Espro - Ensino Social Profissionalizante

Educa, Transforma, Inclui.

São Paulo (Matriz) Tel. 11 2504-1174

  • São Paulo (Matriz) Tel. 11 2504-1174
  • Rio de Janeiro Tel. 21 3513-6400
  • Belo Horizonte Tel. 31 3506-1900
  • Brasília Tel. 61 3226-1512
  • Curitiba Tel. 41 2107-0500
  • Recife Tel. 81 3424-8166
  • Salvador Tel. 71 3027-5023
  • Campinas Tel. 19 3722-0004
  • Porto Alegre Tel. 51 3085-5707
Início do conteúdo

27/Abr - Espro Curitiba prepara espaço dedicado à Sustentabilidade

 

Área foi preparada com apoio de empresa parceira e conta com apoio dos jovens na composição do ambiente 

O Espro Curitiba será a primeira filial a dispor de um ‘espaço sustentável’ e tudo nasceu de uma conversa do consultor de Marketing e relacionamento, Sinval Gouveia com Elizabeth Dias de Oliveira, multiplicadora de Sustentabilidade da empresa parceira ThyssenKrupp Elevadores – Brasil. “Há algum tempo, eu já havia pensando em algo para o espaço que estava sem utilidade, até que elaborei um projeto e, depois de apresentar para nossa gerente e ter o aval para colocar em prática, eu comentei com a Elizabeth, durante uma visita à empresa que já tem bem forte a consciência de sustentabilidade. Aliamos a ideia ao conteúdo da disciplina de Cidadania e, juntamente com os jovens, nós colocamos em prática”, explica Gouveia

Consultor de Marketing e relacionamento, Sinval Gouveia

Os preparativos estão ocorrendo com muita intensidade e os jovens, totalmente envolvidos com toda a produção do novo espaço. A empresa parceira doou materiais descartados como bobinas de madeira, pallets, entre outros que serão transformados em mesas, bancos, jardineiras, nichos para livros e demais itens que irão compor o ambiente. Segundo o consultor haverá um jardim interno onde serão plantadas também hortaliças. Todo o processo de concepção tem participação dos jovens e não será diferente quando tudo estiver pronto. 

“Ao tomar conhecimento do projeto decidimos contribuir, pois assim como o Espro, a ThyssenKrupp também se preocupa com o futuro de nossos jovens, com a inserção deles no mundo de trabalho e ainda em orientá-los quanto à preservação do meio ambiente hoje para a garantia de um futuro com recursos naturais. Com a criação do espaço, a instituição mostrará para todos o caminho da Sustentabilidade e Qualidade de Vida, a partir do reaproveitamento de materiais, ou seja, que o poder da transformação está em nossas mãos”, destaca Elizabeth.


Utilização do espaço

Entre as funcionalidades da área, está o de proporcionar aos jovens que coloquem em prática tudo o que aprendem durante os cursos Formação para o Mundo do Trabalho e Programa Jovem Aprendiz, dentro dos conceitos de Sustentabilidade, Meio Ambiente e demais relacionados. “Nosso espaço será muito útil, principalmente para enriquecer o treinamento ambiental teórico como por exemplo, as questões relacionadas com a reciclagem do lixo. Já estamos aplicando algumas ações como a utilização da embalagem da caixinha do suco que recebem no lanche. Todas estão sendo usadas na confecção de placas que servirão de coberturas para proteger as plantas e hortaliças que serão cultivadas ali. Despertar consciência e percepção é o nosso objetivo”, explica Gouveia que diz ter recebido doações de troncos, do Horto Florestal, que serão ‘transformados’ em floreiras suspensas e bancos. 

O espaço está em fase de finalização e servirá como ponto de convivência e integração para todos os que circulam pelo Espro Curitiba. Além disso, há possibilidade de criar um calendário fixo para a realização de eventos e encontros que tenham como objetivo, a troca de informações sobre temas relacionados ao meio ambiente e sustentabilidade. “O ideal seria que esse conceito de reaproveitamento de espaço fosse se multiplicando para, desta forma, alertar a todos sobre a importância do reaproveitamento dos recursos na formatação de um ambiente sustentável. São coisas que no dia a dia não nos damos conta de onde podemos chegar, mas que, de repente, idealizado de uma maneira inicial, pode ter novas ideias  agregadas”, conclui o consultor.

 
Fim do conteúdo (Clique neste link para voltar ao início do conteúdo) Voltar ao topo da página (Menu principal)