Boletim 1 | Espro Mobilização de Recursos

Boletim 1 | Espro Mobilização de Recursos

boletim-espro_mobilizacao-de-recursos_ano1-edicao1_topo-acoes-transformar-vidas

Espro desenvolve ações para transformar vidas

Uma causa nobre com o propósito de educar, transformar e incluir adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social no mundo do trabalho, por meio de ações socioeducativas. Este é o papel desenvolvido pelo Espro, há mais de 40 anos, em todo o Brasil, que se estende também aos familiares e comunidades, ampliando o processo de inclusão social.

Tem sido assim, um trabalho cuidadoso que busca gerar novas perspectivas ao nosso público, especialmente aos que mais necessitam, seja em programas como o FMT – Formação para o Mundo Trabalho ou na realização de palestras temáticas voltadas ao mundo corporativo, caso do projeto “De Olho no Futuro”. Além disso, existe o envolvimento da comunidade em atividades como o “Espro em Ação”, que oferece uma série de serviços gratuitos ou ainda nas “Oficinas de Geração de Renda” voltadas para as comunidades.

Mais sobre o Espro

A instituição está presente em 16 estados e alcança mais de 800 municípios em todo o país. Em toda sua história contabiliza a marca de cerca de 730 mil atendimentos e mais de 315 mil aprendizes encaminhados para o mundo do trabalho.

Veja o que o Espro fez em 2019:

boletim-espro_mobilizacao-de-recursos_ano1-edicao1_numeros-2019

 

Diferencial

As ações desenvolvidas pelo Espro vão além do trabalho realizado com a Socioaprendizagem, que anualmente capacita de forma direta quase 30 mil adolescentes e jovens no país. Envolve também diversas atividades, programas e projetos, que proporcionam acesso digno à cidadania.

Atividades que ganham força quando desenvolvidas com o apoio e patrocínio das empresas parceiras, com o poder de beneficiar, transformar e gerar perspectivas na vida de mais pessoas, contribuindo no combate ao trabalho infantil, evasão escolar, bem como no desenvolvimento de novos talentos.

Clique aqui para conferir mais detalhes no Relatório Anual Espro. Conheça o Programa FMT no vídeo abaixo.

linha-boletim-espro

 

boletim-espro_mobilizacao-de-recursos_ano1-edicao1_topo-parceria-unilever-mae-terra

Parceria com Unilever gera ótimos resultados

A Unilever-Mãe Terra é um dos exemplos de ação bem-sucedida patrocinada por uma empresa parceira, em 2019. Na oportunidade, entre julho e setembro, 40 adolescentes e jovens passaram pelo FMT, desenvolvido em formato exclusivo, no polo de Osasco, em São Paulo. O projeto também ofereceu “Oficinas de Geração de Renda” para a comunidade.

“Temos essa parceria com o Espro no Brasil inteiro em todas as localidades. Para a gente é um poderoso programa que, além de capacitar para o mercado de trabalho, torna os jovens mais preparados para a sociedade”, comenta Cleyviane Campos, coordenadora de RH da Unilever.

O grupo Unilever acredita na causa e no desenvolvimento do programa de Socioaprendizagem pelo Espro, sendo parceiro desde 2016. Atualmente a empresa conta com cerca de 320 aprendizes em suas unidades em todo o país.

boletim-espro_mobilizacao-de-recursos_ano1-edicao1_parceria-unilever-mae-terra2

Oportunidade – Vitória Lopes de Lima, 18 anos, integra o quadro de colaboradores da empresa como aprendiz na área de marketing. A adolescente foi uma das 40 que passou pelo FMT oferecido em Osasco e, ao final da capacitação, foi surpreendida e acabou sendo selecionada para a vaga.

“Durante a minha trajetória de 40 dias no Espro eu aprendi muita coisa que vou levar para o resto da minha vida. Coisas que não vou aplicar só na área profissional, mas também na parte pessoal e financeira”, afirma a aprendiz.

Sobre a experiência profissional na Unilever-Mãe Terra, Vitória, que está no 3º ano do ensino médio e pretende cursar psicologia, faz questão de frisar que está gostando de trabalhar com marketing, principalmente na área de eventos. “Está sendo muito bom trabalhar na Mãe Terra, uma experiência incrível”, conclui.

linha-boletim-espro

 

boletim-espro_mobilizacao-de-recursos_ano1-edicao1_topo-jovem-espro-pnad

Jovem Espro supera índices da Pnad em educação, aponta pesquisa

As boas oportunidades que surgem no mercado de trabalho, via de regra, estão condicionadas a um currículo que apresente boa formação. Os adolescentes e jovens do Espro estão seguindo um caminho promissor nesta direção quando o assunto são os estudos, aponta a pesquisa interna, realizada em fevereiro, com 1.130 aprendizes que passaram pelo programa de Socioaprendizagem no decorrer do ano passado em todo o Brasil.

Isso porque as informações obtidas pelo Espro apresentam indicadores favoráveis quando comparado com pontos da Pnad Contínua 2018 (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua), do IBGE − Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Enquanto o Espro registra taxa de 41% de jovens que estudam e trabalham, o órgão do governo aponta 14%. Para os que não estudam nem trabalham, o indicador do Espro é de 17% contra 23% da Pnad.

Vale ressaltar que a pesquisa também revela que 62% dos jovens entrevistados continuam estudando, sendo a maior parte no ensino superior 48%, no ensino médio 7% e outros 7% em nível técnico.

Empregabilidade – Outro ponto relevante apresentado no estudo diz respeito a inserção dos aprendizes no mercado de trabalho, já que 62% dos adolescentes e jovens que passaram pelo programa, em 2019, estão empregados. Desse total, 35% trabalham em regime CLT.

Além disso, 28% dos jovens foram efetivados na mesma empresa na qual iniciou o “Programa de Socioaprendizagem”, cujo objetivo principal é justamente inserir esse público, de 14 a 24 anos, no mundo de trabalho, atendendo assim a Lei da Aprendizagem. A legislação em vigor permite que jovens aprendam uma profissão sem parar de estudar e determina que empresas destinem entre 5% e 15% de suas vagas aos jovens.

 

Seja um apoiador dos nossos projetos

A responsabilidade social impacta vidas. Além disso, vincular o nome da sua empresa a uma instituição séria, que realiza um trabalho com excelência traz uma série de benefícios, tais como:

  • Colaborar para a transformação de vidas
  • Contribuir para capacitação de adolescentes e jovens em vulnerabilidade social
  • Atuar no desenvolvimento de famílias e comunidades de usuários do Espro
  • Participar da construção de uma sociedade melhor
  • Ser reconhecido por contribuir com uma causa social
  • Ter sua marca vinculada com a Inclusão e Responsabilidade Social

 

boletim-espro_mobilizacao-de-recursos_ano1-edicao1_captacao

 

 

O Espro atende seis ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos pela ONU – Organização das Nações Unidas como temas humanitários.

boletim-espro_mobilizacao-de-recursos_ano1-edicao1_selos-ods

 

Compartilhe: