A Campanha Novembro Azul é responsável pela conscientização do câncer de próstata, doença acometida aos homens. A campanha surgiu no ano de 1999 na Austrália. 

 No Brasil, a Campanha Novembro Azul foi trazida pelo Instituto Lado a Lado Pela Vida em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia. A cada ano o movimento de conscientização ganha mais adeptos e o preconceito com o exame de toque, que foi sempre alvo de aversão pelo sexo masculino, diminui.

 O câncer de próstata é assintomático no início, ou seja, não apresenta nenhum sintoma, o que torna a prevenção muito importante. Vale lembrar que o exame de sangue não substitui o de toque, simples e rápido. É indispensável que os dois sejam realizados, principalmente em homens que já passaram dos 45 anos.

 O preconceito ainda é o grande vilão dos homens no combate ao câncer de próstata. Quem resiste ao exame preventivo reduz as chances de diagnóstico precoce e, consequentemente, prejudica o processo de cura. Quanto mais cedo a doença for descoberta, maiores são as possibilidades de vencê-la. 

Dê esse toque de coragem em favor da vida de quem você ama e se preocupa!