Espro - Ensino Social Profissionalizante

Educa, Transforma, Inclui.

São Paulo (Matriz) Tel. 11 2504-1174

  • São Paulo (Matriz) Tel. 11 2504-1174
  • Rio de Janeiro Tel. 21 3513-6400
  • Belo Horizonte Tel. 31 3506-1900
  • Brasília Tel. 61 3226-1512
  • Curitiba Tel. 41 2107-0500
  • Recife Tel. 81 3424-8166
  • Salvador Tel. 71 3027-5023
  • Campinas Tel. 19 3722-0004
  • Porto Alegre Tel. 51 3085-5707
Início do conteúdo

27/Abr - Formação para o Mundo do Trabalho - 2015

 

Espro Curitiba quer encerrar o ano com 450 jovens formados no programa FMT

Entre as atividades realizadas no Espro Curitiba está o programa Formação para o Mundo do Trabalho que prepara jovens para o contato com o ambiente corporativo por meio de orientações, desde a forma de se vestir e falar dentro de uma empresa, até como lidar com situações nunca antes vivenciadas. Neste ano, a filial já formou algumas turmas em parceria com empresas apoiadoras, que muitas vezes os absorvem e dão oportunidades para os jovens que se destacam ou demonstram interesse em seguir carreira de sucesso. 

“O que a gente percebe é que esses jovens querem um futuro melhor. Buscam por boas oportunidades e procuram sempre sair na frente, se destacar. O Espro funciona como uma porta para este caminho. Todos se dedicam muito porque querem ser profissionais qualificados, não somente mais um. Trabalhar com esses jovens é uma realização diária”, ressalta José Fernandes, instrutor das turmas de FMT que, antes de ingressar no Espro pesquisou tudo sobre a instituição e se identificou com o trabalho para a formação dos jovens que nunca tiveram contato com o Mundo do Trabalho. 

José Fernandes, instrutor das turmas de FMT

Durante a capacitação, os alunos participam de atividades fora do ambiente de sala de aula e, desta forma, assimilam cada vez mais a importância das informações recebidas para atingirem sucesso profissional e também pessoal. “Minhas últimas duas turmas participaram de uma atividade no Instituto Volvo Ambiental e, na ocasião, trabalhamos a questão da convivência e confiança no colega, a partir de uma trilha dos sentidos, que foi realizada durante uma hora e meia, em duplas, sendo que um dos jovens seguia vendado e guiado por outro. Neste exercício, nós trabalhamos também a confiança no próximo”, explica Fernandes

Nesses nove anos de atuação, Espro Curitiba já coleciona alguns cases sobre jovens que tiveram as vidas transformadas e que até hoje agradecem e sempre referenciam a importância da instituição em todo o processo de formação. O Instrutor conta que, mesmo depois de concluírem o curso, os jovens compartilham tudo o que ocorre. “Recentemente, uma jovem me enviou uma mensagem no final do dia, de uma sexta-feira, para agradecer todo o aprendizado que recebeu no Espro e também para dizer que havia sido contratada para trabalhar em uma grande empresa de aviação. Compartilhei com todos os meus colegas. Não há ‘quinto dia útil’ que compense uma notícia dessa”, ressalta. 

Em ocasião também recente, uma jovem que havia passado por capacitação no pelo Espro Curitiba e que está cursando Geologia, na Universidade Federal, procurou a instituição para inserir jovens da FMT em um projeto de capacitação desenvolvido por ela. “Se fizermos um trabalho bem feito, ele se repete como um ciclo e nós podemos confirmar com ações como esta, em que um jovem ensina outros jovens”, comemora. 

Atualmente, o Espro Curitiba contabiliza três turmas do programa FMT em andamento e apoiadas pelo HSBC. A meta é atingir o número de 450 jovens formados, até o final de 2015, ou seja, mais 12 grupos.

Fim do conteúdo (Clique neste link para voltar ao início do conteúdo) Voltar ao topo da página (Menu principal)