Assistência Social
O Espro é uma instituição beneficente e filantrópica de assistência social que tem por finalidade promover a integração social de adolescentes e jovens a partir de 14 anos, suas famílias e comunidade, capacitando-os para o exercício da plena cidadania, mediação de acesso e integração ao mundo do trabalho, em caráter complementar a rede socioassistenciais, sem distinção de gênero, cor, raça ou credo político, religioso ou condição social.
O Espro atende, gratuitamente, adolescentes e jovens a partir de 14 anos, suas famílias e a comunidade, em situação de vulnerabilidade e risco pessoal e/ou social, matriculados ou concluintes da rede pública de ensino. Desta forma, as atividades do Espro são pautadas em ações voltadas para o fortalecimento de vínculos e serviços de convivência, em ações específicas, para exercício da cidadania e formação para o mundo do trabalho.
As ações que caracterizam o Espro como entidade de Assistência Social são:
- Realização de cursos de formação cidadã para a integração do jovem em seu convívio social;
- Formação profissional de jovens que gera alternativas de geração de renda e autonomia no desenvolvimento de atividades produtivas e/ou prestação de serviços;
- Desenvolvimento de ações sociais de atendimento a famílias de jovens e adolescentes participantes dos projetos de qualificação, que propiciem aquisição de autonomia em relação ao desenvolvimento de atividades produtivas para geração de renda.
Acreditamos que educação e assistência social são as bases para o desenvolvimento integral do ser humano. Aos jovens de baixa renda e seus familiares, o Espro abre as portas do conhecimento e de novas possibilidades, proporcionando oportunidades de inclusão social e melhoria de vida. Cidadãos conscientes respeitam as diferenças e se preocupam com o bem estar coletivo.
5.169 Jovens
PARTICIPARAM DO CURSO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL
PARA O MUNDO DO TRABALHO EM 2013
Triagem de Jovens
Podem participar jovens a partir de 14 anos, em situação de vulnerabilidade social. Eles podem se inscrever presencialmente em uma das unidades do Espro ou de instituições parceiras, além do Portal Espro. Aqueles que se enquadram no perfil socioassistencial passam ainda por entrevista individual, avaliação de renda e situação de risco.
Grau de vulnerabilidade
dos matriculados