Projetos Socioeducacionais

Projetos Socioeducacionais

Participantes dos programas de Socioaprendizagem e Formação para o Mundo do Trabalho têm acesso a diversos projetos do Espro, focados na transformação efetiva destes adolescentes e jovens. Conheça aqui, alguns dos destaques.
Ryla – Rotary Youth Leadership Awards

Ryla – Rotary Youth Leadership Awards

Prêmio de Liderança Juvenil, criado em 2003 pelo Rotary Club, para estimular adolescentes e jovens, de diversas regiões do Brasil, a gerar impacto positivo para as comunidades nas quais estão inseridos. Anualmente, aprendizes de todas as filiais são incentivados a desenvolver projetos e inscrevê-los no prêmio Ryla – Rotary Youth Leadership Awards, tendo as atividades coordenadas e orientadas por profissionais do Espro. Após análise de banca julgadora, os autores dos projetos de maior destaque são premiados com a participação de evento em São Paulo, durante um fim de semana, com workshops sobre criação de estratégias inovadoras para solucionar problemas, práticas empresariais focadas na ética, empreendedorismo e outros temas.

De Olho no Futuro

Realizado durante uma semana nas filiais e polos do Espro em todo o Brasil, desde 2008, o projeto De Olho no Futuro é focado em estimular o protagonismo juvenil, composto por um ciclo de palestras e rodadas de discussões que reúne aprendizes e profissionais de reconhecida atuação no mundo do trabalho. Marcado pelo protagonismo juvenil, os participantes do Programa de Socioaprendizagem são responsáveis por parte da organização do evento e por convidarem os palestrantes, que são, habitualmente, gestores nas empresas parceiras do Espro. Os profissionais compartilham os desafios que enfrentaram na carreira, detalhes de sua área de atuação e estratégias para superar dificuldades. Aos adolescentes e jovens, é uma grande oportunidade de adquirir conhecimento sobre o mundo do trabalho e refletir sobre carreira, conhecendo a história e as experiências de profissionais que já passaram por grandes empresas.
De Olho no Futuro
Avança!

Avança!

É a oportunidade para os adolescentes e jovens de demonstrarem e colocarem em prática o conhecimento adquirido durante as atividades práticas e teóricas. A iniciativa contribui para o desenvolvimento e a construção de habilidades requisitadas no mundo do trabalho e reúne um conjunto de 7 atividades com carga horária total de 12 horas, desenvolvidas na etapa final do Programa de Socioaprendizagem. Ao final do ciclo de atividades, adolescentes e jovens produzem o trabalho de conclusão aplicando todo o conhecimento adquirido ao longo da jornada. O projeto Avança! tem como objetivo promover o protagonismo juvenil proporcionando conhecimento para o futuro pessoal e profissional.

Rumo

Adolescentes e jovens do Programa de Formação Profissional para o Mundo do Trabalho são convidados a refletir sobre a vida profissional e questões comportamentais ao participar do Projeto Rumo, uma iniciativa do Rotary Club de São Paulo, realizado duas vezes por ano, desde 1998. Profissionais renomados palestram sobre a importância do comportamento ético e moral na atualidade e há workshops com profissionais convidados sobre as vantagens e dificuldades de construir uma carreira em determinado segmento, destacando a importância de sempre se aprimorar para crescer. Além da preocupação com o futuro profissional, o cuidado em relação à saúde e bem-estar também está no foco, realizando seminários conduzidos por profissionais da saúde sobre drogas, consumo de álcool, gravidez na adolescência, doenças sexualmente transmissíveis (como a AIDS, por exemplo), entre outros assuntos do mundo contemporâneo.
Rumo
Mentoria

Mentoria

Nesta iniciativa de orientação profissional, especialistas se dispõem a transmitir suas vivências e compartilhar conhecimento com os mentorados, adolescentes e jovens do Programa de Formação para o Mundo do Trabalho. O atendimento é individualizado e oferecido de maneira voluntária por colaboradores de empresas parceiras. O objetivo é instruir e apoiar os participantes numa fase decisiva de suas vidas, que é a escolha da carreira e o planejamento do futuro. Participar do projeto Mentoria é garantia de muito aprendizado para ambas as partes, pois o processo proporciona rica troca de ideias e experiências e contribui para o crescimento tanto dos adolescentes e jovens quanto dos mentores.