Denominado como Outubro Rosa, o mês anualmente é marcado pela prevenção, combate e conscientização do câncer de mama e colo de útero, promovendo o acesso e incentivo ao conhecimento e autocuidado por meio de exames e desmistificações.

Segundo o Ministério da Saúde e o Instituto Nacional de Câncer – INCA, no ano de 2022 o Brasil já teve mais de 66 mil novos casos estimados de câncer de mama, o segundo tipo de câncer mais comum no país e o causador de mais mortes por câncer em mulheres, somente no ano de 2020 foram registradas mais de 17 mil mortes

O câncer de mama é um tumor maligno que surge a partir da divisão celular e multiplicação desordenada das células alteradas geneticamente e que apesar de ter um maior número de casos entre mulheres, também pode ser diagnosticado em homens, atingindo 1º dos casos.

Não originado de uma causa única, alguns fatores como comportamento, história reprodutiva e hormonal, históricos hereditários e genéticos, exposições frequentes a raio-x e idade podem ser sinais de risco, mas não significam que o corpo terá a doença.

Por outro lado, existem fatores que podem atuar como ações preventivas à doença: atividade física, evitar o uso de bebidas alcoólicas, alimentação saudável, peso adequado, controle de estresse e ansiedade, o autoexame e a realização de exames periódicos como a mamografia.

O Autoexame – Um toque de cuidado

Segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia – SBM o autoexame não substituí o exame de mamografia e deve ser realizado para autoconhecimento e mantimento da saúde mamária, devendo ser realizado 7 após a menstruação para pessoas que menstruam ou em uma única ata para pessoas que não menstruam.

O autoexame é indicado para pessoas com idade a partir de 20 anos

Passos

  • Observe suas mamas com os braços caídos
  • Observe com os braços levantados
  • Observe com as mãos nas cinturas
  • Realize o autoexame em ambas mamas. Sempre com uma mão na parte superior da nuca enquanto a outra toca a mama. 

Veja quais toques devem ser realizados:

Fonte: Cartilha O que você precisa saber sobre o câncer de mama Sociedade Brasileira de Mastologia e Fundação Milton Campos

Observe os sinais de alerta:

  • Alterações no mamilo:
  • A pequenos nódulos nas axilas ou pescoço.
  • Saída espontânea e anormal de líquido pelos mamilos.
  • Pele do seio avermelhada, retraída ou parecendo uma casca de laranja.

Exame periódico – Mamografia:

O Ministério da Saúde recomenda que o exame de mamografia seja realizado a partir dos 50 e até os 69 anos de idade, a cada dois anos.

Em idade inferior aos 50 anos, os seios são mais densos, o que diminui a efetividade do exame.

Já após os 70 anos, a mamografia representa um risco maior à mulher do que o benefício de revelar algum tipo de câncer, por isso o exame é desencorajado.