Espro - Ensino Social Profissionalizante

Educa, Transforma, Inclui.

São Paulo (Matriz) Tel. 11 2504-1174

  • São Paulo (Matriz) Tel. 11 2504-1174
  • Rio de Janeiro Tel. 21 3513-6400
  • Belo Horizonte Tel. 31 3506-1900
  • Brasília Tel. 61 3226-1512
  • Curitiba Tel. 41 2107-0500
  • Recife Tel. 81 3424-8166
  • Salvador Tel. 71 3027-5023
  • Campinas Tel. 19 3722-0004
  • Porto Alegre Tel. 51 3085-5707
Início do conteúdo

12/Ago - Ministério do Trabalho e Emprego promove o ‘Dia A’ da Aprendizagem

Aconteceu hoje, no auditório da CNTI - Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria em Brasília, o Dia A da Aprendizagem, evento promovido pelo Ministério do Trabalho e Emprego com o intuito de fazer com que cada vez mais pessoas saibam da necessidade de contratação de Aprendizes. Uma das principais ações do evento é apresentar a aprendizagem profissional na administração pública direta, por meio da entrega do Projeto de Lei, que visa regulamentar o Programa no setor. 

Segundo o ministro Manoel Dias, o MTE tem olhado mais para a juventude do Brasil. “Queremos aumentar a inclusão social destes jovens e aperfeiçoar o emprego no país”, garantiu. 

De acordo com a procuradora regional do Trabalho, Dra. Mariane Josviak, integrante da mesa de debate do evento, atualmente, a Lei exige apenas que as empresas privadas e públicas, de médio e grande porte, contratem de 5%a 10% do quadro de funcionários como Aprendizes. “Por isso, apresentando os cases de sucesso, queremos mostrar os benefícios da Aprendizagem. Qualquer prefeitura, por exemplo, ao dar uma chance a um jovem em vulnerabilidade social, além de incentivar as empresas da sua própria cidade, também estará investindo na economia e no combate a violência do município”, ressalta. Na ocasião, foram apresentados os casos da Câmara dos Deputados, do Tribunal Superior do Trabalho e do Ministério da Previdência.

O evento é organizado com o apoio do FONAP - Fórum Nacional da Aprendizagem Profissional e dirigido a representantes de governos, sindicatos e entidades patronais, além de instituições formadoras, entre elas, o Espro – Ensino Social Profissionalizante, uma das instituições mais engajadas com a Aprendizagem no Brasil.

Mariana Rocha – gerente do Espro Brasília e representante da instituição no FONAP – também é integrante da equipe de organização do evento. “O Dia A é o primeira de muitas atividades que desejamos desenvolver com o objetivo de promover a Aprendizagem e dar mais chances de ingresso aos jovens no mercado de trabalho, melhorando sua condição social e econômica.”, afirma. 

Cerca de 30 jovens do Espro também estão ajudando no credenciamento de convidados e a equipe de apoio. Realizaram também, uma apresentação teatral sobre a Lei da Aprendizagem. Além disso, a instrutora Liliane Cardozo é a interprete de libras do evento. 

 
 
Confira o vídeo postado no Youtube do MTE:
Fim do conteúdo (Clique neste link para voltar ao início do conteúdo) Voltar ao topo da página (Menu principal)