Espro - Ensino Social Profissionalizante

Educa, Transforma, Inclui.

São Paulo (Matriz) Tel. 11 2504-1174

  • São Paulo (Matriz) Tel. 11 2504-1174
  • Rio de Janeiro Tel. 21 3513-6400
  • Belo Horizonte Tel. 31 3506-1900
  • Brasília Tel. 61 3226-1512
  • Curitiba Tel. 41 2107-0500
  • Recife Tel. 81 3424-8166
  • Salvador Tel. 71 3027-5023
  • Campinas Tel. 19 3722-0004
  • Porto Alegre Tel. 51 3085-5707
Início do conteúdo

Artigos

Sociofamiliar e Acolhida

A atuação do Espro não se restringe apenas aos jovens, mas, estende-se também a familiares e comunidades locais. Projetos sociais são desenvolvidos com base no princípio que sempre norteou o desenvolvimento da instituição: a Responsabilidade Social.

A atuação do Espro não se restringe apenas aos jovens, mas, estende-se também a familiares e comunidades locais. Projetos sociais são elaborados com base no princípio que sempre norteou o desenvolvimento da instituição: a Responsabilidade Social. Considerando que os indivíduos devem ser atendidos no conjunto de suas vulnerabilidades, o Espro assume o compromisso de ampliar as perspectivas sociais dos jovens, familiares e comunidade locais.

Por meio do Departamento de Desenvolvimento Social (DDS), o Espro desenvolve projetos sociais com foco na formação político-cidadã, resgatando ou fortalecendo o protagonismo nas relações. Os participantes são impulsionados a uma reflexão crítica, que atua no desenvolvimento de atitudes e habilidades para a inserção no mundo do trabalho.

Cursos de formação, geração de renda, garantia de direitos e acesso a políticas públicas são algumas das ações desenvolvidas. Familiares, moradores das comunidades, associações de bairro e demais entidades participam dos movimentos e projetos sociais do Espro.

Confira as diversas atividades realizadas pelo Espro:

  • Cursos para geração de renda

    De forma gratuita, o Espro oferece cursos de qualificação profissional que enfatizam as potencialidades dos indivíduos, autoestima, resgate da cidadania e a educação financeira. Os resultados desta iniciativa incluem a diminuição dos índices de violência doméstica, empregabilidade e acesso a bens e serviços. A instituição atendeu mais de 3.000 pessoas que se formaram nos cursos de Empreendedor em Pequenos Negócios, Manicure, Decoração e Estamparia. A maioria dos participantes foram pais dos jovens que são atendidos pelo Espro.

  • Dia de Ação Social

    Em 2011, foram realizadas duas edições do ‘Dia de Ação Social’. O encontro proporcionou aos familiares dos Aprendizes e a comunidade de Itaguassu, localizada na Zona Norte da capital paulista, onde fica instalada uma unidade do Espro, um dia especial com serviços gratuitos de beleza, saúde, educação e orientação jurídica. Estima-se que o encontro reuniu aproximadamente 360 pessoas. Destas, 280 foram beneficiadas com as atividades oferecidas.

    A estrutura do ‘Dia de Ação Social’ contou com o apoio de 16 empresas, que acreditaram no evento como uma importante ação de responsabilidade social corporativa. Entre elas, a Porto Seguro, Bauducco, OdontoPrev, Vult Cosmética, Energia Pura, Ótica Diniz e o Centro de Apoio ao Trabalho (CAT) da Prefeitura de São Paulo.

    A parceria entre empresas e Organizações Não Governamentais (ONG) é um modelo de atuação que vem surgindo no mundo corporativo em prol do desenvolvimento sustentável. O Espro entende que essa junção de esforços fortalece as questões sociais e contribui para a formação do cidadão, oportunizando-lhe condições para seu ingresso e permanência no mercado de trabalho, resultando assim em uma sociedade estável e um país mais promissor.

  • Campanha do Agasalho

    Pensando em promover a iniciativa e o comprometimento nas práticas sociais, os jovens atendidos pelo Espro foram incentivados a participar da Campanha do Agasalho Espro 2011- Cidadania que Aquece com a proposta de arrecadar roupas e agasalhos para beneficiar diversas instituições sociais do Brasil.

    A Matriz do Espro e todas as filiais participaram ativamente da campanha, envolvendo Aprendizes e jovens da Formação para o Mundo do Trabalho que conseguiram arrecadar um total de 9.300 peças de roupas, beneficiando 15 instituições sociais em várias regiões do Brasil.

    A filial Espro Recife junto ao polo Espro Salvador foi o destaque da Campanha arrecadando a quantidade de 4.300 peças de roupas.

  • Dia da Criança

    Promover um dia especial para as crianças carentes de instituições sociais. Este foi o objetivo da campanha “Ação Criança 2011”, promovida pelo Espro, em comemoração ao Dia das Crianças.

    De diversas regiões do Brasil, os Aprendizes e jovens do curso de Formação para o Mundo do Trabalho do Espro foram os principais agentes desta iniciativa que proporcionou um dia de lazer com atividades ludo-recreativas às crianças das instituições locais.

    Jovens da filial Espro Brasília organizaram um evento que beneficiou 700 crianças carentes da comunidade de Santa Maria (DF) e do Condomínio Porto Rico (DF).

  • Palestras de sensibilização

    Palestras de sensibilização com temas relacionados à saúde, empreendedorismo e educação financeira são oferecidas a família dos Aprendizes Espro e comunidade local. O objetivo é oferecer oportunidade de inclusão social, fortalecendo a autoestima e a identidade cultural.

Galeria

Depoimentos

“Antes eu cozinhava apenas para a família. Depois do curso, transformei a minha garagem em um ponto de venda de doces e salgados e hoje, com tantos elogios que recebo da clientela, pretendo ampliar meu negócio. Estou muito realizada”

Maria Carlita, mãe de Aprendiz e participante do curso Empreendedor em Pequenos Negócios.

“Confesso que cheguei no curso sem muitas expectativas. Aos poucos, fui descobrindo o meu potencial e despertando autoconfiança. Tive o impulso que precisava para abrir o meu próprio negocio de manutenção elétrica. Ressurgi para o mercado como um micro-empresário.”

Luiz Rodrigues, pai de Aprendiz e participante do curso Empreendedor em Pequenos Negócios.

“Aprendi técnicas durante o curso que vão aprimorar o meu trabalho e com certeza, vai aumentar a minha clientela”

Daniel Rodrigues, participante do curso de Estamparia.

Fim do conteúdo (Clique neste link para voltar ao início do conteúdo) Voltar ao topo da página (Menu principal)