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Espro mantém suspensas as atividades teóricas

 

Com objetivo de estabelecer medidas preventivas em decorrência dos crescentes casos relacionados ao novo coronavírus (covid-19), o Espro decidiu suspender, até 09/04, as atividades teóricas dos 13,9 mil jovens aprendizes em todas as filiais e polos espalhados pelo Brasil.

A determinação da instituição segue as orientações da Organização Mundial da Saúde(OMS), do Ministério da Saúde, bem como dos governos estaduais e municipais e demonstra engajamento na campanha de prevenção e combate a proliferação do vírus.

Inicialmente, o Espro, que foi a primeira entidade do setor a colocar os jovens em segurança nas suas casas, havia estipulado suspenção de 16 a 27/03, porém decidiu estender o prazo.

 “Em tempos de incerteza, é imprescindível cuidarmos de todos, jovens, colaboradores e seus familiares. Além da medida adotada com os jovens conseguimos, em tempo recorde, implementar home office para quase a totalidade dos nossos mais de 600 colaboradores”, disse o superintendente executivo do Espro, Alessandro Saade.

EAD – Além das atividades normais já realizadas à distância, no início de abril o Espro aplicará atividades teóricas, em EAD, com conteúdo pedagógico teórico exclusivo aos adolescentes e jovens. O projeto piloto será aplicado, inicialmente, em uma turma da etapa inicial de aprendizagem, da unidade Largo São Francisco, em São Paulo. Instrutores, supervisores educacionais, analistas de acompanhamento e assistentes sociais estão sendo capacitados para aplicação do conteúdo online.

A proposta, porém, é ampliar o EAD para as demais unidades da instituição no país e inserir também as etapas intermediária e final de aprendizagem.

“O momento é de coragem e perseverança, para mantermos a nossa entidade ativa, firme na direção do se propósito”, acrescentou Saade.

A importância do gestor no processo de Aprendizagem

Gestão de Pessoas é um conceito relativamente complexo e com diversas abordagens que, em poucas palavras, diz respeito ao ato de desenvolver o melhor de uma equipe ou de um profissional em benefício da organização. Uma tarefa que, à primeira vista, pode parecer simples, mas que exige metodologia de ensino, disponibilidade de tempo e disposição tanto para ensinar quanto para ouvir.

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Aprendizagem: solidez e experiência fazendo o Brasil crescer

A história da Aprendizagem começa em 1942, com a criação do SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, pelo governo do então presidente Getúlio Vargas. O objetivo era atender a uma demanda crescente de formação de mão de obra para o momento em que o país vivia: a transição de uma economia agrícola para uma economia cada vez mais industrializada. Em seguida, para atender as necessidades no segmento do comércio foi criado o SENAC - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial. Só os segmentos da indústria e comércio tinham a obrigatoriedade de contratar Aprendizes. Na década de 90 foram criados o SENAR - Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, o SENAT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte, e o SESCOOP - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo, o que ampliou os segmentos para atuação de Aprendizes.

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Espro tem área exclusiva para o desenvolvimento profissional dos jovens Aprendizes

Jovens Aprendizes do Espro têm seu desempenho e desenvolvimento acompanhado por uma equipe de profissionais da instituição, formada por psicólogos, pedagogos e demais profissionais da educação. A área de Acompanhamento do Espro realiza com os jovens Aprendizes uma orientação profissional e socioeducacional com o intuito de tratar processos de aprendizado e situações cotidianas da Aprendizagem prática e teórica. São analisados os aspectos comportamentais como também o cumprimento dos aspectos legais, potencializando a inserção e a empregabilidade do jovem no mundo do trabalho.

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Um olhar sobre o conceito e prática de educação profissional

A educação ergueu-se, a princípio, como um produto para um pequeno segmento da sociedade, com um currículo limitado e, no Brasil, só passou a abranger a todas as pessoas quando se percebeu a necessidade de aprimorar a classe trabalhadora, no início do século XX. O intuito real era de se obter, por meio dessa instrução, uma maior produtividade. Foi neste cenário que surgiu o que chamamos hoje de educação profissional.

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