Espro - Ensino Social Profissionalizante

Educa, Transforma, Inclui.

São Paulo (Matriz) Tel. 11 2504-1174

  • São Paulo (Matriz) Tel. 11 2504-1174
  • Rio de Janeiro Tel. 21 3513-6400
  • Belo Horizonte Tel. 31 3506-1900
  • Brasília Tel. 61 3226-1512
  • Curitiba Tel. 41 2107-0500
  • Recife Tel. 81 3424-8166
  • Salvador Tel. 71 3027-5023
  • Campinas Tel. 19 3722-0004
  • Porto Alegre Tel. 51 3085-5707
Início do conteúdo

02/Jun - De Olho no Futuro: unidades Espro comemoram o sucesso do evento que contou com a participação de mais de 500 gestores de empresas parceiras

Durante uma semana, de 12 a 16 de maio, as unidades do Espro receberam mais de 500 palestrantes, aproximadamente 300 empresas, além de faculdades, universidades de instituições que atuam em segmentos diversos. Oportunidade única em que os jovens participam de palestras e rodadas de discussões ministradas por gestores que atuam em grandes empresas do país, sobre experiências no mundo corporativo. O evento, que ocorre em todas as unidades do Espro. Trata-se de mais uma ação da instituição para levar o jovem à reflexão do que ele realmente quer seguir como carreira. 

A semana de atividades é também uma forma de comprovar o protagonismo dos jovens, por meio da motivação de todos em levar convidados para proporcionar discussões e trocas de conhecimentos. Simultaneamente ao evento, também ocorreu, em cada unidade, a Feira de Ensino Superior, em parceria com faculdades e universidades que levaram todas as informações sobre vestibular, cursos, formas de financiamentos para que os alunos possam já iniciar o planejamento de suas carreiras. 

“De Olho no Futuro é um projeto que é realizado a partir do protagonismo dos jovens, mas que também conta com nosso suporte. O desafio já começa quando o próprio Jovem Aprendiz tem que fazer o convite para seu gestor participar como palestrante do evento”, comenta Marco Machado, gerente da Educação Profissional do Espro. Mesmo assim, os jovens conseguem superar as expectativas. Ele comentou sobre um Aprendiz que convidou um profissional de Dubai para compartilhar experiências, em São Paulo. 

Segundo Machado, houve uma reformulação no formato do projeto com relação ao ano passado: “Em 2013, o evento tinha um perfil mais técnico com foco nas profissões. Nesta edição, o enfoque foi mais para o lado humano, ou seja, os palestrantes compartilharam com os jovens, histórias de vida. Cada um falou sobre as dificuldades, obstáculos e estratégias tomadas para superá-los. Isso levou para cada unidade, muita energia positiva”, reforça. 

De Olho no Futuro em números

Em São Paulo, na matriz, o evento contou com a participação de 374 palestrantes, 198 empresas parceiras e 12 instituições de ensino superior. Destaque para as participações do Hospital Sírio Libanês, das seguradoras Mapfre e Porto Seguro e do banco Santander. Colaboradores do Espro, e de todas as áreas, também deram sua contribuição, inclusive as superintendências. Já entre as instituições de ensino e diversidade cultural, o Centro Ruth Cardoso teve ótima representação. 

A semana em Belo Horizonte - que também envolveu os polos de Contagem, Uberlândia e Ipatinga – contou com 132 palestrantes e recebeu representantes das instituições Anhanguera e Newton de Paiva, na Feira de Ensino Superior. 

Por meio do protagonismo dos jovens, a unidade de Porto Alegre recebeu empresas como a rede RBS de Rádio e TV, Saintgobain, Previsul, Tortuga, Intercemente, Auxiliadora Predial, TV Com, Endosul, Aerosul, O Sul, entre outras apresentaram cases. A Uninter levou um profissional de coaching para orientar os jovens. 

“Participar do De Olho no Futuro foi muito construtivo e interessante. Eu saí motivada em relação ao nosso trabalho. Penso que neste momento em que estamos vivenciando a busca pelo mercado profissional é muito importante ouvir palavras de pessoas que nos mostram, por meio de exemplos pessoais, situações motivacionais que nos impulsionam para partirmos em busca de nossos ideais. Eles nos apresentaram que é possível crescer dentro da empresa, independentemente da posição que iniciamos nela”, Júlia Deikes, Jovem Aprendiz, em Porto Alegre.

A instrutora Fabiana Nunes participou pela primeira vez e ficou com impressões muito positivas: “só tenho a dizer que foi extremamente gratificante ouvir a trajetória de vida dos profissionais competentes e realizados em suas profissões. Tal projeto contribui muito para a autoestima dos jovens e para todos nós conseguirmos agregar tais experiências ao treinamento diário que realizamos. Novas formas de abordagem e experiências de vida de profissionais servem de exemplo para impulsionarmos novas carreiras como a de nossos jovens”.

No Rio de Janeiro, 82 profissionais de diversas áreas de atuação também compartilharam com os participantes (incluindo os polos de Macaé e Nova Friburgo), suas experiências, dificuldades e conquistas no mundo corporativo. Destaque para a participação de Valéria Matos, gerente geral do Santander, de Nova Friburgo. “A apresentação da executiva foi maravilhosa. Ela falou sobre a carreira e deu dicas e ainda tirou as dúvidas dos jovens sobre qual carreira seguir. Os jovens gostaram muito”, disse Maria Sibele, instrutora no Polo Nova Friburgo

Como não há tema específico previamente determinado, Machado espera criatividade para o próximo ano: “A partir da avaliação desta edição, queremos receber sugestões criativas, inovadoras, alguém que fale de forma inusitada para o 7º De Olho no Futuro”, conclui. 

 
Fim do conteúdo (Clique neste link para voltar ao início do conteúdo) Voltar ao topo da página (Menu principal)