Espro - Ensino Social Profissionalizante

Educa, Transforma, Inclui.

São Paulo (Matriz) Tel. 11 2504-1174

  • São Paulo (Matriz) Tel. 11 2504-1174
  • Rio de Janeiro Tel. 21 3513-6400
  • Belo Horizonte Tel. 31 3506-1900
  • Brasília Tel. 61 3226-1512
  • Curitiba Tel. 41 2107-0500
  • Recife Tel. 81 3424-8166
  • Salvador Tel. 71 3027-5023
  • Campinas Tel. 19 3722-0004
  • Porto Alegre Tel. 51 3085-5707
Início do conteúdo

Invista seu Imposto de Renda na transformação de vidas!

É possível promover o desenvolvimento social revertendo parte do seu Imposto de Renda como fonte de recurso para ajudar na transformação de vidas! O Espro pode receber doações de pessoas físicas e jurídicas, para aprimorar e diversificar os projetos que são aprovados e inscritos no CONDECA – Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente.

O principal Programa Social é o curso Formação para o Mundo do Trabalho (FMT), que capacita jovens em vulnerabilidade social para o mundo do trabalho. Assista ao vídeo abaixo e conheça a melhor maneira para investir o seu IR:

Em 2018, mais de 3 mil adolescentes e jovens foram beneficiados pelo FMT e foram realizados mais de 110 mil atendimentos sociais às famílias e comunidades. Com o seu apoio conseguiremos expandir essa atuação que transforma vidas há mais de 40 anos!

É fácil investir no futuro de milhares de adolescentes e jovens. No vídeo abaixo, produzido pelo CONDECA, está o passo a passo detalhado.

Faça a diferença em milhares de vidas destinando o seu imposto de renda às causas sociais do Espro. Aproveite e conheça outras ações e projetos sociais e culturais do Espro no Guia Melhores Escolhas. Você pode fazer parte da construção de uma sociedade cada vez melhor!

Informações: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Trabalho focado em transformação de vidas de jovens marca 40 anos de atuação do Espro


Com inúmeras histórias de transformação de vidas na bagagem, especialmente de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social, com vistas ao mundo do trabalho, o Espro – Ensino Social Profissionalizante completou 40 anos de fundação nesta terça-feira (26/3). A data foi celebrada, em São Paulo, ao lado de Jovens Aprendizes, colaboradores, empresas parceiras e membros do conselho da instituição.      

“Temos uma gratidão imensa com todos que nos antecederam, aos que hoje estão conosco e para aqueles que estão vendo que é uma obra coletiva, de muito significado e que nós queremos ver perpetuar”, afirmou o presidente do conselho do Espro, Luiz Augusto Prado Barreto.

Desde a fundação, em março de 1979, o trabalho realizado pelo Espro já impactou de forma direta a vida de cerca de 215 mil adolescentes e jovens. Apenas em 2018 foram inseridos 23,7 mil no Programa de Sociaprendizagem em todo o País. O número é 15% superior ao registrado no ano anterior, quando foram atendidos 20.617.

“Um dos principais desafios para continuarmos seguindo o nosso propósito nos próximos 40 anos é entender, respeitar e adequar a dinâmica deste jovem, levando a ele novas possibilidades de educação, transformação e inclusão”, ressalta o superintendente do Espro, Alessandro Saade.

O crescimento na base de jovens do Espro segue o mesmo índice registrado no número de aprendizes inseridos no mercado de trabalho no Brasil. De acordo com o CAGED, em 2018 foram realizadas 436.381 admissões contra 362.679 no ano anterior.   

“A gente sentiu no Espro essa confiança de, além de ser um trabalho de inclusão social, que vai muito ao encontro dos nossos valores, ser também um parceiro que a gente sabe que pode contar, que é seguro”, destacou Fernanda Rios Muffato, supervisora de Gestão de Talentos na empresa DHL.

Novos livros – Durante o evento também ocorreu, de forma oficial, o lançamento dos novos livros voltados a Socioaprendizagem, que serão utilizados pelos adolescentes e jovens. O material, exclusivo, composto por sete livros, conta com conteúdo atualizado, diagramação moderna e linguagem mais próxima dos jovens com exemplos relacionados ao mundo do trabalho. 

Sucesso – “O Espro me trouxe uma garra muito maior para acreditar nos meus sonhos, foi um crescimento pessoal inimaginável”, disse o ex-Jovem Aprendiz Iggor Felipe de Lima Moreira, que ingressou no Espro em 2012. Sua passagem pelo Programa de Socioaprendizagem, em São Paulo, foi fundamental nos aspectos pessoal e profissional. 

Após atuação como Jovem Aprendiz na empresa Scor, também trabalhou na Nextel, e mais recentemente, após prestar concurso, no Tribunal de Justiça de São Paulo. No dia 1º de abril inicia novo desafio como estagiário no Ministério Público de São Paulo. “Se você quer, consegue. Não adianta simplesmente fechar os olhos”, reforça Iggor, hoje cursando o 4º ano de Direito e com sonho se tornar juiz.

A passagem pelo Espro também mudou para melhor a vida de Karine Ribeiro da Silva, que atua como Jovem Aprendiz na TV Bandeirantes, uma das mais de 2,7 mil empresas parceiras da instituição. “Antes eu era muito tímida, introspectiva, falava pouco e tinha muito medo de ousar e arriscar. E depois do Espro sou disposta a novos desafios, engajada e pronta para me arriscar para o que der e vier”, disse ao destacar que a oportunidade é um degrau importante para continuidade de sua carreira profissional.

Espro conquista prêmio do Grupo Gestão e RH por trabalho com aprendizagem


06.02.2019

O trabalho de Socioaprendizagem realizado pelo Espro com adolescentes e jovens foi reconhecido com premiação, concedida pelo Grupo Gestão e RH, em evento realizado na noite de terça-feira (05), na Vila Olímpia, em São Paulo.  

Na oportunidade, a instituição foi certificada na recém-criada categoria “Talentos” dentro do segmento Programa de Jovem Aprendiz, sendo a única do Brasil a receber o troféu “Melhores Fornecedores para RH”. Ao lado do Espro também concorreram a premiação outras empresas do mesmo ramo de atividade como o CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) e o grupo Cia de Talentos.   

Satisfeito com o reconhecimento, o gerente nacional de Marketing e Relacionamento, Paulo Vieira, destacou que o prêmio coroa o trabalho de mais de 600 colaboradores diretos do Espro, que em 2018 transformaram a vida de 23,7 mil adolescentes e jovens. “E sendo uma pesquisa Brasil, é fantástico o Espro ser o melhor fornecedor de RH no segmento de gestão do programa Jovem Aprendiz”.



Pesquisa - Criada em 2007, a pesquisa realizada pelo Grupo Gestão e RH tem como objetivo valorizar o trabalho das empresas fornecedoras de produtos ou serviços para o departamento de RH. A avaliação das práticas foi dividida em cinco categorias, que totalizam 44 segmentos de mercado nas áreas de Benefícios, Talentos, Tecnologia para RH, Gestão de Negócio e Facilities & Services. A metodologia se baseia em análises quantitativas e qualitativas. 

Vale ressaltar que a avaliação para a certificação e premiação é feita pelos próprios clientes para então serem definidos os melhores de cada setor de atuação.

Histórico – O recebimento do troféu é muito especial para o Espro pelo reconhecimento ao trabalho de Socioaprendizagem. Desde 2007, anualmente, o Grupo Gestão e RH realiza a pesquisa que define algumas empresas como os Melhores Fornecedores para RH. O Espro tem obtido o reconhecimento desde 2014 quando esteve entre os 300 Melhores. Em 2015, subiu um patamar saltando para os 100 Melhores, feito repetido nos três anos seguintes.

Nota de pesar pela morte de Ricardo Boechat

11.02.2019

É com imenso pesar que o Espro recebe a notícia da morte do jornalista, Ricardo Boechat, 66 anos, ocorrida no início da tarde desta segunda-feira (11), após queda de helicóptero, em São Paulo. 

A organização manifesta sinceras condolências a toda a família desse incrível profissional que marcou seu nome na imprensa brasileira de forma peculiar. 

Boechat era apresentador do Jornal da Band e da rádio BandNews FM e colunista da revista IstoÉ. O jornalista também trabalhou nos jornais O Globo, O Dia, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil, além de ter sido comentarista do Bom Dia Brasil, da TV Globo. Ele ganhou por três vezes o Prêmio Esso, um dos principais do jornalismo brasileiro. 

Boechat é motivo de muito orgulho para o Espro por ter participado da abertura do canal Esprofissa, no Youtube, em abril do ano passado. Na oportunidade, o jornalista compartilhou sua larga experiência na área para adolescentes e jovens que desejam conhecer a realidade e desafios da profissão. 

Atenção, Aprendiz! Entrega de Documentação Escolar termina em março!


04.02.2019

Atenção, aprendiz! O prazo para a entrega de Documentação Escolar 2019 começa dia 4 de fevereiro e vai até 31 de março. Todos os jovens que fazem parte do Programa de Socioaprendizagem do Espro precisam entregar os documentos.

A documentação deverá ser entregue no Polo de atendimento teórico. Confira o que cada aprendiz precisa entregar para o Espro neste 1º Ciclo de Entrega de Documentação Escolar 2019:

  • Boletins do 3º e 4º bimestres com informações de notas e frequência;
  • Declaração de matrícula para o ano letivo de 2019 (para quem ainda está no Ensino Fundamental ou Médio);
  • Histórico Escolar ou Declaração de Conclusão (para quem já concluiu o Ensino Médio).

Há duas maneiras de obter a documentação escolar:

  • Por emissão online (pelo Portal da Secretaria da Educação ou da escola), o aprendiz deverá imprimir diretamente no site, pois o link deve, obrigatoriamente, estar no documento;
  • Já a emissão pela escola, o documento precisa ser original e ter o carimbo e assinatura da instituição de ensino.

Os aprendizes que não não cumprirem o prazo, estarão sujeitos às medidas disciplinares cabíveisPor isso, fique atento e faça a entrega dentro do prazo solicitado!

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Central de Atendimento ou envie um e-mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

Fim do conteúdo (Clique neste link para voltar ao início do conteúdo) Voltar ao topo da página (Menu principal)