Espro - Ensino Social Profissionalizante

Educa, Transforma, Inclui.

São Paulo (Matriz) Tel. 11 2504-1174

  • São Paulo (Matriz) Tel. 11 2504-1174
  • Rio de Janeiro Tel. 21 3513-6400
  • Belo Horizonte Tel. 31 3506-1900
  • Brasília Tel. 61 3226-1512
  • Curitiba Tel. 41 2107-0500
  • Recife Tel. 81 3424-8166
  • Salvador Tel. 71 3027-5023
  • Campinas Tel. 19 3722-0004
  • Porto Alegre Tel. 51 3085-5707
Início do conteúdo

29/Fev/16 - E aí, Instrutor? Pablo Bispo, adota linguagem e a realidade dos jovens em suas aulas, incluindo música, redes sociais e atividades lúdicas

Roteirista, compositor, palhaço e instrutor. Esse é Pablo Bispo do Espro Rio de Janeiro

 

De Olho no Pablo!

Sua história no Espro começou quando durante uma palestra que ele fazia no banco Santander, uma Jovem Aprendiz o convidou para participar da semana De Olho no Futuro, evento em que profissionais falam sobre trajetória, profissão e carreira para os jovens. Todos ficaram tão encantados que, assim que surgiu uma vaga de instrutor na filial, eles fizeram um abaixo-assinado para que Pablo fosse contratado. “Eu me senti muito bem quando soube da mobilização, sinal de que gostaram. Participei de entrevistas com a gestora e fui aprovado. A primeira coisa que disse foi: “sou diferente”, porém igual aos jovens. Uso a linguagem deles em sala de aula. Gosto muito de dialogar de igual para igual. A aula tem sempre um pouco de humor e minha atuação com eles é bem lúdica. Cada jovem tem uma história que podemos levar para as aulas e desta forma, eles prestam atenção no conteúdo e querem ouvir cada vez mais”, destaca. 

Porém, como Bispo reforça, uma coisa é ministrar uma palestra e outra é dar aula. Para fazer com que todos se interessem, ele inova a cada momento. Utiliza recursos que vão de animação com fantoches, música (ele é compositor e tem hits ‘bombando’ nas vozes das cantoras Anitta, Ludmila, entre outros intérpretes) a experiências nas redes sociais. “Minha atuação com eles é lúdica, mas respeitando sempre o conteúdo do curso. Já levei fantoches para falar de sexualidade e, para o módulo de digital, nós criamos uma página no Facebook que chamamos de Profs, como sou chamado por eles, onde compartilhamos todas as nossas atividades para que as discussões iniciadas em sala de aula possam continuar ali. Costumo dizer que não dou aula, mas inspiro aqueles jovens. Minha função é a de abrir as cabeças deles e mostrar que sim, são seres pensantes”, explica. 

 

No mês de janeiro, em uma aula sobre digital, ele propôs aos alunos um desafio para mostrar que, tudo o que é postado nas redes sociais pode tomar proporções inimagináveis em velocidade incrível. Publicou uma foto dele segurando uma cartolina com a mensagem em português e inglês: “Sou um professor do Rio de Janeiro, tentando mostrar para as minhas turmas o quão rápido uma mensagem pode se propagar pela internet. Por favor curta, compartilhe e comente com a sua localização”. Em 48 horas, já somavam aproximadamente 3 milhões de visualizações, 30 mil likes, mais de 20 mil comentários e 19 mil compartilhamentos. Hoje, já passou de 8 milhões. “O Profs é um projeto experimental com os alunos e eu ou utilizei para mostrar os cuidados que devem tomar cuidado como o que postam e quão perigoso é publicar nas redes sociais”. 

O instrutor Pablo ou Profs, não esconde o prazer que sente em fazer parte desta fase em que todos estão praticamente aprendendo tudo sobre o mundo do trabalho, entre outras coisas. A cada aula, ele diz se sentir realizado e com a sensação de missão cumprida. “Muito bom participar desse momento deles. Faço o que posso para ajudar. Sempre trocamos ideias e informações, principalmente sobre a rotina nas empresas.  Consegui potencializar o que tenho e faço tudo de peito aberto. Eu amo estar ali com eles podendo fazer a diferença para quem está começando no mercado de trabalho e, daqui a pouco, eu vou ver todos eles crescendo. Saio de casa feliz para falar com eles. Tenho a certeza de que, ao final do curso, todos estarão prontos profissionalmente e pessoalmente para enfrentarem o mundo”, conclui. 

Fim do conteúdo (Clique neste link para voltar ao início do conteúdo) Voltar ao topo da página (Menu principal)