É com imenso orgulho que compartilhamos a história inspiradora de Alice Gomes, uma jovem aprendiz Espro da unidade de Salvador, que iniciou seu contrato conosco com um de nossos parceiros, no final de novembro e alcançou uma conquista extraordinária: participar do HMUN (Harvard Model United Nations), um projeto da Universidade de Harvard sediado em Boston. O HMUN é uma simulação das Nações Unidas, reunindo estudantes de todo o mundo para debater questões globais e praticar habilidades diplomáticas.

A aprendiz passou 5 dias no evento, custeando sua participação por meio de uma vaquinha online, onde amigos e apoiadores se uniram para arrecadar fundos. O Espro, em sua missão de ajudá-la a realizar esse sonho, colaborou pagando sua passagem de avião até Boston.

A paixão de Alice por relações internacionais, debates e simulações diplomáticas começou durante o ensino médio, onde teve experiências enriquecedoras participando de simulações da ONU. Essa paixão e dedicação a levaram a representar o Brasil na maior simulação da ONU do mundo: a Harvard Model United Nations.

Para Alice, participar da Harvard MUN é um passo importante em sua jornada rumo a uma carreira de excelência em relações internacionais. Sua trajetória até aqui foi marcada por muito empenho e dedicação, resultando em reconhecimento e oportunidades únicas.

Títulos Alcançados pela Jovem Aprendiz

Além do HMUN, Alice acumula outras conquistas impressionantes, todas fruto de seu esforço e dedicação à educação:

  • Aceita no programa de Relações Internacionais de Harvard, o HUIRSP;
  • Escritora de artigos da ENTER International, organização italiana parceira da União Europeia (Erasmus+);
  • Aceita com 95% de bolsa na LALA, a maior academia de liderança da América Latina;
  • Embaixadora do programa internacional de verão Venetian ESummer, obtendo uma bolsa integral;
  • Embaixadora da Politize!, a maior rede de líderes cidadãos no Brasil;
  • Selecionada para a Global Scholars Debate Academy, uma academia internacional de debate;
  • Dois prêmios de destaque no Econnected 2023, conferência internacional de debates;
  • Participação em mais de 15 simulações da ONU, com conquistas de menções honrosas e nominais;
  • Aprovada na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) por meio do SISU em 2023, no curso de Relações Internacionais;
  • Selecionada para o programa de Iniciação Científica da rede SESI Bahia;
  • Voluntária em organizações como Tocando em Frente e #tmjUNICEF, dedicadas a promover educação e oportunidades para jovens.

Logo, essas realizações são destacadas não apenas pelo talento da jovem aprendiz Alice, mas também pela determinação em buscar o melhor para si mesma e para sua comunidade, através da educação e do engajamento social. Isso serve de inspiração para os jovens, mostrando que é possível alcançar grandes conquistas. Com uma abordagem focada no aprimoramento pessoal e no impacto positivo na sociedade, Alice demonstra que o sucesso está ao alcance.