Espro - Ensino Social Profissionalizante

Educa, Transforma, Inclui.

São Paulo (Matriz) Tel. 11 2504-1174

  • São Paulo (Matriz) Tel. 11 2504-1174
  • Rio de Janeiro Tel. 21 3513-6400
  • Belo Horizonte Tel. 31 3506-1900
  • Brasília Tel. 61 3226-1512
  • Curitiba Tel. 41 2107-0500
  • Recife Tel. 81 3424-8166
  • Salvador Tel. 71 3027-5023
  • Campinas Tel. 19 3722-0004
  • Porto Alegre Tel. 51 3085-5707
Início do conteúdo

Romance aborda questões financeiras familiares e ensina a lidar melhor com o dinheiro

‘Era uma vez’, um garoto de 14 anos que não aguentava mais presenciar as discussões familiares causadas por questões financeiras. Um belo dia, ele encontra um membro da Sociedade da Fortuna que, ao saber do que ocorre propõe um desafio para que o garoto possa ajudar a solucionar o caos em casa. Tudo ocorrerá, por meio de experiências que ele irá vivenciar durante o pouco tempo que terá para desvendar segredos até conseguir fazer parte de um seleto grupo e descobrir toda a verdade sobre o dinheiro. 

Este é o fio condutor do livro Sociedade da Fortuna, de Fábio Araujo. Lançado recentemente, obra trata de questões financeiras familiares de forma lúdica e sem os termos rebuscados, tão comuns em livros de finanças. “Trata-se de um romance que ensina lições de educação financeira com uma linguagem simples e divertida. São abordados problemas como dívidas, entrar no limite do cheque especial, fazer compras por impulso, e demais situações corriqueiras para muitos brasileiros, infelizmente”, explica o autor. 

Ficha técnica:
Título: Sociedade da Fortuna
Autor: Fabio Araujo
Editora: Mais Ativos
Formato: 14 x 21, 140 páginas
Preço Médio: R$ 28,00
Peso: 203 g
ISBN: 978-85-66033-03-8

 

Qual a empresa dos sonhos?

Conheça ranking das ‘queridinhas’ dos jovens.

A cada ano, empresas especializadas em pesquisas sobre tendências em carreira e mercado traçam o mapa das áreas mais promissoras e empresas mais ‘cobiçadas’ do mercado pelo público jovem. Entre as listas publicadas no início deste ano está a Empresas dos Sonhos dos Jovens, da Cia. de Talentos que, em sua 13ª edição elencou as companhias com as quais os jovens mais se identificam. Para a realização da pesquisa, a especializada Nextview People realizou entrevistas com cerca de 52 mil jovens com idades entre 17 e 26 anos da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Méxido, Peru e América Central. Liderança, carreira e mercado de trabalho são alguns dos temas abordados durante o levantamento. 

O resultado com o ranking possibilita conhecimento das colocações anteriores de cada empresa. Isso comprova as mudanças de comportamento dos jovens, no momento da escolha da carreira. “Vivemos em um mundo de constante transformação e nenhuma escolha será permanente. Antes o jovem tinha mais clareza do que seria da sua carreira ao terminar uma graduação, que era o principal pilar de uma vida profissional. Hoje, ele sabe que durante os quatro ou cinco anos do curso surgirão e deixarão de existir muitas possibilidades de trajetória. Por isso, eles têm sede constante por novos aprendizados e valorizam organizações que lhes proporcionem um contexto em que possam se ‘reinventar’ a cada dia” – diz Maíra Habimorad, presidente da Cia de Talentos.

O que os jovens querem?

Segundo a pesquisa, entre os pontos mais apontados como favoráveis para que a empresa seja considerada ‘dos sonhos’ estão: oportunidades de desenvolvimento profissional, desafios constantes unidos a possibilidade de fazer o que gosta. Carreira internacional (no caso do Google) também foi citada durante as entrevistas. 

Conheça as Empresas dos Sonhos dos Jovens e as colocações anteriores. Se uma delas faz parte do seu sonho de carreira inicie já seus planos para conquistar a tão sonhada vaga! Para mais informações sobre a pesquisa clique aqui.

Gestão do tempo

Você já ouviu falar em ‘Ladrões do Tempo’? Conheça-os e saiba como ‘domar’ cada um deles (principalmente) no ambiente de trabalho.

Sabe aquela sensação de que o dia poderia ter mais de 30 horas? Pois bem, hoje as pessoas já pensam em um dia com muito mais, por conta do ritmo acelerado que todos vivem. Tudo é ‘para ontem’ e com isso muitas coisas são realizadas ao mesmo tempo. Então, além de foco e listar prioridades é necessário fugir dos ‘ladrões do tempo’, aqueles vilões que atrasam a vida, roubam a concentração e diminuem a produtividade. Telefone, e-mails, celular, internet, fofoca, entre outros, fazem parte da lista.

“Os Ladrões do Tempo são considerados desperdiçadores de energia. Eles estão entre as tarefas e atitudes corriqueiras que tiram nossa concentração e disposição, em ambientes profissionais e vida pessoal. Basicamente são os grandes vilões da produtividade e qualidade de vida”, pontua a psicoterapeuta Maura de Albanesi. A especialista ainda alerta para a importância em adotar a organização das tarefas diárias em uma lista para que possa analisar de forma crítica quais os itens que causam atrasos e acabam ‘roubando’ minutos preciosos que farão falta no fim do dia, semana ou no mês.

Em ambiente corporativo, os Ladrões do Tempo são muito presentes. Para não comprometer seu rendimento e evitar problemas de relacionamento, vale anotar quais os que mais podem ‘causar danos’ e as dicas da especialista para não cair nas armadilhas deles: 

Portanto, menos distração significa mais produtividade. Por isso, uma boa gestão do tempo tem início no momento da identificação de quais são os seus Ladrões do Tempo e fuja de todos eles!

 

 

 
 
 
 

Patrícia Pereira, instrutora do Espro BH considera a Aprendizagem principal “alavanca" para a projeção dos jovens

“O Espro é do tamanho exato para a minha realização pessoal e profissional”

Há quase dois anos no Espro BH, Patrícia Pereira já se sente praticamente em casa. As mais de duas décadas de atuação anterior nas áreas Educacional e de Aprendizagem fizeram dela, uma pessoa totalmente envolvida nas questões que relacionadas ao desenvolvimento humano. Já atuou como voluntária em ações do Terceiro Setor, principalmente as que envolviam pessoas carentes. “Eu sempre pensei nas questões e nos meios de facilitar acesso a recursos e informações dos que vivem em situações precárias e desconhecem os direitos que têm. Por isso me identifiquei com a missão do Espro”, comenta. 

Relações Públicas de formação, Patrícia que é casada e mãe do pequeno Arthur, de dois anos e meio. Ela considera ter papel fundamental nas vidas dos jovens: “somos uma espécie de instrumento de desenvolvimento para eles, pois os apoiamos em futuras caminhadas. Eu costumo dizer que o Espro é um grande ninho e que depois, eles vão voar sozinhos”. A instrutora ainda comenta que faz questão de, ao final do curso, não reforçar o clima de despedida e sim de alegria com uma salva palmas para os próximos passos. “Nós sempre vamos continuar como uma espécie de orientador deles. São muitas turmas e acabo encontrando com eles no comércio local. Eu me sinto realizada, a cada conquista que me contam”, destaca. 

Recentemente, a instrutora fez parte de uma equipe responsável em transformar em realidade um projeto que pode ser considerado um case, na história da unidade: promover aos alunos, visitas monitoradas ao Instituto Inhotim, considerado um dos maiores museus a céu aberto do mundo. “Tudo começou com um desejo da Margareth Pinto,  gerente da unidade, em proporcionar acesso dos nossos alunos a um ambiente que mantém um acervo repleto de obras que são referência em Arte Contemporânea, além de espécies botânicas exóticas e únicas. Então, eu contribuí na preparação do projeto, assim como nas providências para nossa inscrição no programa Inhotim Para Todos. Conquistamos mais de 1.600 vagas para a realização das visitas, que financeiramente seriam inviáveis aos jovens por conta do valor do ingresso”, explica. Desde julho, quando as excursões começaram, mais de 500 jovens já tiveram a oportunidade em conferir de perto, obras de arte de artistas reconhecidos internacionalmente.

“Jovens do Espro, vocês são a cereja do bolo!”

Patrícia acredita na Aprendizagem como “uma alavanca de projeção para os jovens”. Para ela, a etapa é essencial para que o jovem tenha acesso a informações que farão muita diferença na vida dele, como por exemplo, relacionada aos direitos e deveres, enquanto trabalhador. “Eu, quando iniciei no mundo do trabalho, não tinha noção sobre meus direitos como Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), Férias, 13º Salário, entre outros. Os jovens têm potencial, sabem reivindicar e, com a Aprendizagem, passam a ser contestadores com instrumentos nas mãos como o conhecimento, a informação etc.”, aponta.

A instrutora também ressalta a movimentação das empresas e do Poder Público para o tema: “Já é possível vermos empresas dedicando funcionários para cuidar de programas voltados a Jovem Aprendiz e também fico muito contente em assistir na TV, propagandas sobre a Lei da Aprendizagem. Espero que com isso, as empresas comecem a enxergar o potencial dessa juventude e também a olhar o Espro como parceiro. Claro que será um ‘trabalho de formiguinhas’, mas o pontapé já foi dado!”, comemora.  

Para ela é muito gratificante o trabalho que realiza com os jovens. A instrutora diz sempre reforçar em suas mensagens para que eles tenham a capacidade em enxergar as oportunidades e não deixá-las passar. “Alerto sempre para que todos possam perceber o horizonte que têm pela frente, por meio do programa de Aprendizagem, não somente para conseguir um emprego, mas para tudo na vida. Trata-se de uma corrida de bastão, em que instrutores Espro passam o conhecimento para os jovens e eles, por sua vez, transmitem para outros e assim por diante. Por isso que eu sempre digo que os jovens são ‘a cereja do bolo’, conclui.

 

Upgrade no Currículo

Espro oferece Cursos a Distância para Jovem Aprendiz

Para quem quer dar um upgrade no currículo, os cursos em Educação a Distância (EAD) oferecidos pelo Espro são ótimas opções. Disponíveis no canal Aprendiz, via Portal Espro, os títulos variam entre as áreas administrativa e financeira e podem ser iniciados de acordo com a agenda do aluno. Entre os cursos estão: Gestão do Tempo, Gestão de Equipes, Matemática Financeira, entre outros. 

Desenvolvidos por empresas especializadas como Web Aulas, Ata Mídia e Literes, os cursos estão disponíveis no formato de vídeo-aulas com animações que facilitam o entendimento. Não há limitação de títulos por aluno, ou seja, os interessados podem escolher quantos EADs quiser, desde que tenham disciplina para assistir as aulas e finalizar os cursos. As aulas são divididas em módulos que podem ser realizados no formato um por dia e, se não houver interrupção, os mesmos podem ser concluídos rapidamente, pois a duração de cada um é de 3 a 5 horas. 
 
Ao final, o programa permite a impressão do certificado de conclusão. “Essa ferramenta oferece rapidez, aulas mais atrativas e certificado autenticado, além de possibilitar o desenvolvimento de competências”, reforça Carlos Eduardo Pereira, gerente de Desenvolvimento Organizacional do Espro. 
 
Colaboradores de empresas parceiras diretamente envolvidos ou responsáveis pelo Programa Jovem Aprendiz também têm acesso aos mesmos cursos, via Canal Empresa no Portal do Espro.  
 
Cursos Disponíveis
• Aspectos Legais da Aprendizagem
• Gestão do Tempo
• Matemática Financeira
• Língua Portuguesa
• As Quatro competências ESPRO –  Peça “A Flor Maravilhosa” 
• Negociação
• Gestão de Equipes
 
Fim do conteúdo (Clique neste link para voltar ao início do conteúdo) Voltar ao topo da página (Menu principal)