Projetos Socioeducacionais

Projetos Socioeducacionais

Participantes dos programas de Socioaprendizagem e Formação para o Mundo do Trabalho têm acesso a diversos projetos do Espro, focados na transformação efetiva destes adolescentes e jovens. Conheça aqui, alguns dos destaques.
FMT

FMT

O projeto de Formação para o Mundo do Trabalho (FMT) é gratuito e oferecido a adolescentes e jovens de 14 a 22 anos, em situação de vulnerabilidade, que estejam em busca de capacitação para iniciar a vida profissional. O curso é um grande diferencial na formação, pois desenvolve habilidades necessárias à inserção no mundo do trabalho e desperta espírito empreendedor e posturas compatíveis às exigências e aos desafios do ambiente corporativo. Seja um parceiro desse projeto, o Espro atua com a formação customizada, trazendo características de acordo com o ramo de atuação desejado. Atualmente diante das condições de restrição de mobilidade, o projeto possui uma estrutura toda desenhada para aplicação no formato online, que viabiliza recursos aos jovens e uma formação de qualidade.

De Olho no Futuro

O projeto faz parte da formação dos adolescentes e jovens do Espro para o mundo do trabalho, que valoriza também o protagonismo juvenil, tendo os jovens como responsáveis por parte da organização do evento e por convidarem os palestrantes, que são, habitualmente, gestores nas empresas parceiras do Espro. A execução ocorre, durante uma semana em todas as filiais e polos, e visa disponibilizar aos adolescentes e jovens aprendizes, um encontro com profissionais de mercado de diferentes segmentos, promovendo o networking, compartilhando os desafios que enfrentaram na carreira, detalhes de sua área de atuação e estratégias para superar dificuldades.
De Olho no Futuro
Ryla – Rotary Youth Leadership Awards

Ryla – Rotary Youth Leadership Awards

O Prêmio Rotary de Liderança Juvenil (RYLA) é um programa de liderança coordenado por Rotary Clubs em todo o mundo, criado em 1971. A cada ano, milhares de jovens participam desse programa. Jovens de 13 a 30 anos são patrocinados por Rotary Clubs para participar de evento organizado pela comissão distrital do clube. No Espro o projeto acontece desde 2003 pelo Rotary Club, para estimular adolescentes e jovens, de diversas regiões do Brasil, a gerar impacto positivo para as comunidades nas quais estão inseridos. Enfatiza a liderança, cidadania, crescimento pessoal e busca oferecer aos jovens através de workshops sobre criação de estratégias inovadoras para solucionar problemas, práticas empresariais focadas na ética, empreendedorismo e outros temas.

Pro-Líder

Um projeto gratuito que oferece workshops com foco na idealização, estruturação e viabilização de projetos para o desenvolvimento de jovens líderes. Tem como objetivo despertar novas habilidades, conhecimentos, mudanças na forma de pensar, agir e encarar os valores para a transformação social.
Pro-Líder
Avança!

Avança!

É a oportunidade para os adolescentes e jovens demonstrarem e aplicarem o conhecimento adquirido durante todas as atividades práticas e teóricas do Programa de Socioaprendizagem. No Avança! adolescentes e jovens desenvolvem um projeto de vida e carreira criativo de preparação para o mundo do trabalho. Combinando atividades e processos criativos que resgatam toda a história e conhecimento obtido durante o curso, os jovens desenvolvem 7 atividades com carga horária total de 12 horas, na última etapa do Programa. Ao final do ciclo de atividades, adolescentes e jovens realizam a apresentação memorável dos projetos de vida e carreira aos colegas de turma, instrutores e gestores.

Voluntariado

O projeto de Voluntariado Espro tem por objetivo estimular o desenvolvimento de uma cultura colaborativa de sustentabilidade social e econômica. Ao garantir que experiências e conhecimentos sejam compartilhados entre voluntários, adolescentes e jovens, incentiva-se o exercício da cidadania com participação social ativa.
Voluntariado
Espro que eu vejo

Espro que eu vejo

Um projeto criado para estimular a criatividade, colaboração e inovação dos adolescentes e jovens, para que coloquem em prática as habilidades desenvolvidas durante sua formação no Espro. Além disso, o projeto tem o objetivo de potencializar as habilidades natas dos jovens, promovendo a interação entre as turmas do Programa de Aprendizagem e artistas voluntários, através da exposição de itens produzidos por eles.