A unidade de Brasília convidou a palestrante Dra. Rosana, ginecologista e obstetra para participar de uma temática sobre o carnaval. Na palestra foi debatido temas sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). A profissional explicou para os adolescentes e jovens cuidados e prevenções queprecisam ser tomados durante uma relação sexual, enfatizando a importância do diálogo entre pais e filhos sobre sexualidade a relevância da busca da informação.

Segundo a Dra. Rosana, apenas 33% dos jovens não tiveram acesso a educação sexual nas escolas e menos de 20% procuraram falar sobre o assunto com médicos. "A importância da prevenção garante que toda e qualquer pessoa possa viver sua vida sexual com prazer e livre de discriminação. A prática do sexo seguro pode prevenir uma gravidez não planejada e as doenças sexualmente transmissíveis, incluindo o HIV, hepatites e outras do grupo das infecções transmissíveis."

Após a conclusão da explicação, a palestrante realizou um “Quiz” de perguntas no qual os jovens escreviam dúvidas sem se identificar. O encontro despertou a curiosidade dos aprendizes sobre o assunto e ajudou a entender as manifestações que ocorrem no corpo. Várias perguntas sobre a Aids, métodos contraceptivos – quais os mais seguros, aborto, problemas de ovários, ejaculação precoce, pílula do dia seguinte, entre outros foram levados até a mediadora da ação. 

Ainda durante a semana do carnaval, adolescentes e jovens se reinventaram e colocaram suas fantasias para um momento de descontração e interação com as turmas. Houve a participação dos colaboradores que entraram no clima, concurso para a melhor fantasia e maquiador profissional. 

O aprendiz Eduardo Costa, disse que: “O dia temático foi essencial para melhorar a relação dos aprendizes com os demais, isso é um momento que fazem com que todos sejam uma equipe”. 

A jovem Layene Eduarda da Silva Gonçalves, também comentou sobre a palestra: “ Deveria ter sempre esses dias temáticos para confraternizamos da maneira que fizemos, de forma consciente.”