11/ago - Muito se fala sobre empreendedorismo no país, mas para conquistar o sonho de ser um empreendedor de sucesso, é necessário aprender algumas lições.
Não há como negar a criatividade dos brasileiros, principalmente dos jovens, em qualquer situação. Com a realização da Copa do Mundo no país, vimos muitas habilidades se aflorarem em toda parte: da gastronomia aos anúncios em todos os segmentos. Brasileiro cria bordões, pratos, sanduíches, bebidas todos temáticos (há até a notícia de um hot-dog com ‘molho de feijoada’ criado, por um comerciante de São Paulo, especialmente para a ocasião!).
Em meio às criações, o empreendedorismo aflora. Porém é muito importante saber planejar para depois administrar o negócio com sucesso. Especialistas sempre aconselham a busca por consultores para que não ser surpreendido no meio do caminho vendo tudo ruir. “O brasileiro é muito criativo, mas pouco inovador e não está acostumado a parar para planejar, pois muitas vezes empreendem por necessidade e não por oportunidade. Se houvesse planejamento nas ações para empreender, não teríamos a quantidade de negócios que fecham antes de completarem dois anos”, comenta Marina Camargo, coordenadora do Núcleo de Empreendedorismo do Senac São Paulo
Para não errar, a coordenadora do Senac alerta para alguns pontos que devem ser levados em consideração, antes de realizar qualquer investimento: “Uma dica que dou é trabalhar com algo que realmente goste, que te mova! Não adianta sair para vender, por exemplo, camisetas, se você é uma pessoa envergonhada. O investimento será perdido, pois não venderá como esperado. ”., Marina indica ainda observar a legislação para a venda de produtos sobretudo nas ruas. Segundo ela, se a opção é trabalhar com alimentação, os cuidados devem ser redobrados.
Uma boa dica para quem quer enveredar por um negócio próprio é o livro “Papo Empreendedor – Uma reflexão essencial para chegar ao topo e ter sustentabilidade nos negócios”. Quem primeiro fizer um post no twitter contando qual o seu o projeto de empreendedorismo, ganhará um exemplar!
É preciso marcar @esprooficial no post e inserir também a hashtag #jovemaprendiz.