Espro - Ensino Social Profissionalizante

Educa, Transforma, Inclui.

São Paulo (Matriz) Tel. 11 2504-1174

  • São Paulo (Matriz) Tel. 11 2504-1174
  • Rio de Janeiro Tel. 21 3513-6400
  • Belo Horizonte Tel. 31 3506-1900
  • Brasília Tel. 61 3226-1512
  • Curitiba Tel. 41 2107-0500
  • Recife Tel. 81 3424-8166
  • Salvador Tel. 71 3027-5023
  • Campinas Tel. 19 3722-0004
  • Porto Alegre Tel. 51 3085-5707
Início do conteúdo

15/10/10- RYLA 2010 premia 81 Aprendizes de várias regiões do Brasil

Foram 56 projetos aprovados e 81 Aprendizes premiados com o Workshop de Liderança, que aconteceu em Campos do Jordão, interior de São Paulo, com todas as despesas pagas pelo Espro. “Uma experiência que não podem ser traduzidas por meio de palavras”, para o Aprendiz Stênio Costa.

Criatividade, impacto, abrangência e aplicabilidade foram quesitos determinantes para que a banca examinadora escolhesse os vencedores em meio a 93 projetos inscritos. Critérios estes que foram desenvolvidos no trabalho dos Aprendizes Allan Candido e Alexander Nogueira, autores do documentário "Problema da Sociedade - O Tráfico de Drogas".

A intenção dos jovens cineastas foi trazer à tona a realidade de traficantes e policiais da cidade. A produção durou três semanas e futuramente eles pretendem disponibilizar o curta para ser exibido ao público. Para Allan, "essa foi uma experiência que engloba muitas competências e faz crescer. Seria muito bom se todo jovem tivesse a oportunidade de participar!”

Conscientização sobre reciclagem, patrimônio público, dificuldades dos jovens no mercado de trabalho, meio ambiente, desigualdade social foram alguns dos assuntos tratados pelos concorrentes que mostraram muito empenho e superação.

Os Aprendizes e irmãos Amauri e Adriano Kataoka ficaram surpresos ao perceber que foram além das suas limitações. Eles produziram uma reportagem sobre o fumo e os problemas que as bitucas de cigarro trazem à sociedade.  “Não imaginava que fosse tão difícil colher informações, entrevistar pessoas, pesquisar os dados corretos na internet, sem contar com a minha timidez de ficar em frente à câmera. Tive que correr atrás e superar minhas limitações. Mas, fiquei feliz com o meu empenho e o resultado do trabalho. A minha visão de mundo foi ampliada e agora pretendo dar continuidade ao projeto para conscientizar as pessoas do mal que as bitucas causam a cidade”, explica Adriano.

Para auxiliar os jovens no desenvolvimento do projeto, os instrutores do Programa de Aprendizagem estavam à disposição. De acordo com Bruno Lopes, que trabalha como instrutor do Espro há cerca de um ano, os jovens mostraram uma proatividade que o deixou surpreso. “Fiquei impressionado com a iniciativa deles! Eles chegavam com perguntas e já sugeriam as respostas”, garante. Bruno e Ana Elizabeth Nickel foram os instrutores mais votados pelos Aprendizes que participaram do Ryla 2010.

WORKSHOP COMO PREMIAÇÃO

A dedicação dos Aprendizes na produção do projeto foi premiada com o Workshop de Liderança, realizado de 13 a 15/08, em Campos do Jordão, interior de São Paulo.

Durante os dois dias de encontro, palestras sobre Empreendedorismo Juvenil, Liderança, Globalização, Meio Ambiente, Saúde e Alfabetização foram realizadas para estimular a determinação dos jovens que estavam presentes. “Diante de um mercado que exige cada vez mais qualificações, queremos motivar os Aprendizes a se tornarem líderes e construir uma carreira de sucesso”, explica a gestora da Central de Relacionamento Aprendiz (CRA), Juliana Santos.

Mais do que apresentar palestras sobre desenvolvimento profissional, o evento proporcionou trocas culturais entre os jovens de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Brasília, Recife e Minas Gerais. Para Stênio Costa, esta foi uma oportunidade enriquecedora que vai ficar guardada na memória.  “Conheci pessoas com culturas diferentes, troquei experiências de trabalho, fiz amizades e percebi que o Brasil é um lugar que oferece espaços profissionais que podem ser muito promissores se bem explorados. Estes Aprendizados não serão esquecidos!”, fala.

O encerramento foi realizado com entrega de certificados e uma visita ao centro de Campos do Jordão.

Fim do conteúdo (Clique neste link para voltar ao início do conteúdo) Voltar ao topo da página (Menu principal)