Espro - Ensino Social Profissionalizante

Educa, Transforma, Inclui.

São Paulo (Matriz) Tel. 11 2504-1174

  • São Paulo (Matriz) Tel. 11 2504-1174
  • Rio de Janeiro Tel. 21 3513-6400
  • Belo Horizonte Tel. 31 3506-1900
  • Brasília Tel. 61 3226-1512
  • Curitiba Tel. 41 2107-0500
  • Recife Tel. 81 3424-8166
  • Salvador Tel. 71 3027-5023
  • Campinas Tel. 19 3722-0004
  • Porto Alegre Tel. 51 3085-5707
Início do conteúdo

RYLA 2016 supera as expectativas. Confira o que rolou!

Nos dias 7 e 8 de outubro, o Espro e o Rotary Club de São Paulo, representado pelo Sr. Marcio Arroyo, promoveram mais uma edição do RYLA (Prêmios Rotários de Liderança Juvenil) que aconteceu em Mairiporã/SP. O evento reuniu 37 Jovens Aprendizes de todo o Brasil, que foram selecionados por meio de ações voluntárias que realizaram durante o ano.

Os jovens chegaram na sexta-feira, no período da manhã, foram recepcionados pela equipe de monitores do evento e levados ao hotel Refúgio Vila Serrana. Para alguns jovens de fora de São Paulo, o Prêmio proporcionou-lhes viajar de avião pela primeira vez o que, por si só, já é algo bem especial para o público atendido pelo Espro. Os participantes já estavam entrosados, devido a uma comunidade online criada semanas antes para se conhecerem e apresentarem seus projetos. À noite, também puderam curtir um luau preparado especialmente para eles no hotel. 

No sábado, foram levados ao Instituto Mairiporã Thomas Cruz, onde foram recebidos pelo presidente do Rotary Club São Paulo, Oswaldo Paulino Filho, e tiveram as seguintes palestras: 

- Recuperação ambiental hoje, sustentabilidade para o futuro – Profª. Drª. Rose Mary Reis Duarte

- Brasil: um país em construção - Profª. Drª. Regina Célia Faria Amaro Giora

- Ansiedade e Estresse – Nara Lúcia Poli Botelho

- Liderança, cidadania e sustentabilidade – Lívio Giosa

- Ética: obediência às leis, nossa segurança – Dr. Francisco Carneiro de Souza

- Novas tecnologias proporcionando novas oportunidades – Javier Sánchez Casademunt

- Rotary – Marcio Arroyo

- Maconha: a favor ou contra? – Dr. Ivan Mário Braun

A Profª. Drª. Regina fez sucesso com os jovens e foi aplaudida de pé. Ela afirma que o retorno positivo desse público se dá a partir da metodologia que usa. Com uma linguagem acadêmica, porém simples, ela consegue estimular a imaginação dos jovens e atender às expectativas da turma. “Meu repertório foi construído com trabalho, frustrações, conquistas e lições de vida. Usar experiências como exemplo os faz enxergar que mudanças fazem parte do processo natural da vida e a construção dessas experiências exige dedicação”, disse. 

Claudio Oliveira, superintendente Executivo do Espro, também esteve presente no evento. "Nossa motivação diária é dar aos jovens do Espro oportunidades que agreguem valor em suas vidas, e o projeto RYLA é um deles. Ele desperta o interesse dos jovens tanto para a busca de novos conhecimentos e profissões como para a conscientização ao voluntariado e à cidadania plena."

Os jovens também visitaram o Museu de Arqueologia Industrial Thomaz Cruz e o Museu de Ciências e Artes do Instituto Mairiporã.

Novo momento para o projeto no Espro

Fazer um texto um pouco o histórico da Juliana Santos que tocava (pois era a representante do Rotary aqui junto aos jovens Rotaract e Interact), esteve no último ano sob a responsabilidade da Educação Matriz e que agora o RYLA está sob uma nova área responsável com o estabelecimento do novo formato do Socioeducacional...

Conversar com as meninas que cuidaram para falar um pouco de como foram os bastidores e que este ano teve site, além do grupo Face que citou acima e etc...

 

De norte a sul, premiados satisfeitos, engajados e gratos

“O que eu mais gostei foi conhecer jovens de outros Estados e saber que há tantos outros projetos incríveis para ajudar a construir uma sociedade mais justa e igual” - Luciano Junio Alves de Souza, de Belo Horizonte.

“O RYLA foi uma experiência inspiradora, pois é uma troca de conhecimentos culturais e de vivência. Todos nós temos os mesmos sonhos e é bom saber que não estamos sozinhos nessa busca.” - Carolina Cardoso Arana, de São Paulo.

“As palestras nos agregaram valor e conhecimento. Muitas vezes, a gente conhece o assunto, mas não com tanta profundidade como o palestrante nos apresenta.” – Kleiton Eduardo Caibal, de Curitiba.

 “Está sendo fantástico, pois estou crescendo culturalmente e quebrando algumas barreiras pessoais. A paisagem e a riqueza nos detalhes também me fascinaram.” - Giovanna Cardoso Isabel, de Campinas.

“Este é um incentivo para que o espírito solidário tenha continuidade em nossas vidas. É fazer um trabalho e ser reconhecido com um evento tão rico como este.” - Debora Peron Barbosa Silva, do Rio de Janeiro.

“Achei tudo muito incrível, desde a integração, o acolhimento dos monitores, a infraestrutura. Dá pra ver que foi feito com muito carinho. E ter um espaço para troca de experiências com outros jovens foi bem legal também.” - Thais Cristine Montenegro Fonseca, do Recife.

“Sou muito grato por ter sido escolhido para participar do RYLA. Ter palestras com pessoas que têm experiência de mercado e visão de mundo é uma oportunidade inestimável.” - Julio Cesar Caetano Folha, de Brasília.

 

 

 

Fim do conteúdo (Clique neste link para voltar ao início do conteúdo) Voltar ao topo da página (Menu principal)