Espro - Ensino Social Profissionalizante

Educa, Transforma, Inclui.

São Paulo (Matriz) Tel. 11 2504-1174

  • São Paulo (Matriz) Tel. 11 2504-1174
  • Rio de Janeiro Tel. 21 3513-6400
  • Belo Horizonte Tel. 31 3506-1900
  • Brasília Tel. 61 3226-1512
  • Curitiba Tel. 41 2107-0500
  • Recife Tel. 81 3424-8166
  • Salvador Tel. 71 3027-5023
  • Campinas Tel. 19 3722-0004
  • Porto Alegre Tel. 51 3085-5707
Início do conteúdo

Espro firma parceria com CIC - Imigrante

O Espro consolidou mais uma parceria importante que favorecerá adolescentes e jovens aprendizes imigrantes. A ação, intermediada pela gerência de Desenvolvimento Social, foi firmada em novembro junto ao CIC – Imigrante (Centro de Referência e Acolhimento), localizado na Zona Oeste de São Paulo.

O objetivo é acolher e facilitar o acesso a direitos fundamentais a estrangeiros que chegam a São Paulo, por meio da integração ao mundo do trabalho. Além disso, os adolescentes e jovens, bem como os familiares, poderão utilizar os serviços oferecidos pelo CIC, que também fará encaminhamentos de perfis que se encaixam no Programa de Formação para o Mundo do Trabalho (FMT) do Espro.

Serviços oferecidos no CIC do Imigrante:

1) PAT - Posto de Atendimento ao Trabalhador (SERT - Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho) – Cadastro para vagas de emprego, habilitação ao seguro desemprego e orientações gerais. De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

2) Banco do Povo (SERT - Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho) – Programa de microcrédito, para capital de giro e investimento fixo. De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

3) Defensoria Pública Geral (Defensoria Pública do Estado de São Paulo) – Ajuda de forma integral e gratuita em casos envolvendo direito de família: separação, divórcio, pensão alimentícia, guarda de filhos, violência doméstica, entre outros. Todas as terças-feiras, das 9h às 12h.

4) Acessa SP e Acessinha (Secretaria do Governo) – Acesso gratuito à Internet, por meio da inclusão digital. De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Já iniciou atendimento com um monitor refugiado do Congo que fala português, francês e inglês.

5) Fundação Procon (Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania) – Atendimento ao consumidor, fiscalização e orientação sobre relações de consumo. De segunda a sexta-feira, das 9h às 15h.

6) Cursos de português (Coletivo Núcleo de Estudos sobre Migrações em parceria com o coordenador do Curso de Licenciatura em Letras da Universidade Nove de Julho)

7) Curso de espanhol (Centro Paula Souza)

9) Estamparia (Colégio Lubavitch)

10) Informática (Colégio Lubavitch)

11) Escola de Moda – Corte e Costura (Fussesp)

12) Escola de Moda – Modelagem (Fussesp)

13) Escola de Construção Civil - Assentador de Pisos e Azulejos(Fussesp)

14) Escola de Construção Civil - Pedreiro(Fussesp)

15) Padaria Artesanal (Fussesp)

16) Atendimento Ambulatorial (Secretaria da Saúde do Estado)

17) Abertura de empresa (Jucesp)

18) Agendamento para emissão de documentos (Ministério do Trabalho e Polícia Federal)

19) Cordão da Terra – Ensaio de músicas do folclore brasileiro - Maracatu. Grupo formado por integrantes brasileiros, qualquer pessoa que tenha interesse pode apenas assistir ou participar, o ensaio é aberto. Todas as quartas-feiras, das 19h às 21h.

20) Cia Caracaxá – Ensaio de músicas do folclore brasileiro - Maracatu. Grupo formado por integrantes brasileiros, qualquer pessoa que tenha interesse pode apenas assistir ou participar, o ensaio é aberto. Todas as quintas-feiras, das 19h às 21h.

21) Loja Social – Espaço com itens de vestuário da Campanha do Agasalho que serão colocados à disposição dos imigrantes e refugiados para doação. Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

22) Espaço Brincar (Fussesp) – Espaço para as crianças com brinquedos e livros. Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

23) Biblioteca Móvel (Fussesp)

24) ACNUR - Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados – Rodas de conversa com dias e horários a serem definidos.

25) CDHIC - Centro de Direitos Humanos e Cidadania do Imigrante – Orientação migratória, atendimento especializado em Direitos e Violação de Direitos, orientação sobre regularização de ONGs, atendimento às vítimas de violência e orientação sobre tráfico de pessoas. Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Fim do conteúdo (Clique neste link para voltar ao início do conteúdo) Voltar ao topo da página (Menu principal)