as etapas do planejamento estratégico e a montar estratégias de competitividade para atingir um bom desempenho do seu negócio.

158. LOGÍSTICA PARA COMÉRCIO ELETRÔNICO

Aprenda as práticas logísticas e as estratégias mais adequadas ao e-commerce e obtenha um diferencial competitivo par ao seu negócio!

159. ESTRATÉGIAS DE VENDAS PARA COMÉRCIO ELETRÔNICO

Conhecer as informações sobre internet e e-commerce, além de apresentar ferramentas e técnicas de vendas, planejamento de ações e divulgação e, ainda, métricas e pós-venda.

160. GESTÃO ESTRATÉGICA PARA COMÉRCIO ELETRÔNICO

O curso ensina o processo de gestão do comércio eletrônico, que vai desde o pedido feito no site até a liberação dele para faturamento e entrega. A gestão estratégica para comércio eletrônico permite adquirir conhecimentos fundamentais e detalhado para estar preparado para o e-commerce. 

161. COMO CRIAR UMA PÁGINA NO FACEBOOK

Informar ao empreendedor sobre a importância de garantir sua presença on-line e apresentar o passo a passo para a criação de uma página empresarial no Facebook.

162. COMO CONSTRUIR UMA LOJA VIRTUAL

O curso oferece capacitação para compreender a evolução do uso da Internet para tornar a sua loja virtual uma realidade.

163. COMO USAR SITES DE BUSCA PARA SUA EMPRESA

Entenda como utilizar os sites de busca para melhorar sua posição estratégica no mundo virtual e obter informações para a tomada de decisões no negócio.

164. COMO CRIAR UM SITE PARA SUA EMPRESA

O curso ensina construir seu próprio site a partir de uma plataforma gratuita e reconhecer o potencial da internet para oportunidades de negócios.

165. COMO ANUNCIAR EM SITES DE VENDAS

O curso ensina tudo sobre ecommerce, site de vendas e outras dicas e temas sobre vendas pela internet. 

166. SUA EMPRESA NAS REDES SOCIAIS

O curso ensina como planejar a presença digital de sua empresa.

167. COMO SE TORNAR UM MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL

O curso apresenta os conceitos, os critérios simplificados para a legalização e o tratamento tributário especial para o Microempreendedor Individual.

168. COMUNICAÇÃO E RELACIONAMENTO COM SEUS CLIENTES

O curso ensina compreender as possibilidades para alcançar melhores resultados com a adoção de ações de comunicação mais estratégicas e assertivas.

169. COMO GERENCIAR AS FINANÇAS DA SUA EMPRESA

O curso oferece capacitação para aprender a importância de gerenciar as finanças da sua empresa para alcançar melhores resultados.

170. COMO ELABORAR UM PLANO DE NEGÓCIO

O curso ensina o passo a passo para montar um plano de negócios para o empreendimento atual ou futuro, focando na competitividade e inovação.

171. COMO ADMINISTRAR UMA EMPRESA FAMILIAR

Conheça as principais características de uma empresa familiar e as etapas essenciais para a sucessão empresarial.

172. COMO FUNCIONA UMA FRANQUIA

Compreenda os conceitos fundamentais e os passos para a análise e a decisão de se tornar um franqueado.

173. COMO CAPTAR RECURSOS PARA O SEU NEGÓCIO

Entenda quando, onde e como buscar financiamentos em bancos comerciais, agências de fomento ou bancos de desenvolvimento.

174. COMO DESENVOLVER NEGÓCIOS INOVADORES

Conheça os fundamentos de modelagem de um negócio por meio do Canvas.

175. EDUCAÇÃO FINANCEIRA EMPRESARIAL

Entenda as vantagens da educação financeira e de que forma ela pode estimular a utilização das ferramentas de gestão dentro da empresa.

176. TRANSFORME SUA IDEIA EM MODELO DE NEGÓCIO

Entenda como criar modelos de negócios inovadores, aumentando as chances de sucesso do seu atual ou futuro negócio.

177. PLANEJAMENTO DE MARKETING- FERRAMENTAS PRÁTICAS

Aprenda a usar três importantes ferramentas de marketing: persona, jornada do cliente e funil de vendas.

178. NEGOCIAÇÃO

O curso apresenta estratégias para melhorar as negociações com colaboradores, clientes e fornecedores.

179. RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL

Aprenda o que é responsabilidade social, sua importância para a qualidade de vida e o bem-estar da sociedade e os benefícios para sua empresa.

180. INICIANDO NA IMPORTAÇÃO

O curso ensina como realizar importações dentro das normas previstas pelos órgãos reguladores.

181. EXPORTAÇÃO: SEU NEGÓCIO CRUZANDO FRONTEIRAS

O curso apresenta as formas e procedimentos de exportação para adequar a empresa de micro e pequeno porte às exigências do mercado internacional.

182. PLANEJE-SE PARA O COMÉRCIO ELETRÔNICO

Este curso é uma excelente oportunidade para pequenos negócios, nele são apresentadas as formas e procedimentos para implementar comércio eletrônico na sua empresa.

183. GESTÃO DE EQUIPE DE VENDAS

Aprenda como treinar e gerir uma equipe de vendas, desde a seleção de pessoal até a motivação para alcançar resultados.

184. A LIDERANÇA NA GESTÃO DE EQUIPES

O curso ensina como se organizar, ter disciplina, resolver conflitos e comunicar melhor para otimizar seus resultados com sua equipe.

185. QUALIDADE NO ATENDIMENTO AO CLIENTE

O curso analisa situações reais de atendimento, ensina como atender com qualidade e como atuar para suprir as necessidades do cliente mesmo nas piores situações

186. SUA STARTUP ESTÁ PRONTA PARA CAPTAR RECURSOS?

O curso ensina avaliar o momento da startup e do projeto para buscar a melhor modalidade de investimento.

187. DESPERTANDO PARA O LEAN

Conheça nesse curso os princípios e vantagens do Lean, uma filosofia de gestão inspirada em práticas e resultados do Sistema Toyota.

188. FERRAMENTAS LEAN

Obtenha eficiência total utilizando a ferramenta Lean. Este curso apresenta os conhecimentos necessários para o desenvolvimento de processos mais enxutos.

189. SUCESSÃO EMPRESARIAL

O curso ensina a planejar antecipadamente o processo de sucessão na empresa, garantindo o destino dela e a melhor decisão para o negócio e os sucessores.

190. MANTENDO O ESTOQUE EM DIA

Entenda como um bom gerenciamento de estoque pode aumentar o lucro da empresa ao fornecer o exato controle do fluxo dos seus produtos.  O curso ensina como manter o estoque organizado e otimizado.

191. PLANEJE-SE PARA O COMÉRCIO ELETRÔNICO

O curso apresenta formas e procedimentos para implementar comércio eletrônico na sua empresa.

192. FORMAÇÃO DE EQUIPES COMO ESTRATÉGIA DE SUCESSO

O curso permite a compreensão de métodos para a formação de equipes motivadas pode ser uma das estratégias de sucesso fundamentais para o seu negócio.

193. QUANTO VALE A MINHA EMPRESA?

O curso ensina a calcular o valor da sua empresa com os diferentes métodos de valuation e quanto vale o negócio na percepção do mercado, considerando ativos tangíveis, intangíveis e o capital intelectual.

194. JÁ SOU EMPRESÁRIO. E AGORA?

Descubra qual quais são os pontos de controle fundamentais do pequeno negócio e o que se deve fazer no início da jornada para garantir o sucesso do empreendimento.

195. COMO TER IDEIAS CRIATIVAS E INOVAR NA PRÁTICA?

O curso visa estimular a criatividade nos negócios através de ferramentas e aplicação prática com histórias de empresas reais.

196. IDENTIDADE EMPREENDEDORA

O curso apresenta os tipos de personalidades empresariais para aprimorar as oportunidades de negócio.

197. PLANEJAMENTO PARA INOVAR- FERRAMENTAS PARTE II

O curso ensina a aplicar de forma prática ferramentas de planejamento que estimulam a inovação nos negócios, através técnicas que incentivam a colaboração, a criatividade e geração de novas ideias para repensar o posicionamento estratégico do seu negócio.

198. IMPORTAÇÃO: COMO COMPRAR DO MUNDO

A importação pode ser mais uma oportunidade de diversificação de fornecedores, produtos e serviços. Entenda o processo de importação e monte um plano de ação prático para comprar do mundo.

199. RECRUTAMENTO E SELEÇÃO: COMO FORMAR UM TIME VENCEDOR

Entenda a importância das pessoas na empresa e aprenda as melhores ferramentas de gestão e recrutamento para que a captação de profissionais seja eficiente.

200. COMO TER IDEIAS CRIATIVAS E INOVAR NA PRÁTICA?

O curso visa estimular a criatividade nos negócios através de ferramentas criativas e aplicação prática com histórias de empresas reais.

201. VAREJO DE MODA – O PONTO DE VENDA COMO EXPERIÊNCIA

Como ter uma loja de roupas, sapatos e acessórios atrativa? Aprenda nesse curso a organizar os produtos, a vitrine, os provadores e o caminho visual do cliente.

202. FORMAÇÃO DE EQUIPES COMO ESTRATÉGIA DE SUCESSO

Quer fazer sua empresa crescer e ainda ganhar a admiração de seus colaboradores? Entenda como a formação de equipes motivadas pode ser uma das estratégias de sucesso fundamentais para o seu negócio.

203. APRENDER A EMPREENDER

Conheça as principais características de um empreendedor e aprenda os conceitos básicos sobre empreendedorismo, marketing e finanças. 

204. INICIANDO UM PEQUENO GRANDE NEGÓCIO

Conheça princípios, fundamentos e práticas de empreendedorismo que auxiliam na preparação para a abertura de negócios.

205. ANÁLISE DE NEGÓCIO – PESQUISA DE MERCADO

Aprenda a elaborar e a aplicar uma pesquisa de mercado para adquirir o conhecimento necessário antes de tomar decisões sobre a sua empresa.

206. GESTÃO EMPRESARIAL INTEGRADA

Compreenda a empresa como organização sistêmica e tome atitudes em busca da eficácia empresarial com foco na gestão integrada.

207. COMO FORMALIZAR SEU NEGÓCIO COMO MEI

Conheça os benefícios e os passo a passo de se formalizar como microempreendedor individual e quais os riscos em manter uma empresa informal.

208. COMO ANALISAR O MERCADO

Aprenda como analisar o mercado ideal para o negócio e identificar as mudanças de mercado e o movimento da concorrência.

209. COMO RECONHECER CARACTERÍSTICAS EMPREENDEDORAS

Neste curso você aprenderá sobre empreendedorismo e sobre as características que o empreendedor de sucesso deve ter para a tomada de decisões.

210. BOAS PRÁTICAS NOS SERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃO

O curso oferece capacitação para quem atua nos processos de manipulação e produção de alimentos de forma segura.

211. MEG NA AVALIAÇÃO DA GESTÃO DE NEGÓCIOS

Conheça os fundamentos e os critérios que compõem o modelo de excelência da gestão (MEG), além dos requisitos para a inserção de seus negócios nesse modelo.

 

SENAC- SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL 

212. DOCÊNCIA E MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA ON-LINE

Este curso tem como objetivo contextualizar o EAD no Brasil e desenvolver aspectos formativos para a docência nessa modalidade. 

213. ELABORAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS COM RECURSOS TECNOLÓGICOS

O curso capacita para a produção e curadoria de materiais e conteúdos a serem utilizados em aulas, cursos, palestras, conferências, dentre outros, nos formatos presencial, semipresencial ou a distância, atualizando-os em relação às boas práticas e às tecnologias emergentes no segmento educacional

214. PRODUÇÃO DE CONTEÚDO PARA EAD

O curso tem como objetivo instrumentalizar os participantes para o desenvolvimento de conteúdos em cursos a distância ou semipresenciais, com base em premissas pedagógicas e comunicacionais, utilizando recursos no campo das tecnologias da informação. 

215. ESTRATÉGIAS DE NEGOCIAÇÃO INTERNACIONAL

O curso tem como objetivo capacitar os participantes para aplicação das técnicas, ferramentas e conceitos utilizados nas negociações internacionais. 

216. GESTÃO DAS POTENCIALIDADES HUMANAS E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

O curso tem como objetivo capacitar os participantes para reconhecer as potencialidades humanas necessárias para a realização adequada das funções e atividades que estão sob sua responsabilidade, avaliar o desempenho dos profissionais e desenvolver suas habilidades no contexto corporativo, utilizando as metodologias disponíveis, com ênfase na gestão por competências.

217. LOGÍSTICA INTERNACIONAL E OPERAÇÕES GLOBAIS

O curso ensina a analisar, planejar, coordenar as etapas logísticas em um processo internacional, ativando conhecimentos, atitudes e habilidades para melhor atender aos clientes por meio de serviços que possam aumentar a transparência das informações, agilizar e reduzir custos e riscos na cadeia em que está inserida a empresa.

218. PRIMEIROS PASSOS PARA EMPREENDER

Este curso tem como objetivo capacitar para os conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA) pessoais característicos do empreendedor de sucesso e reconhecer as variáveis intervenientes na dinâmica empresarial que asseguram o sucesso do empreendimento e/ou reduzem a possibilidade de fracasso.

219. SUPPLY CHAIN MANAGEMENT

O programa visa contribuir com o processo de gerenciamento dos processos logísticos na cadeia de valor de forma a integrar, agilizar, reduzir custos e melhorar o nível de serviço, por meio das sinergias entre as áreas da cadeia de suprimentos, mobilizando para isto, conhecimentos, habilidades e valores que promovam estes objetivos.

220. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO ORIENTADO AO SETOR PÚBLICO

O curso tem como objetivo refletir sobre o planejamento estratégico como um processo contínuo e dinâmico de gestão que auxilia no mapeamento e alinhamento dos objetivos das organizações e na execução das políticas públicas, considerando as transformações ocorridas nos âmbitos político, econômico e social. 

221. ENVELHECIMENTO CEREBRAL E SAÚDE MENTAL NA VELHICE

A proposta do curso é capacitar os profissionais em relação à saúde mental na velhice e às alterações cognitivas ao longo do envelhecimento.

222. APROVEITAMENTO INTEGRAL DE ALIMENTOS

O objetivo deste curso é apresentar o conceito de aproveitamento de alimentos, seus aspectos econômico, nutricional e de sustentabilidade, bem como as suas vantagens.

223. ESTILO E IMAGEM PESSOAL

O objetivo do curso é apresentar os diferentes estilos de se vestir. O curso promove o autoconhecimento como ferramenta indispensável na arte do bem vestir e promove reflexões sobre o estilo pessoal e do ambiente.

224. LÍDER COACH

Aperfeiçoar os profissionais de Gestão e Negócios no exercício da liderança baseada nos princípios de Coaching, com foco no desenvolvimento de pessoas e ampliação da competitividade das organizações.

225. FUNDAMENTOS PARA O RELACIONAMENTO INTERPESSOAL

O curso proporciona o desenvolvimento de atitudes comportamentais adequadas, estabelecendo harmonia no ambiente de trabalho e no ambiente social. Este curso oportuniza condições de reflexão e mudança de comportamentos, motivando a integração entre as pessoas.

 

SENAI – SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL 

226. CURSO ECONOMIA CIRCULAR 

O curso tem como objetivo apresentar o modelo de produção circular, identificando o sistema econômico vigente e compreendendo as formas de transição nas esferas comportamental, empresarial e político-institucional.

227. DESVENDANDO O BIM

O curso tem por objetivo apresentar a metodologia BIM, sua influência, requisitos e benefícios para cadeia de construção civil.

228. EMPREENDER SENAI

O curso tem por objetivo propiciar a base conceitual e de ferramentas de gestão que lhe suportem na estruturação de um negócio próprio considerando viabilidade, público-alvo, habilidades pessoais, análise de mercado e aspectos legais.

229. CURSO DESVENDANDO A BLOCKCHAIN

O curso tem por objetivo apresentar a tecnologia da Blockchain, propiciando a obtenção da base conceitual desta tecnologia, seu funcionamento e os benefícios que ela proporciona para o mundo dos negócios.

230. DESVENDANDO A INDÚSTRIA 4.0

O curso apresentar a Indústria 4.0, propiciando a introdução ao tema e a obtenção da base conceitual das tecnologias habilitadoras que suportam a Indústria 4.0.

231. COMPETÊNCIA TRANSVERSAL – CONSUMO CONSCIENTE DE ENERGIA

O curso apresenta os impactos da má utilização de energia elétrica e como isso afeta a sociedade direta e indiretamente.

232. COMPETÊNCIA TRANSVERSAL – EDUCAÇÃO AMBIENTAL

O curso apresenta os princípios básicos de educação ambiental, as ações de proteção ao meio ambiente tendo em vista a responsabilidade social.

233. COMPETÊNCIA TRANSVERSAL – FINANÇAS PESSOAIS

O curso propõe tornar o estudante apto a identificar a importância do equilíbrio financeiro para obter mais qualidade de vida, tranquilidade e motivação.

234. COMPETÊNCIA TRANSVERSAL – FUNDAMENTOS DE LOGÍSTICA

O curso apresenta as questões fundamentais da logística, seu histórico, conceitos, e de como utilizar melhor a logística num ambiente empresarial envolvido no mercado globalizado.

235. COMPETÊNCIA TRANSVERSAL – LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO

Conhecer os princípios básicos da lógica de programação para poder criar sites, desenvolver games e programar robôs.

236. COMPETÊNCIA TRANSVERSAL – METROLOGIA

O curso apresenta conhecimento básico necessário à aplicação e interpretação das medidas na área da mecânica e tem como objetivo explorar os principais temas relacionados à metrologia desde os instrumentos mais básicos como as réguas até instrumentos com um grau maior de precisão.

237. COMPETÊNCIA TRANSVERSAL – NOÇÕES BÁSICAS DE MECÂNICA AUTOMOTIVA

O curso aborda os principais temas relacionados à mecânica automotiva, desde os conceitos básicos até a conceituação de funcionamento e funções dos sistemas complexos, como sistemas mecânicos principais e secundários.

238. COMPETÊNCIA TRANSVERSAL – PROPRIEDADE INTELECTUAL

O curso apresenta os aspectos ligados à propriedade intelectual, bem como, os benefícios da proteção dos produtos derivados da criatividade e da inovação.

239. COMPETÊNCIA TRANSVERSAL – SEGURANÇA NO TRABALHO

O curso tem como objetivo sensibilizar para as questões básicas da prevenção de acidentes e segurança do trabalho, de forma a criar uma mentalidade prevencionista.

240. COMPETÊNCIA TRANSVERSAL – TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E   COMUNICAÇÃO

Compreender os processos da Tecnologia da Informação e Comunicação utilizados em um ambiente empresarial e industrial. O curso tem como objetivo apresentar os principais temas relacionados à infraestrutura de TI, serviços de redes, software, hardware, normas e padrões técnicos.

 

UNIVERSIDADE DE CAMBRIDGE

241. CURSO DE INGLÊS

Curso para a prática da língua inglesa. São mais de 80 atividades para todos os níveis de conhecimento do idioma.

 

UNIVERSIDADE DE STANFORD

242. DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVO DO IPHONE

O curso ensina desenvolver e programas aplicativos para iPhone.

243. CARACTERÍSTICAS DO EMPREENDEDOR BEM-SUCEDIDO

O curso apresenta a experiência, conhecimento e sabedoria de um empreendedor de sucesso.

244. DESENVOLVENDO O BUSINESS THE WAY GOOGLE IDEAS

O curso ensina como desenvolver ideias de negócios como o Google.

245. ELEMENTOS CHAVE DE SUCESSO EMPRESARIAL

Aprenda sobre os quatro elementos chave de sucesso de negócios.

246. CRIANDO STARTUPS BUSINESS THE WAY KAWASAKI

Saiba sobre startup de negócios com conselhos de Guy Kawasaki.

247. O GRANDE NÃO LÍDERES

Aprenda habilidades de liderança e estilos das práticas de grandes líderes.

248. HABILIDADES CRÍTICO PARA EMPREENDEDORES

Aprenda sobre as habilidades críticas necessárias para empreendedores de sucesso.

249. REPENSANDO O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO

Saiba como repensar … e otimizar o processo de desenvolvimento do produto

250. POR QUE VOCÊ DEVE EMPRESÁRIOS GRANDE

Saiba que, como um empreendedor ambicioso, você deve sempre pensar grande!

251. ENTENDER SEU CLIENTES PARA VENDAS DE UNIDADE

Aprenda como projetar um produto complexo permitindo que os clientes escolham como a funcionalidade do produto deve ser.

252. APRESENTANDO O ARTE DA NEGOCIAÇÃO

Aprenda ferramentas de negociação e ganhe confiança e a capacidade de obter o melhor resultado na negociação.

253. CONHECENDO A DIFERENÇA ENTRE UM IDEIA E UMA OPORTUNIDADE

Saiba como reconhecer a diferença entre uma ideia e uma oportunidade.

 

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA (UNESP)

254. ESCRITA EM LÍNGUA INGLESA

O curso apresenta gêneros do discurso e as situações sociais de uso da língua inglesa. Escrita em língua estrangeira. Aspectos linguísticos do texto escrito. Escrita como processo; criatividade e estratégias envolvidas na produção de textos escritos em língua inglesa.

255. LEITURA EM LÍNGUA INGLESA

O curso apresenta estratégias eficazes na compreensão de diferentes gêneros textuais em inglês. Instrução sobre itens da língua inglesa relevantes para a leitura. 

 

UNIVERSIDADE HARVARD

256. MELHORANDO SEUS NEGÓCIOS ATRAVÉS DE UMA CULTURA DE SAÚDE

Aprenda como uma Cultura de Saúde pode transformar seus negócios para melhorar o bem-estar de seus funcionários e empresa, enquanto aumenta a receita.

257. MULHERES FAZENDO HISTÓRIA: DEZ OBJETOS, MUITAS HISTÓRIAS

Aprenda como as mulheres americanas criaram, enfrentaram e adotaram mudanças no século XX, enquanto exploravam dez objetos da Biblioteca Schlesinger de Radcliffe.

 

USP – UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

258. INTRODUÇÃO À CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO COM PYTHON PARTE 1

O curso apresenta os principais conceitos introdutórios de Ciência da Computação e para desenvolvimento de pequenos programas na linguagem Python. 

259. INTRODUÇÃO À CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO COM PYTHON PARTE 2

Este curso é a segunda parte do Curso Ciência da Computação dom Python, que apresenta os principais conceitos introdutórios de Ciência da Computação e aprenderá a desenvolver pequenos programas na linguagem Python.

260. MARKETING DIGITAL

O curso apresenta os principais pontos do Marketing como ROI, SEO, SEM, Testes AB e como gerenciar o funil de conversão e como usar plataformas como Google adwords e Analytics, Facebook Ads e Email Marketing.

261. MARKETING E VENDAS B2B: FECHANDO NOVOS NEGÓCIOS

O curso permite conhecimento para aumentar as vendas em negócios B2B com técnicas e estratégias de Marketing com conteúdo teóricos e práticos dados pelos profissionais das maiores startups brasileiras, como Lean Survey, looqbox, Colaboradores, entre outras.

262. INOVE NA GESTÃO DE EQUIPES E NEGÓCIOS: O CRESCIMENTO DA EMPRESA

O curso proporciona o conhecimento para gerir equipes, desenvolver estratégias, escalar, criar e manter a cultura, gerir e contratar equipes, desenvolver produtos e como cuidar da operação da empresa.

263. UX / UI: FUNDAMENTOS PARA O DESIGN DE INTERFACE

O curso apresenta os conceitos para criar a melhor experiência para o usuário, formas de gerar ideias, princípios básicos de design e como desenvolver interfaces de aplicativos e sites.

264. CONSOLIDANDO EMPRESAS: ESTRUTURA JURÍDICA E FINANCEIRA

O curso oferece entendimento sobre como conseguir um CNPJ, como oficializar uma sociedade e as minúcias de capital SA, LTDA e EIRELI. Apresenta os diferentes tipos de contratação, regulamentação, como funcionam investimentos e valuation para startups, básicos em planejamento fiscal e gestão financeira, como funciona a proteção intelectual, entre outros temas importantes para dar o próximo passo no seu negócio.

265. ECONOMETRIA BÁSICA APLICADA

O curso apresenta métodos de estimação de modelos lineares que relacionam variáveis econômicas. Espera-se que o aluno seja capaz de entender modelos simples e testar hipóteses sobre os modelos de interesse

266. INTRODUÇÃO À ANÁLISE MACROECONÔMICA

O curso tem como objetivo apresentar a estrutura lógica (modelos) da macroeconomia moderna, de maneira simples e com auxílio de gráficos básicos e intuitivos. 

267. INTRODUÇÃO AO TESTE DE SOFTWARE

O curso planejado para servir como um guia para pessoas que necessitam de uma fonte de consulta e/ou aprendizado na área.

268. PROGRAMA DE CURSOS INTEGRADOS INTRODUÇÃO AOS PRINCÍPIOS E PRÁTICAS DA GESTÃO DE PROJETOS

O curso apresenta fundamentos da gestão de projetos capacitando para gerenciamento do escopo do produto, definição do plano de estrutura do projeto, criação do plano e o orçamento do projeto, definição e a alocação de recursos, gerenciamento do desenvolvimento do projeto, identificação e administração de riscos e mudanças.

269. ESTATÍSTICA NÃO-PARAMÉTRICA PARA A TOMADA DE DECISÃO

O curso apresenta os conceitos e a prática para testes estatísticos não paramétricos que permitem trabalhar com pequenas amostras ou amostras das quais não se tenha certeza de que sejam provenientes de população com distribuição normal, assumindo poucas hipóteses sobre a distribuição de probabilidade da população. 

270. MAPAS CONCEITUAIS PARA APRENDER E COLABORAR

O curso desenvolve a capacidade para a criação e avaliação dos mapas conceituais, representando com fidelidade o entendimento sobre o tema mapeado.