Como especialista em inclusão de jovens no mercado de trabalho, anunciamos com orgulho os grandes planos do ESPRO para o ano de 2024. Nossa missão é criar 37 mil vagas aprendiz e estágio, sendo elas: 2 mil vagas de estágio e 35 mil vagas de aprendizagem. Dedica-se particular atenção a jovens com idades entre 14 e 24 anos em todo o Brasil.

Alessandro Saade, superintendente executivo do Espro, ressalta que a aprendizagem e estágio são excelentes para jovens ingressarem no mundo profissional. Estudos mostram que, após o programa do Espro, 8 em cada 10 jovens mantêm empregos um ano depois, com 70% encontrando oportunidades formais. Contudo, temos 21% dos jovens sendo efetivados na mesma empresa, esses resultados evidenciam o impacto positivo do programa na trajetória profissional dos participantes.

Em 2024, o Espro também planeja capacitar mais de 40 mil jovens para o mercado de trabalho. Onde o Programa de Aprendizagem capacitará pelo menos 35 mil jovens, voltado para aqueles de 14 a 24 anos. O projeto de Formação para o Mundo do Trabalho (FMT) direcionará a capacitação de 5 mil jovens, com foco em indivíduos de 14 a 22 anos.

Transformando Vidas com vagas aprendiz e estágio: 45 Anos de Impacto

Completando 45 anos em 2024, o Espro encaminhou mais de 580 mil jovens para suas primeiras oportunidades de emprego. O percurso oferecido engloba o FMT, no qual os jovens exploram o ambiente corporativo, desenvolvem habilidades e atitudes esperadas pelas empresas. Durante o curso são incentivados a desenvolver senso crítico, principalmente por causa de imersões culturais, sociais e de diversidade, que contribuem para sua formação.

Ao longo de sua história, o Espro, por meio de mais de 1,2 milhão de atendimentos sociais, tem proporcionado apoio psicológico, orientação profissional, visitas domiciliares e oficinas de convivência. Em 2024, a previsão é de realizar 140 mil atendimentos nessas áreas, indicando um aumento significativo de 20 mil em comparação a 2023.

Essas assistências, segundo Alessandro Saade, sobretudo desempenham um papel crucial ao ajudar a compreender a realidade de cada comunidade atendida, pois amplia as perspectivas de inclusão social e desenvolvimento, tanto para os jovens como para suas famílias.

O Espro, ao longo dos anos, tem se destacado não apenas como uma instituição de ensino e orientação profissional, mas também como um agente transformador, promovendo o empoderamento de jovens em situação de vulnerabilidade social. Este compromisso reflete-se nos números expressivos de atendimentos sociais, reforçando a missão da organização de contribuir para um futuro mais promissor para a juventude brasileira.